Bem pessoal, antes de mais nada, quero me apresentar sou novo no fórum, e dizer que pretendo ser útil no que for preciso:)
Bem, mas vamos ao assunto, eu tenho 15 anos, e sempre usei até hoje o Windows, e as poucas vezes que tentei usar o Linux, não vou uma experiência muito interessante, mesmo porque sou leigo até mesmo em vários assuntos do Windows, e devido a problemas com drivers, instalação de aplicativos( que nem é tão complicado com o apt-get, mas pra quem estava acostumado com next, next, install, foi meio que um choque de "culturas" bem grande. Bem, meu PC veio com Conectiva Linux 9 instalado, mas nem usei, no próximo dia já foi instalado o XP. Mas não sei se por simples curiosidade, ou meramente expandir meus conhecimentos, quero instalar o Linux de novo, mas dessa vez, quero migrar mesmo para Linux como OS principal e queria saber qual distro daria uma experiência menos "traumatizante" para uma mudança dessas?
Vou colocar algumas tarefas que executo no PC:
Navegação na Internet
Reprodução de mídia ( entre músicas, filmes, etc...)
Edição e visualização de documentos (PDF, DOC...)
Testar novos aplicativos ( meio que gadgets, por diversão)
Jogos 3D ( que é uma preocupação se o Wine e o Cedega conseguem segurar as pontas)
Enfim, uso doméstico.
O que me mais me aconselharam foi o Ubuntu 8.04, mas já pensei em outras distros como Kurumim, Mandriva, Famelix(que foi uma tentação passageira devido ao visual) entre outros...
Na opinião de vocês, qual a melhor distro, não que seja igual ao XP, mas simples e intuitiva para um "newbie" em Linux como eu?
Abraços!
Never doubt the magic of software!