A pouco tempo o Facebook liberou o HipHop. Um projeto opensource que basicamente traduz seu código PHP para C++. Mais detalhes neste endereço. E aí o que vocês acham que vai mudar para quem desenvolve em PHP agora?
Acompanhe
Infelizmente, ainda sou muito leigo no assunto, mas isso não seria uma coisa boa? Quer dizer, bom pra quem programa em PHP, que pelo que ouço falar é consideravelmente mais fácil do que C++.
Na verdade é bom sim. De acordo com o artigo de anúncio do HipHop, em algumas páginas eles tiveram redução do uso de CPU de 50%.
Mas se você deve ou não usar o HipHop vai depender muito de sua arquitetura atual e principalmente do volume de processamento gerado pelo seu código PHP. A grande maioria dos sites feitos em PHP são hospedados em hosts compartilhados, ou seja, você não tem liberdade para mudar muita coisa nos servidores. E também muitos sites não necessitam de ganhos em performance, porque simplesmente não consomem muita cpu ou memória.
PHP é PHP e C++ é C++, coisas diferentes que não devem ser comparadas.
Um compilador é um tradutor. Normalmente ele transforma uma linguagem de programação no seu equivalente binário, mas alguns transformam em código assembly que será de novo traduzido por um montador para a linguagem de máquina.
Então se vc quiser poderia fazer uma definição mais geral: um compilador é um programa que transforma uma linguagem de programação de mais alto nível em outra de mais baixo nível.
Talvez venha gente questionar as palavras "alto" e "baixo", aí o caso fica mais geral ainda sem essas palavras.
Já vi alguns que transformam a linguagem base em código C. Esse é o primeiro que ouvi falar que o alvo é o C++. Na verdade eu tinha uma ideia semelhante (de usar o C++ como alvo), só que para compilar uma linguagem de minha própria autoria (seria um hobby), mas eu nunca cheguei a fechar toda a sintaxe da linguagem e, claro, nunca gerei o compilador.