Bom dia galera. Espero ter postado no local correto.
Ultimamente tenho tomado vários choques no gabinete do computador e já não sei mais o que fazer. Tenho receio que algo de ruim aconteça comigo e com o equipamento. Alguém tem a solução?
Obrigado.
Acompanhe
Bom dia galera. Espero ter postado no local correto.
Ultimamente tenho tomado vários choques no gabinete do computador e já não sei mais o que fazer. Tenho receio que algo de ruim aconteça comigo e com o equipamento. Alguém tem a solução?
Obrigado.
Tu leu o título do teu tópico? :p
Desculpe. Não fui claro na minha dúvida.
Não conheço nada de eletricidade e um amigo eletricista me recomendou fazer um aterramento na caixinha da tomada e ligar no pino inferior da tomada. Não adiantou nada.
Isso já aconteceu comigo. Era simplesmente a fase e neutro da tomada que estavam invertidos. Verifique essa possibilidade.
Inverti e continua a mesma coisa.
Olá @caetano silva
Vamos ver
Você está tomando "choque" por causa do retorno eletrico que está dando no seu gabinete.
Metodo certo (caro)
- Verifique se todos os cabos de força do computador estão com 3 pino de aterramento
- Verifique se o seu estabilizador está com pino de aterramento.
- Com uma chave teste verifique a corrente que deve estar que nem essa Imagen:
- Contrate um eletricista e peça a ele um orçamento de um ATERRAMENTO. e ligue seu PC na tomada correta.
Metodo não-errado (barato)
- Verifique se todos os cabos de força do computador estão com 3 pino de aterramento
- Verifique se o seu estabilizador está com pino de aterramento.
- Com uma chave teste verifique a corrente que deve estar que nem essa Imagen:
- http://1.bp.blogspot.com/_0xmUgnsNV88/Sq55ufIT4eI/AAAAAAAABDc/3RnTXimMep8/s400/Esquema_basico.png
- Compre um estabilizador com aterramento simulado (algo assim) custa uns 100 reias aqui no Rio.
Até
Gabriel Subtil
Suporte
Então, a solução você mesmo já deu no título: aterramento.
Veja um eletricista bom para fazer o serviço para você, simplesmente ligar o terra na carcaça da tomada não vai adiantar lhufas. Desculpa, mas seu amigo é mesmo eletricista?
EDIT: Dá uma olhada:
http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=140264
Não é necessário contratar um eletricista para fazer o aterramento de uma tomada, o negócio é simples e legal de fazer. Dá uma pesquisada no Google que vai ter um monte de artigos ensinando comofas.
Um bom lugar para fazer aterramento barato é colocar o terra naquele cano de ferro embaixo da pia. Parece que funciona!! (Só não fica bonito um fio saindo da pia até seu computador :) )
Sei não, hein... nesse site aí, o cara fala que a tomada tem que ter o neutro e a fase nessa ordem, senão teria que chamar alguém pra inverter.
Bem, até onde eu sei, não faz diferença alguma. A DDP vai variar do mesmo modo, independente da ordem dos fios e, se você usa uma fonte que converte os 110/220V da rede para o computador, dentro dela tem um retificador que faz com que a tensão seja sempre positiva.
Para equipamentos como lâmpadas, ferros de passar roupa, chuveiros, também não faz diferença alguma usar o neutro na posição da fase e vice versa.
Por fim, nas casas onde a tensão é 220V, existem duas fases, uma invertida em relação a outra, criando o dobro de tensão. Aí, como o cara vai escolher qual vai ficar em cada conector da tomada???
Quem entende dessas coisas é o Laguna. Será que ele pode explicar melhor?
Olá, Caetano.
Se você mora em um apartamento e a tomada de sua casa for de 2 pinos, troque-a seguindo o esquema passado pelo Gabriel. Você pode usar o Neutro da casa como aterramento. Isso não é o aconselhável, mas resolve o problema.
Outra solução é o usar um Módulo Isolador não é tão barato quanto colocar uma haste de aterramento em casa, mas é mais prático. Por experiência própria, eu posso dizer que ele sana muito bem a questão.
