A pouco tempo o Facebook liberou o HipHop. Um projeto opensource que basicamente traduz seu código PHP para C++. Mais detalhes neste endereço. E aí o que vocês acham que vai mudar para quem desenvolve em PHP agora?
Acompanhe
Infelizmente, ainda sou muito leigo no assunto, mas isso não seria uma coisa boa? Quer dizer, bom pra quem programa em PHP, que pelo que ouço falar é consideravelmente mais fácil do que C++.
Na verdade é bom sim. De acordo com o artigo de anúncio do HipHop, em algumas páginas eles tiveram redução do uso de CPU de 50%.
Mas se você deve ou não usar o HipHop vai depender muito de sua arquitetura atual e principalmente do volume de processamento gerado pelo seu código PHP. A grande maioria dos sites feitos em PHP são hospedados em hosts compartilhados, ou seja, você não tem liberdade para mudar muita coisa nos servidores. E também muitos sites não necessitam de ganhos em performance, porque simplesmente não consomem muita cpu ou memória.
PHP é PHP e C++ é C++, coisas diferentes que não devem ser comparadas.
Um compilador é um tradutor. Normalmente ele transforma uma linguagem de programação no seu equivalente binário, mas alguns transformam em código assembly que será de novo traduzido por um montador para a linguagem de máquina.
Então se vc quiser poderia fazer uma definição mais geral: um compilador é um programa que transforma uma linguagem de programação de mais alto nível em outra de mais baixo nível.
Talvez venha gente questionar as palavras "alto" e "baixo", aí o caso fica mais geral ainda sem essas palavras.
Já vi alguns que transformam a linguagem base em código C. Esse é o primeiro que ouvi falar que o alvo é o C++. Na verdade eu tinha uma ideia semelhante (de usar o C++ como alvo), só que para compilar uma linguagem de minha própria autoria (seria um hobby), mas eu nunca cheguei a fechar toda a sintaxe da linguagem e, claro, nunca gerei o compilador.
O que muda para quem programa PHP? Normalmente linguagens interpretadas tomam certas liberdades que talvez tenham que ser cortadas quando elas passam a compilar (eu ouvi falar que o eval não é suportado pelo compilador, p. ex.).
Massa! Muito legal...
Será útil para páginas PHP que precisam de ser otimizadas, mas onde você tem controle sobre o servidor. Pois muitos servidores não permitem usar programas compilados.
Não acho que mudará muito pra programadores PHP que não saibam C++. Mas os que souberem, com certeza terão vantagem de transformar seus sistemas em sistemas muito mais rápidos, com um esforço muito menor do que necessitariam até então...
Muito boa notícia!