Imagine uma linha imaginária!
Acompanhe
Boa sorte com a JVM, você vai precisar! :D
Eu por exemplo, não gosto de programar linguagens que possuam tipagem forte, como Java. Assim como tudo na vida: se você gostar será feliz, caso contrário...
Uma coisa eu sinceramente te aconselho: não escolha uma linguagem somente porque ela "está em alta no mercado de trabalho". Quando eu comecei a programar, o mercado era basicamente Delphi x VB (isso foi em 1935).
O mercado mudou muito desde então. Nesse meio tempo, o Java iria virar "padrão" e rodar em torradeiras, etc. Pelo visto, o marketing da Sun nesse caso não colou muito, e agora emergem coisas antes inimaginaveis. Basta notar esse sucesso repentino do Ruby (RoR) por exemplo: não há como padronizar nada para funcionar em sinaleiras e elevadores da mesma forma. Para tanto existem diferentes paradigmas, e por aí vai...
Se você está começando na programação, aconselho começar por uma linguagem mais didática (como Basic ou Pascal), e NÃO se apegue no uso de IDEs que "fazem tudo com drag'n'drop". Uma IDE pode auxiliar muito, mas ao mesmo tempo viciar você com recursos e desviar o verdadeiro foco de aprendizado(código).
Boa sorte!
Este tópico está fechado para novas respostas.