A informação é de posse por contrato da gravadora, e o autor de fato não é quem mais lucra com a venda de um disco.
Controlar a informação parece impraticável, pois o ser humano tem tendência natural de apropriação de conhecimento.
Mas controlar é preciso para a indústria não ser passada para trás.
E esse controle está beirando a impossibilidade ultimamente.
Imagine só: na época da fita, não tinha comparação entre um disco e uma gravação feita em casa, extraindo o som da rádio.
O controle era simples, porque quem queria um material de um artista com qualidade, estava obrigado a comprar o disco - que não era barato.
Agora , um arquivinho de 5MB tem uma representação da música, tão fiel quanto a do CD. A coisa pega fogo, as pessoas vão trocando as que tem - como era feito com as fitas antes. Mas agora a qualidade é total.
Quem compra discos é porque quer remunerar o artista de que gosta, ou simplesmente por consumismo.
Mas logo isso não dará mais dinheiro. Principalmente nos países emergentes e gambiarristas, como os da América Latina e da África, e os superpopulosos China e Índia.
Quase todo mundo que eu conheço troca mp3s, ou os baixa de softwares que agenciam a troca (p2p).
Eu vejo a pirataria como algo que só tende a crescer, pois a facilidade do meio digital para a transferência de informações deixa a bunda de fora de quem quer controlar o fluxo dessa informação na mão de quem comprou.
Aí resta aos agenciadores de artistas, produzir os shows e experiências impossíveis de serem replicadas.
Ver o vídeo de um show nunca é o mesmo do que estar lá.
A indústria americana de cinema está gastando US$ 1 bilhão para modernizar as salas de cinema e baixar os preços dos ingressos, para exibir material em altíssima qualidade, proporcionando uma experiência que gere interesse em se pagar para ter.
Sempre que me falam de pirataria lembro daquele episódio do IT Crowd que tem uma vinheta satírica no começo, exibindo um agente do FBI baleando uma menininha que tinha baixado um torrent. O sangue escorrendo no teclado... Heheh
__
Lourenzo Ferreira
http://lourenzo.blog.br