Já deve ter uns três meses que minha conexão à internet anda um lixo em casa. Entendo muito pouco de redes, sejam cabeadas ou wireless, então gostaria que alguém que entenda melhor do assunto possa me sanar uma dúvida. :( :?
Agora descrevo melhor a situação toda, que até rascunhei em outro tópico: moro em apartamento e uma empresa mais conhecida por ser uma provedora de acesso discado no passado, a SecrelNET, ofereceu ao prédio de 20 apartamentos uma distribuição da NET Supercabo por uma módica quantia. :P
Detalhando melhor: a NET Supercabo possui lá um modem e a SecrelNET usa de diversos switches para dividir a banda entre os vinte usuários, ou seja, no prédio entra o cabo normalmente utilizado em TV por assinatura, mas chega a cada usuário final o cabo azul de categoria 5 e a banda prometida, que seria de 512 Kilobits por segundo em download e 192 Kbps em upload, para cada indivíduo. ;)
Agora, o meu caso específico: por dois anos, nunca tive reclamações dessa conexão, que tenho desde janeiro de 2007, sendo que em meu apartamento tal conexão é compartilhada entre três PCs por meio de um roteador D-Link DI-604. O problema é que, atualmente, mesmo quando há somente um PC conectado ao tal roteador, a banda não passa de 128D/48U, mas, quando o cabo vindo da SecrelNET é conectado diretamente à algum PC, a banda prometida é cumprida. :O
Então pergunto: se eu trocar o roteador por outro e o problema persistir, estaria a provedora me obrigando a pagar por um "ponto adicional", ou seja, ela estaria proibindo a utilização de roteadores, isso é possível? Isso é permitido por lei?
Outra dúvida: caso o problema seja resolvido com a simples troca do roteador, por que a integridade de meus downloads não foi afetada, apenas a velocidade? E por que tal problema só ocorreria agora, depois de mais de dois anos de uso contínuo, sem problemas?
<small>Observação: o roteador em questão permaneceu com as mesmas configurações, durante esse tempo todo. Seria algo que deixei de configurar durante todo esse tempo, então?</small>
:O :?

© Copyright 2006-2010