Algo que sempre foi difícil de fazer funcionar no Linux foram os modems, aquele que nunca xingou um motorola SM56 que se considere feliz ou atire o primeiro mouse!
Hoje em dia temos inúmeras opções para acessar a internet (dependendo de onde se encontre) sendo as mais comuns (aqui no rio) o ADSL e o CableModems da NET, acessos por rádio (WiFi) ou até mesmo o 3G, porem no brasil a maioria do acessos ainda é pela boa(quando não se tem outra opção) e velha discada!
Pois bem, um hacker americano com muita força de vontade, tempo livre e determinação, conhecido como "Phreakmonkey" fez algo que me deixou de queixo caído.
ele conseguiu se conectar à internet (e navegar!) usando um dos modems mais antigos de que se tem notícia, um “Livermore Data Systems Model A”, produzido por volta de 1964. Uma verdadeira peça de museu!
Para se ter uma idéia do trabalho envolvido, esse modem é totalmente analógico: não é possível enviar comandos a ele como em um modem “moderno” (por exemplo: ATDT, o comando para discagem). Em vez disso, ele é “transparente”: simplesmente remete-se os bits “crus” pelo cabo e espera que eles cheguem até o outro lado, um de cada vez, a estonteantes 300 bits por segundo!
(e você achando sua conexão ruim!)
É praticamente um auto falante e um microfone!
Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=X9dpXHnJXaE
lembrando que um modem discado atual (já que o pessoal aqui do MeioBit e avançado demais pra lembrar dessas tecnologias antigas) teoricamente pode chegar a 56K, sendo que na pratica (culpa da linha telefônica) nunca vi nenhum passar dos 48K (quando se esta numa linha sem ruído/chiado e não muito longe da central telefônica)
Se você não é um geek deve estar se perguntando: pra que ele fez isso?
A resposta é simples: porque ele pôde!
Como naquele episodio:
[quote=Cardoso]"The Cooper-Hofstadter Polarization", da impagável sitcom "The Big Bang Theory" os geeks estão reunidos, agitados, testando um experimento, onde roteiam um sinal TCP/IP em volta da Terra, passando por um monte de países até um computador comandando um relé, que acende e apaga um abajur na sala onde estão.
Penny, a vizinha "normal" não entende o motivo. Essa é a grande diferença entre geeks e gente normal. Geeks fazem as coisas para ver se é possível, e com isso acabam avançando o conhecimento, a tecnologia ou pelo menos se divertindo.
[/quote]
Agora se me dão licença, vou ver de onde vem os comandos que fazem meu abajur piscar!
Fonte da Noticia:
http://www.geek.com.br
P.s.: Não foi possível incorporar o vídeo, mas tem o link pra quem quiser ver!