Esse é justamente o problema , que o lance de travar não é mito não...eu trabalho com PC , é uma escolha minha , simplesmente por atender melhor minhas necessidades...Os softwares você realmente acha equivalentes , até para o garageband que a galera mac tanto se orgulha você tem o Mixcraft que é muito parecido...
Mas realmente dou meu braço a torcer , é só você acompanhar o pensamento um pouco: A apple tem o sistema operacional , e desenvolve no máximo umas 3 configurações de hardware diferentes por lançamento...todos os esforços necessários para compatibilidade de hardware acabam se concentrando ali , ou seja , é muito mais fácil que aquilo seja mais estável e seguro do que algo aonde cada fabricante se responsabilize por seus drivers e suas compatibilidades ,sem falar em casos como o do vista-ready que agora esta no tribunal...
Mesmo falando em micro de marca , eu tenho um sony e a impressão que me passa é que eles criam vinte configurações da mesma máquina mudando uma ou outra placa , para terem mais opções e o lucro ser maior.Mas garanto que os esforços colocados pra assegurar uma compatibilidade são horrorosos, mesmo no caso da sony.Não são empresas que visam o status, que tem o seu lucro e seu valor em cima da qualidade e acabamento das maquinas, como a apple, e sim na diversidade e baixo custo do equipamento(se falando de SONY isso é apenas uma teoria).E se algo der errado...Alegam culpa do windows e pronto...que maravilha não?!?!?!hehehe
Como disse , uso pc porque me atende , trabalho com 3ds studio max , poderia migrar para maya se fosse ultilizar o mac , ou ainda parallels , mas o custo de uma manutenção de mac ainda é mais caro para mim do que as horas que já gastei pesquisando milhões de erros no google. Mas devo acrescentar , se for depender de horas de renderização de video ou algo do gênero...é bom que saiba manter seu PC bem afiado e com boa "saúde" , caso contrario vá de mac...Não vai querer ver erros de nada depois de 3 horas de renderização de um proceso que levara 5hr.hehehe ;)