Vou expor aqui uma experiência que tive no sábado - o objetivo é ver se vocês tiveram algo semelhante, ou conhecem alguém que passou por isso.
Fui avaliar uma lente, estava sem tele e eventualmente sinto falta. A loja tinha, pronta entrega, a Sigma 70-200mm f/2.8 DG APO HSM EX II (a ordem da sopa de letrinhas SDS) e a Canon 75-300mm f/4-5.6 EF USM II (a básica, só que com motor de foco USM). A lente Canon eu já conhecia, inclusive usei algumas vezes uma, emprestada, na minha 50D com excelentes resultados (comparada à minha experiência com a Sigma 70-300mm f/4-5.6 DG APO na Canon Rebel XT). Então nem me ative a ela, me concentrei no filé da Sigma, a EX.
Simplesmente não viável o uso do autofoco. Da qualidade de imagem não falo nada, não preciso, é claramente superior (1,5KG de lente tem que servir para algo ;-) ), mas o autofoco não funcionou a contento após mais de uma hora de tentativas, consulta aos "universitários" da loja, etc. O sistema ficou procurando foco indefinidamente, oscilando dentro da faixa que continha o foco correto mas jamais "travando" foco; manualmente funcionava mas, pelo preço, esperava que funcionasse. As condições de teste foram as mais variadas possíveis, desde fotos no limite (em torno de um metro) de foco mínimo, internas em ambiente com luz fluorescente abundante, tema com bom contraste, a cenas externas, de média a longa distância.
Depois de muito testar (inclusive fuçando nos menus de personalização do mecanismo de foco da 50D), a única conclusão a que cheguei foi de que quando o tema era perfeitamente grande e plano (sem diferenças significativas de distância, como uma placa a média distância), o autofoco se tornava rápido e preciso. Agora, coisas como folhas de uma árvore tornavam-se simplesmente inviáveis - a máquina parecia não saber qual folha focar.
Esclareço que testei com a máquina em modo P - sem forçar a condição crítica f/2.8. Só para testar, testei depois a 18-200MM EF e a 75-300mm EF da Canon, e ambas não tiveram qualquer problema de travar rapidamente foco. O que acham?
© Copyright 2006-2010