Eu queria fazer essa pergunta: existe algum motivo para as pessoas gostarem de tirar auto-retratos, seja estendendo o braço segurando a camera voltada para si, ou tirando fotos do espelho?
Eu sempre achei que fosse um gosto pessoal de cada um, mas tenho percebido que parece ser mais que uma tendencia e sim algo quase cultural. Algo como a abominação da idéia de que se você bater a foto, você não sai nela.
Tô perguntando porque conheço varias pessoas que, ao chegar de uma viajem interessante a um lugar bonito, quando mostra as fotos, poucas são da paisagem ou alguém tirou a foto de você, a maioria são auto-retratos daquele que mostra mais o rosto e é quase impossivel identificar o local da foto. Tenho uma amiga que ao viajar pra Bovespa (moro no interior de SP) tirou muito mais fotos nos espelhos dos banheiros do que dos locais (a bovespa, São Paulo e tal). Outro amigo meu tava vendo umas fotos de um final de semana na casa dele, e ao ver uma foto onde eu não aparecia, ele perguntou: ué, você não estava em casa naquele dia? E ficou pensativo. Eu respondi: Eu estava, fui eu que bati a foto.
Então essa é a pergunta, existe algum motivo (cultura, evolução da fotografia etc) para que as pessoas gostem tanto de tirar auto-retratos?
© Copyright 2006-2010