“Eu estou aqui porquê sou maluco, não porquê sou burro.” - Piada do Pneu Furado
Acompanhe
Somente lembre de deixar o sistema rodando com uma conta sem permissão alguma (conta de Administrador só pra instalar programas, p.f.). Acho que pode até ser o Windows XP, mas o ideal é um sistema de servidor...
Cria uma partição pequena para o sistema e outra para dados. Se tiver escolhido o XP, depois de tudo configurado, instala o Macrium Reflect (para sistemas Server ele tem 30 dias para testes). Faz um backup da partição do Windows e salva em algum lugar de fácil acesso (ex: HD externo).
Por fim, como esse computador vai ser acessado externamente, ele deve ter "DNS" configurado e ter duas placas de rede. Uma que será conectada no modem ADSL (ou o que você usar) e a outra estará conectada no roteador para distribuir a internet para os outros computadores.
PS: Esse computador vai consumir uns 40~60W, por isso procure fontes de até uns 200~240W, pois o pico de eficiência de uma fonte é em 50% da carga máxima. Usar menos de 20% da carga máxima pra qual a fonte foi projetada faz com que ela tenha uma eficiência muito baixa, aumentando mais do que deveria a sua conta elétrica. Contando que seu computador possa ter uns picos de utilização de 100W, você não vai ter problemas se usar os valores que eu falei.
Coisas outras:
- Anti-vírus: sim precisa você.
- Memórias da Samsumg: gostar eu não.
- Remote Desktop (RDP) é uma boa coisa se mais de uma pessoa quiser usar seu servidor ao mesmo tempo, além de não permitir que um usuário veja o que o outro faz.
ahh então nesse caso me parece a idéia do servidor bem mais razoável mesmo.
Acho que está indo por um bom caminho. Mas não entendi bem o que vc pretende fazer com o UltraVNC. Se for apenas pra acesso remoto local (ou seja vc não vai acessar ele da net, do trabalho etc...) acho melhor ficar com o RemoteDesktop mesmo. tínhamos feito um teste desse na empresa uma vez. Mas tem algum tempo e não sei se eles mudaram muita coisa no UltraVNC.
Se for usar no serviço também, daí se tiver "uns" NAT no meio do tráfego talvez complique a configuração, mas é uma boa pedida.
Situação atual:
Comprei a placa VIA PC-3000e+, por 150 reais, como havia dito. Coloquei ela num gabinete Micro-ATX que saiu até mais caro que a própria placa: 185 reais. Some a isso uma memória DDR2-667 de 1GB da Kingston (R$ 70). Comprei tudo no InfoCentro mesmo, porém em lojas diferentes, no total deu R$ 405
Coloquei nele o meu HD de 1 TB e o Windows Server que já tinha citado. Usei teclado, mouse e drive de DVD do meu PC atual para instalar e configurar. Estou usando ele sem estabilizador mesmo e ainda não encontrei anti-vírus que rode em servidor. Ainda está meio cru e levei muito tempo para configurar a rede. Preferi o Windows Server ao Windows XP por questão de aprendizado, além de ser uma segurança maior: o Windows Server não vem com quase nada e não será instalado coisas como office, navegador, codec, media player, etc. Não fosse minha inexperiência deixava só o core mesmo e mais nada.
Fotos e mais detalhes outro dia.
Depois, faz uns testes de performance só pra ver como esse Via (processador é um C7 soldado na placa?) se sai.
Usando o Server 2008 num Core2Duo @1,8GHz, a performance é muito boa. Como esse Via é melhor que um Atom, acho que deve ficar razoável.
BTW, como vocẽ conseguiu comprar um gabinete mais caro que placa-mãe + processador? É daqueles bem pequenos que só tem espaço para usar uma fonte daquelas menores?
Sem contar o problema do espaço que ocupa, eu teria comprado um daqueles gabinetes feiosos de 20 reais. :)
Este tópico está fechado para novas respostas.