Bom vamos la tentarei responder o seu tópico em partes.
"Ok, estou querendo, antes de mais nada, me reciclar e atualizar os meus conhecimentos, fazendo lógica de programação (novamente), revisando e atualizando os meus conhecimentos de html, php, mysql, banco de dados, design (photoshop, corel suite, flash, dreamweaver, etc). Como o conhecimento prático é do uso do dia a dia, acredito que isto me fará bem."
Bom programando em PHP e conhecendo MySQL vc consegue se virar bem no mercado de websites e aplicativos web mais simples, (quando digo simples digo algo sólido como um ERP porém não muito robusto como um controle de sistema de bancos por exemplo. Da pra ir mto longe com MySQL e PHP) também dominando as ferramentas da adobe vc consegue desenvolver aplicativos gráficos web based muito bons, então se vc já gosta da área vá em frente.
"Em decorrer ou após esta reciclagem, vou procurar aprender em outras áreas, como VB.net/asp e no final, java e C."
Acho que as linguagens .Net até que são interessantes dependendo da sua aplicação, vc já tem PHP por exemplo, pra que se especializar em outras linguagens? O mesmo vale para Java e C. Vc já trabalhou em alguma empresa grande? Dificilmente existe muita migração de linguagem, o que acontece é que um programa é criado em uma linguagem e dificilmente muda, acho que ter o conhecimento EXCELENTE de lógica de programação ja é o bastante, pois assim que vc souber programar bem em uma linguagem vc programa bem em quase todas. As vezes buscar o amplo conhecimento te deixa muito superficial em tudo, pois como vc mesmo disse é muito difícil acompanhar o que sai de novo.
No mercado de trabalho atual da informáica se sobresai o profissional que tem capacidade de lidar com máquinas e humanos, eu vejo muito programador que não consegue conversar com outro programador a não ser por meio do MSN, e pior se entra uma mulher na sala...
Então se vc prima o contato com o cliente desenvolva esse seu lado, afinal de contas eles nos pagam. Buscar o amplo conhecimento como disse anteriormente acho que não compensa, na informática vc deve entender MUITO de uma área e ter um BOM conhecimento das outras. Por exemplo eu trabalho como analista de sistemas de uma software house em Limeira/SP, lido com cliente, faço implantação e também programo, porém eu entendo MESMO de analise de sistemas e de relacionamento com clientes, o que sei de programação é o necessário para fazer os DFDs, USER CASES compatíveis com a programação entendeu? ou seja eu sei como programar, mas eu não preciso programar muito menos ser um expert nisso, essa parte deixo com os programadores, porém se eu não soubesse lógica de programação eu nem conseguiria fazer a análise do software.
Assim funciona com todas as áreas da informática, todo conhecimento CENTRAL exige um BOM conhecimento MARGINAL do que vc está lidando.
Quanto aos certificados eu sempre digo, conhecimento nunca ocupa espaço, faça todos os cursos que puder (dentro sempre da mesma área que atua) se vc gosta de analise, procure certificados de programas que lidam com análise, se gosta de bd corra atrás de uma certificação ORACLE, MySQL. Entende? Veja bem, não estou falando para vc ficar tapado em uma área, apenas digo que vc DEVE se especializar em algo, mas sempre visando conhecer muito bem as implicações da sua área.
Quanto ao medo das salsinhas no comando, mercado volátil, eu digo não se preocupe. O mercado de informática é um dos únicos que mesmo com essa crise toda contratou muita gente, as empresas dependem dos sistema de informática para sobreviver, então nosso mercado nunca será extinto "10 dos empregos que serão mais procurados em 2010 não existiam em 2004". Salsinhas no comando sempre exitirão, acredite vc verá MUITO disso quando for lidar com clientes, e quando fizer implantações, aliás como vc mesmo disse que já lida com os usuários vc sabe mto bem do que eu to falando.
Bem é isso espero ter ajudado