Caro Caetano Silva.
Aterramento não é uma coisa tão simples como muita gente acha. Fuja de recomendações para se fincar hastes isoladas/dedicada (contrariando normas internacionais), conexão com torneiras, tubulações hidráulicas, ferragens da construção, estabilizadores, módulos isoladores, interligação do neutro na tomada (esquema TN-C), teste com lâmpadas... Portanto cuidado com as várias informações encontradas na internet. Existe muito lixo não reciclável.
Dentre os lixos selecionei duas aberrações:
http://www.inforloc.com.br/artigos/Guia_Pratico_de_Aterramento.pdf
http://www.scribd.com/doc/21334651/aterramento-eletrico-alexandre-capelli-revista-saber-eletronica
O condutor neutro (N) tem que estar interligado com o condutor terra (PE) na origem da instalação (na haste do padrão de entrada).
Como você disse que é leigo recomendo a contratação de um profissional habilitado.
Uma simples haste isolada (aterramento TT) pode inicialmente resolver seu problema e lhe trazer maleficios que você nem imagina. Infelizmente é o esquema mais adotado por "micreiros", pessoas leigas em função da falta de informação técnica (e formação também) e profissionais desatualizados da evolução tecnológica.
Um aterramento correto deve ser executado conforme o link abaixo:
http://www.equipedeobra.com.br/construcao-reforma/14/artigo67889-1.asp
Observe que os condutores neutro (azul) e terra (verde) são interligados na haste.
Recomendo também a leitura do documento abaixo:
http://www.procobre.org/pr/pdf/pdf_pr/03_aterrame.pdf
http://www.htforum.com/vb/showpost.php?p=1745465&postcount=13
CUIDADO: Aterramentos dedicados e solução de aterramento no neutro comno indicado pelo Dauto são passíveis de óbito.
[quote=gabrielsubtil]
Compre um estabilizador com aterramento simulado (algo assim) custa uns 100 reias aqui no Rio.
[/quote]
O que é um aterramento simulado?
[quote=Dauto]
Olá, Caetano.
Se você mora em um apartamento e a tomada de sua casa for de 2 pinos, troque-a seguindo o esquema passado pelo Gabriel. Você pode usar o Neutro da casa como aterramento. Isso não é o aconselhável, mas resolve o problema.
[/quote]
Não é aconselhado e mata.
[quote=Dauto]
Outra solução é o usar um Módulo Isolador não é tão barato quanto colocar uma haste de aterramento em casa, mas é mais prático. Por experiência própria, eu posso dizer que ele sana muito bem a questão.
[/quote]
Soluciona um problema e causa outros:
Caro jbvsmo, farei algumas observações sobre seu comentário:
[quote=“jbvsmo”]Sei não, hein... nesse site aí, o cara fala que a tomada tem que ter o neutro e a fase nessa ordem, senão teria que chamar alguém pra inverter.
[/quote]Não sei se é uma boa idéia inverter tais condutores, principalmente numa casa em que o condutor neutro e o de proteção estão ligados no mesmo ponto. Obrigatoriamente tal ponto comum deveria ser numa haste aterrada, da qual os dois condutores são distribuídos no restante da instalação.
[quote=“jbvsmo”]Bem, até onde eu sei, não faz diferença alguma. A DDP vai variar do mesmo modo, independente da ordem dos fios e, se você usa uma fonte que converte os 110/220V da rede para o computador, dentro dela tem um retificador que faz com que a tensão seja sempre positiva.
[/quote]Hein?
Não entendi bem, mas parece que você está a falar da fonte de alimentação do PC transformar a tensão alternada de 220V (nenhuma fonte de PCs, exceto as de PFC ativo, trabalha a 110 volts de forma nativa, ou seja, os 110V são elevados para 220V e tal tensão será a utilizada para a retificação/chaveamento em tensões menores) em tensões elétricas contínuas de 12, 5 e 3,3 volts.
