Veje bem... hehehehe
Tenho (máquina) flash Canon devido a Nikon D50 ter saído de linha na época... e das prateleiras, como a 40D fez agora. Máquina, creio eu, é questão de gosto, pois o que uma produz de "defeito" X para um pode não significar nada para outro, além de acrescentar a "vantagem" Y.
Eu achava (não fico olhando demais specs ou fico pirado) que a Nikon era a melhor em fidelidade de cores (como se as lentes também não influissem nessa equação...) e compatibilidade com as lentes antigas, perdendo em velocidade, buffer/comunicação com o cartão e preço de acessórios (fora a questão que havia de assistência técnica no Brasil, mas isso já foi resolvido pela Nikon). Ah, e o grip (pegada) da D40 não era pra mim. Muito ruim.
Eu achava que a Canon era a melhor em velocidade, buffer/comunicação com o cartão e preço de acessórios (e com fácil assistência técnica), perdendo em fidelidade de cores, pobre balanço de branco em luz incandecente (continua assim em todas, até hoje), qualidade da lente do kit (melhorou absurdamente, e não é pelo IS - e isso conta pouco, a gente sempre quer uma lente melhor que a básica...) e pela incompatibilidade com a baioneta F (das mecânicas profissionais antes da linha EOS).
Eu achava que o resultado das digitais Pentax (assim como os da Olimpus) ficavam aquém dos das acima. O detalhe, que só descobri (infelizmente!) recentemente é que parece que TODAS as Pentax são vedadas contra umidade e pó, assim como TODAS as suas lentes! Cara, se arrependimento matasse...
Eu achava que a Sony... bem... nem tinha quando comprei a XT ou, se tinha, eu ignorei. Até onde lembro, era mais barata, compatível com as antigas lentes Minolta (de quem a Sony obteve o expertise de fotografia profissional), mas saturava as cores como nas suas compactas (não gosto, coisa pessoal), gerava imagens com bastante ruído, principalmente em ISO's mais altos. Mas há um grande porém: a Sony está evoluindo muito rápido neste campo!
Note: hoje eu me preocupo com vedação (desde que pirei quando começou a chover enquanto eu estava fotografando no mato e fui pego de surpresa). Mas isso é MINHA preocupação. Para outro, pode ser irrelevante.
Máquinas mudam e, mesmo que não mudassem, são ferramentas. O lance é achar aquela que te agrada mais.