Oba! Campeonato de ping-pong! XD
"E quando o programa que eu quero não está lá, o que eu faço?"
O mesmo que faz quando não encontra no baixaki: procura em outro lugar.
"Quando eu preciso procurar por alguma funcionalidade, eu faço inglês avançado antes?"
Boa pergunta. Não sei, nunca me atentei nesse detalhe porque uso com locale en-US mesmo. Mas imagino que procurar por "MSN" ou "Inkscape" seja o mesmo em inglês e português.
"Quando eu clicar em instalar um programa, daqueles que eu só usarei uma vez, e ele vier com 190MB de dependências, e instalar coisas que eu não preciso, faço o que?"
Instala. Você não precisa, mas o programa, sim. Inclusive no Windows, onde viria com todas essas dependências já no executável de qualquer maneira. A vantagem aqui é que se mais outro programa precisar de algumas delas depois, é menos para baixar.
"Se eu quiser guardar estes programas de um modo fácil pra instalar depois, sem necessitar de internet: É de modo fácil e intuitivo quanto gravar os executáveis em um CD? O diretório do cache do APT ou do YUM fica onde mesmo?
Synaptic serve tanto para debs quanto rpms. Synaptic -> File -> Add downloaded packages
"Poxa, eu uso Ubuntu, meu colega usa Fedora. Como eu ensino ele a fazer isso? Tenho que instalar mais o que? É fácil fazer isso?"
Synaptic usa a mesma interface gráfica em ambos. Nerds, por outro lado, sabem se virar na linha-de-comando se quiserem...
"Porque os programas dos repositórios as vezes não batem com as últimas versões dos mesmos? Poxa, aquela funcionalidade acachapante do programa X só tem na última versão, e ainda não atualizaram... poxa vida."
Querer viver na crista-da-onda é perigoso em qualquer ocasião. Se quer tanto se arriscar, vai na mão mesmo, com "./configure --prefix=INSTALAAQUI && make && make install"
"Jura que eu preciso baixar de novo o GTK 2.4.98.29182.3B porquê o programa fulano acabou de me dizer que precisa, se fazem 5 minutos eu instalei a versão 2.4.29181 porque o outro programa me pediu? E isso irá me fazer baixar mais uns 70MB de novo?"
A vida é injusta, não? ;)
"Eles acham que minha conexão é de graça, pra baixar 100MB de updates por semana? Quando eu preciso fazer update, porque eu preciso baixar o programa todo de novo?"
Eu geralmente só faço updates quando dá na telha. Por mim, o ícone das atualizações pode ficar explodido lá sem problemas.
"Putz, que legal, erro de dependência. E agora, eu chamo o técnico? Não consigo mais instalar nada!"
Faz o que um técnico de Windows faria: reinstala tudo. :) Com sorte, você foi esperto e pôs /home em uma partição à parte.
"MELDEOS, o update do sistema (que também comumente usa o gerenciador de pacotes) resolveu fazer update do Kernel... E FERROU tudo. E agora, é fácil arrumar?"
Vide acima. Impressionante sua coleção de links em uma só palavra de qualquer forma. :)
"Quero usar Linux e tenho conexão discada. Eu preciso mesmo achar um coleguinha com a exata mesma distribuição que eu para baixar os pacotes que preciso? No windows eu, em 90% dos casos, posso usar o mesmo programa que ele."
Lamento.
"MELDEOS, ferrou tudo. Parou de funcionar tudo, uma dependência puxou outra, eu queria instalar de qualquer jeito, mandei forçar a instalação, meu computador virou uma paçoca. Aonde eu acho um técnico que mexa com isso?"
Por que não fazer o mesmo que um técnico Windows faria, como sugeri lá em cima? Um cara que sabe, dá conta do recado, mas usuários comuns preferem técnicos boçais mesmo, então o jeito é reinstalar.
"O que nos leva a isto:"
Isso nada tem a ver com pacotes: Firefox no Linux usa a infraestrutura usual, pthreads, libc, gtk, cairo, expat e se você não tiver, instale.
Me parece que o executável Windows é o mais leve, apenas. Talvez a compressão usada no exe seja melhor que bz2? Mas não pode ser só isso: a versão Macintosh são 17MB! Comparar archives não leva a nada...