Seguindo meus testes de Linux, que faço sempre que sai uma nova versão do Ubuntu, instalei o
Jaunty. Estava indo tudo bem até eu constatar que minha VGA (HD 4850) estava funcionando com um desempenho pra lá de
medíocre.
Como teste, mandei um Wine rodando
Plants vs Zombies (o jogo mais simples que possuo) e aí veio a surpresa: além de rodar de forma
estupidamente lenta, não dá suporte a aceleração 3D. Ativei o driver FGLRX da ATI na tela "Drivers de Hardware" (que, não sei porque cargas d'agua, não é ativado por padrão), mas a coisa simplesmente não engrena, chegando ao cúmulo de travar a tela de configuração de Vídeo
(Sistema > Preferências > Vídeo). Compiz, então, nem se fala...
Tenho certeza que o problema é dos drivers, mas não encontrei qualquer solução concreta através do
método tradicional. Sei que o Ubuntu não foi feito para jogos, obviamente qualquer coisa rodando em Wine vai ser pior que no Windows e tal, mas será possível que não há como melhorar o desempenho dos drivers ATI em nada? Esse problema nunca aconteceu com minha antiga NVidia 8600GT (pelo menos, não dessa forma).
Aos camaradas com experiência no Ubuntu, de preferência com VGAs ATI, fica a pergunta: tem o que fazer para resolver o problema?
De antemão, agradeço a ajuda.
_____
Savy?