[quote=“jbvsmo”]Para equipamentos como lâmpadas, ferros de passar roupa, chuveiros, também não faz diferença alguma usar o neutro na posição da fase e vice versa.
[/quote]Só tenha cuidado para não repetir esse tipo de coisa como certa. Ela é uma declaração “não-errada” que deve ser evitada quando na presença de leigos que queiram fazer experiências com a instalação elétrica de suas residências.
O ideal seria que a tomada tenha a seguinte “pinagem”, cujos condutores estejam instalados da maneira adequada, seguindo bem todas as normas nacionais e internacionais vigentes:
[quote=“jbvsmo”]Por fim, nas casas onde a tensão é 220V, existem duas fases, uma invertida em relação a outra, criando o dobro de tensão. Aí, como o cara vai escolher qual vai ficar em cada conector da tomada???
[/quote]Correçãozinha: só existem duas fases, numa tomada 220V, nos lugares onde a tensão de cada uma dessas fases, em relação à terra, é 127V e isso ocorre nas localidades onde há o padrão (que considero lixo) de 110/115/127V.
Na maior parte do mundo civilizado, onde a tensão fase-neutro é 220V, só há uma fase e ela possui tensão elétrica de 220 volts em relação à terra.
[quote=“jbvsmo”]Quem entende dessas coisas é o Laguna. Será que ele pode explicar melhor?
[/quote]Prefiro evitar falar sobre o assunto, já que ainda sou estudante e posso cometer muitos erros graves. Estou a adotar a política de comentar apenas se eu tiver algo útil a acrescentar num tópico, tentando fazer isso da maneira menos agressiva possível.
[quote=Max_Laguna]
Correçãozinha: só existem duas fases, numa tomada 220V, nos lugares onde a tensão de cada
uma dessas fases, em relação à terra, é 127V e isso ocorre nas localidades onde há o padrão
(que considero lixo) de 110/115/127V.
Na maior parte do mundo civilizado, onde a tensão fase-neutro é 220V, só há uma fase e ela
possui tensão elétrica de 220 volts em relação à terra.
[/quote]
Caro Laguna.
Há tempo percebo que critica o padrão "220/127V", chegando a considerá-lo um lixo e
rebaixá-lo à categoria dos paises não civilizados.
Tecnicamente dizendo, o que você têm contra o padrão, já que o mesmo contempla um nivel de
segurança maior ao usuário (já discutido aqui), tendo em vista sua amplitude e é usado em um pais que considero
civilizado (Estados Unidos)? Ou não?
Será que eles também pensam assim como você?
Responda sem citar Edison e/ou Tesla. Use apenas argumentos técnicos.
Não se esqueça que ambos os padrões (380/220V e 220/127V) possuem pontos positivos e negativos.
O padrão em Fortaleza requer que um equipamento trifásico (doméstico ou industrial) seja alimentado em 380V. Tem noção de quantas pessoas faleceram em função de eletrocussão em 380V?
E nem por isso considero um lixo. Mesmo trabalhando quase que diariamente com 380V.
Abraço.
Isso me fez lembrar de um figura que fez o aterramento de toda uma sala comercial, todas as tomadas bunitinho e então pegou o terra mãe e ligou no... fio que descia do para-raios :evil:
:O
Ele finge que aterra as coisas, ele tem 3 tomadas tudo certinho ai ele guarda a energia numa bateria pra te dar choque depois...
Aterramento de verdade é só enfiando o tubo na terra! :evil: E tem que enfiar bem fundo! :P
Vem ca!! e a musica da Marisa Monte "diariamente"..
"Para a luz lá na roça: 220 volts"..foi so para rimar... :)
Desculpa to brincando.. :)..
Nao sei nada sobre isso.. :)
110v,220v,127v..tanto faz ligando meu computador to feliz.. :)
eu já tomei choque 110volts... :D quando era criança :O
e essa música da Marisa Monte é muito boa! (na verdade boa parte das músicas dela, devo ter uns 4 cds :)
Também sou fã.. :)
Voz muito suave..consigo ouvir o dia todo.. :)
Este tópico está fechado para novas respostas.