Eu também sou de Fortaleza e compreendo perfeitamente a situação toda: você já pensou em fazer um compra online? Pessoalmente, eu recomendo a gaúcha
Hardstore e outras lojas descritas
aqui.
Módulo Estabilizado? Qualquer coisa entre a tomada e a fonte de alimentação de seu PC, que não seja um bom filtro de linha (
que tenha algum tipo de supressor de surtos), deve ser devidamente jogada no lixo. Só tenha cuidado para não rasgar o saco de lixo quando jogar essa coisa fora. ;)
Lembrando que a fonte do PC, mesmo sendo genérica, foi feita para trabalhar
nativamente em tensão elétrica de 220 volts e diretamente ligada à tomada, já que trata-se de uma fonte chaveada à uma freqüência enorme, permitindo que tal fonte corrija o problema muito antes de qualquer
porcaria chamada estabilizador. 8)
O problema é que para evitar choques do usuário com o gabinete metálico que sustenta os componentes do PC, é necessário ter um bom aterramento e um bom
condutor de proteção conectado à ele. Mas caso a sua residência não tenha aterramento dedicado, dá para improvisar um TN-S, que seria o condutor de proteção (
o terceiro condutor da instalação) dividindo a mesma haste de aterramento compartilhada com o condutor neutro. Mas isso é procedimento que deve ser feito por um profissional devidamente capacitado e habilitado. ;)
Um bom filtro de linha protege seu PC bem mais que qualquer
porcaria chamada
estabilizador, desde que o filtro de linha tenha as proteções necessárias para
tal tarefa. 8)
Então, a não ser que seja para evitar choques ao tocar no gabinete de seu PC, o módulo da "
Micosol" não protege absolutamente nada, apenas serve de enfeite e para multiplicar tomadas. Eu uso um só para me fornecer o padrão lixo de 110/115/127V à aparelhos que não são "bivolt". Meus dois PCs são ligados diretamente na tomada, mas já estou a providenciar um bom filtro de linha (
da APC, acho, se o dinheiro me permitir) que possa absorver mais de 1kJ de energia num eventual surto da rede além de suprimir acima de 40 dB de ruídos no sinal da tensão de entrada...
;) 8)
_ _ _ _ _ _ _
Linke para mim. Mas linke direito. E o esquerdo, também, cara!