Bem eu trabalho em uma assistência técnica desses pcs tipo CCE, Positivo, Syntax, Pauta, Megaware e nova informática, as distros na maioria sao bem estranhas digo por experiencia própria, mas assim a Positivo usa uns custons de mandriva, eu não gosto de mandriva mas é uma boa distro talvez a melhor distro de pc popular, a CCE manda distribui com insigine e sutux linux, o insigne linux que tem suporte via skype e messenger que nunca consegui usar, os fóruns deles só tem duvidas não respostas, o insigne tem que ter uma chave de validação que para de funcionar quando se troca a placa mãe, que nem as licenças OEM de windows home ou starter, a diferença vc liga para o suporte da MS depois de + ou - 2 horas eles te validam a chave já o suporte do insigne vc nem é atendido, o sutux nunca tive contato.
A syntax usa um custom de fedora que nunca me causou transtornos parece ser uma distro bem utilizavel por um usuário final, desde que esse usuário se disponha a tal, se dispor é ligar e tentar usar não estou falando em abrir o terminal, não espero isso de um usuário final.
Já os Pautas e nova informatica, eles distribuem a fenix linux, o visua não tenta em nada se diferenciar do windows xp mandam uma embalagem com contatos ara suporte quevcs já devem imaginar eles não respondem nada. mas vamos lá tem um cartão de registro com o seguite texto " Você acabou de adquirir uma licença proprietaria de sotware livre" eu acho que isso é quebra de GPL no minímo mas continuamos, o suporte a hardware é péssimo para dereconhecer a fax/modem do nada, e bem muita gente que compra um pc desses utiliza internet discada.
Bem e quanto ao que vc falou acho a unica empresa que é homoogada no governo é a que faz o linux educacional, já que o suporte é contratado pelos fabrincantes que contraatam o mais barato, por isso acredito que a canonical nunca sera contratada por eles para dar suporte, e suporte da comunidade não serve para garantia legal dos produtos.
Bem esse ultimo que falei o linux educacional é u custom debian que é bom para o que se propõe, um linux rapido com diversos aplicativos educacionais, ele é produzido pela OS systens, e o suporte dele para as escolas fica a cargo do MEC, não preciso dizer que é péssimo, e as prefeituras simplesmente jogam os professores nos laboratórios com linux e dizem te vira. um técnico de uma escola que conversei o cara era concursado da prefeitura e tinha certificação microsoft dissera para ele vai lá e faz , bom que o cara pelo menos ta se esforçando tentando aprender uma coisa que ele nunca tinha trabalhado, mas isso é uiuma minoria.
amanhã eu assino tá
amanhã eu assino tá