Plantação de salsas... ops!!! mitos...
[quote=Max_Laguna]
Vamos retratar tal situação: ambos os condutores da instalação, o neutro e o de proteção, estão conectados à mesma haste de aterramento. Haste essa que, geralmente, é instalada, pela concessionária, num poste próximo à tal residência, cuja manutenção, que deveria ser feita de cinco em cinco anos, é precária, se não inexistente: perfuram a haste na terra por ali e a abandonam, sendo dividida por clientes de um mesmo quarteirão (ou mesmo prédio, no caso de apartamentos).
O que teremos, no final das contas? Teremos uma situação parecida com a dos módulos isoladores que a Microsol tenta empurrar goela abaixo do incauto consumidor, ou seja, "
dois" condutores neutros. :O [/quote]
Já começou mal.
Dois condutores neutros? De onde tirou isso? Sabe exatamente como funciona um transformador isolador?
Para sua informação, o aterramento TN-S parte do princípio da equipotencialização elétrica enquanto o módulo isolador (transformador de isolação) fornece uma total isolação (galvânica) entre a carga e a linha.
São conceitos normalizados e defasados exatamente de 180 graus. :jawdrop: Portanto, "angularmente" ;) dizendo não existe uma definição mais errada que a sua.
[quote=Max_Laguna]
sendo dividida por clientes de um mesmo quarteirão (ou mesmo prédio, no caso de apartamentos).
[/quote]
É exatamente o que recomendam as normas internacionais. O que vê de errado?
É assim na Europa, é assim nos Estados Unidos, é assim no Japão... ;) Não venha com teorias relacionadas a qualidade da energia fornecida pelas concessionárias ou outra razão que possa deturpar nossa imagem perante aos países acima, pois não é praticamente diferente. Graças as diferentes condições meteorológicas e geográficas e ausência de eventos naturais que influenciem (furacões, tufões, terremotos...).
[quote=Max_Laguna]
Por que acho isso?
[/quote]
Acha ou tem certeza? Suas posturas nos depoimentos sobre eletricidade sugerem "conhecimento de causa".
"Achismo" não é engenharia e sim chutologia.
[quote=Max_Laguna]
Por um motivo muito simples: não há NADA que substitua um bom condutor de proteção, conectado à uma haste[/quote]
E o esquema
TN-S não está conectado à haste?
[quote=Max_Laguna]
(
ou logo uma malha, dependendo da situação do solo...) de aterramento individual para cada cliente, bem inspecionada a cada cinco anos, além da haste da concessionária de energia. Não há como substituir isso, no máximo simular (
transformadores isoladores ou o TN-S) [/quote]
Quem lhe disse que transformadores isoladores ou proteção TN-S "simulam um aterramento"? O que significa "simular um aterramento"?
Tecnicamente dizendo, onde existe tal terminologia? Acredito que não seja sua invenção, já que detesta o uso de termos "chulos" como "voltagem", "amperagem", "terra"... ;)
[quote=Max_Laguna]
e olhe lá que é questão de sorte. :( [/quote]
Se são recomendados por todos os órgãos normalizadores mundiais (
CENELEC,
ABNT,
IEC,
CEN...), então por que depende do fator sorte?
Quem lhe disse que estes órgãos recomendam aterramentos individuais? Sabe o que significa equipotencializaçao? Tem noção dos danos causados pela falta desse principalmente em áreas destinadas a ETIs? Conhece os efeitos devastadores da tensão de passo?
Conceito de equalização dos potenciais - Prof. Eng. Eletricista Duílio Moreira Leite
Você já leu/consultou alguma norma sobre eletricidade ou apenas recomenda sem conhecer seu conteúdo?
Suas palavras:
A norma é algo que devemos obedecer, com muito cuidado e bom senso.
[quote=Max_Laguna]
Só tem um problema, meu caro:
quando eu digo que, se for para ligar à um condutor de proteção conectado à um aterramento ruim,
é preferível que o tal terceiro pino nem seja conectado,[/quote]
Concordo plenamente.
[quote=Max_Laguna]
até meus colegas de turma não acreditam no que falo. Afinal, para a maioria das pessoas, o que importa é que os três condutores que saem do PC estejam ligados ao placebo e este à tomada, não importa como. :([/quote]
Existe um motivo para esse ceticismo. Mitos são criados a partir de falta de informação ou por conta de informações incorretas e você infelizmente é um
colaborador.
[quote=Max_Laguna]
Eu não gosto de ser "
o do contra", então, sempre que posso, ou sempre que eu me lembre, eu tento sugerir algum "
meio-termo". O problema é que ainda é forte, no país, a cultura placebo do estabilizador isolador e do no-break, que só deveriam ser utilizados em casos bem específicos, não em nossos lares. Então adoto o lema do "
menos pior", entende isso?
[/quote]
Não entendo. :? :? :? :?
Quer dizer que toma a engenharia elétrica como algo cultural? Já pensou se a medicina adotasse a mesma iniciativa?
"Já que culturalmente todos usam, mesmo sendo prejudicial e sei disso, vou prescrever o remédio menos pior". :? :sick: :sick: :jawdrop:
Não consigo entender seu ponto de vista. Com relação ao aterramento de proteção, recomenda que não exista caso seja considerado "ruim" (suas palavras). No entanto, com relação ao estabilizador, recomenda o "menos pior" (suas palavras). :? :? :? Tal atitude contribui para a manutenção da cultura.
Certo dia você citou a lei de Gérson na construção civil que culminou na
"tragédia do Palace" e no entanto usa as terminologias "meio-termo" e "menos pior" na área de eletricidade.
Qual a diferença entre os dois profissionais? Max_Laguna x Sérgio Naia. Qual deles é o menos pior? ;)
O que significa para você um estabilizador "menos pior"? Qual sua finalidade útil junto ao ETI?
Quero acreditar que exista alguma finalidade já que, como profissional da área prefere "sugerir" para não "contrariar".
Artigo: Por que não devo usar um estabilizador - Post 787
Artigo: Por que não devo usar um estabilizador - Post 790
Artigo: Por que não devo usar um estabilizador - Post 794
Artigo: Por que não devo usar um estabilizador - Post 809
Novas normas para os estabilizadores de tensão. E agora?
Em tempo: Percebo que você possui vários conceitos "errados" sobre eletricidade e principalmente sobre "Qualidade de energia".
Recomendo que consulte "seriamente" as normas relacionadas ao assunto antes de fazer qualquer comentário, já que seu título "Engenheiro Eletricista em Formação" (formador de opinião), contribui com a disseminação de "falsos conceitos técnicos" a ponto de serem transformados em mitos.
A cultura do placebo "estabilizador", o sistema de aterramento TT e outras inconsistências, foram transformadas em mito devido após afirmações como as suas.
Desculpe se "peguei pesado", mas é a forma que você trata os leigos conhecidos por você como "salsas".
[quote=OFF TOPIC]
O que é "
tap central" :sick: :sick: :sick: :sick: :sick:
[/quote]