Cabral,
Acho válida a sua manifestação quanto suas insatisfações, contudo é preciso ter critérios para poder julgar e criticar, e neste caso, você foi extremamente infeliz.
O fato de você conhecer e fazer uso de alguns jargões tecnológicos não o capacita a julgar projeto pedagógico de um curso de graduação, desenvolvido por uma equipe de professores com mestrado e doutorado (nas universidades que você classifica como boas, e que realmente são - UFMG, UNICAMP, USP, ITA, IME, etc).
Além disso, um aluno de primeiro ano de faculdade ainda não tem visão do contexto integral do curso para fazer críticas tão agressivas às propostas de formação da faculdade. Não obstante a isso, está registrado que sua participação às aulas e atividades do curso são mínimas e que seu grau de aprovação nas disciplinas é extremamente baixo. Acho estranho se colocar em posição superior aos demais alunos do curso...
O projeto pedagógico do curso foi elaborado segundo as diretrizes do MEC, CEE e SBC, e não deixa a desejar para nenhum projeto de outras faculdades. O que você vê aqui é o que você verá em qualquer outra faculdade. Posso falar sem nenhuma dúvida, pois já passei pela UFOP, UFV e UFMG, além de outras particulares, durante minha graduação, qualificações posterirores, e vida profissional.
Tudo o que você tem na faculdade é de extrema importância, de forma direta ou indireta. Você aprende na graduação os fundamentos necessários, o aprendizado tecnológico é constante e vai além da sala de aula. É assim em qualquer faculdade.
Além disso, outra coisa importante que se deve ter é respeito pelos outros - "...O melhor programador da sala é da roça..." O fato de ser ou não do interior não determina a capacidade intelectual de ninguém. Este tipo de colocação que você fez só depõe contra você, pois ele é da sua sala, e segundo suas próprias palavras ele é melhor...
Acho que cada um deve procurar o que é melhor para sí, escolhendo aquilo que entende estar a altura. Curioso é você ter medo do vestibular...
Só para registro:
1. Não é o curso que faz o aluno, mas o aluno que faz o curso. Estatísticas de acompanhamento de egressos mostram que nossos formandos têm conseguido excelentes colocações no mercado de trabalho - oficiais da aeronáutica, exército, prodabel, prodenge, Rerum-RJ, Analista da Vale, Analista da Guerdau, Analista do Tribunal, Analista da Receita, Gerentes de Redes e BD de empresas em BH e São Paulo, Desenvolvedores de diversar fábricas de software, IBM, RM, etc...
Um curso tão ruim não pode obter resultados tão expressivos.
2. Não recebi mensagens sua por isso não respondi. Normalmente respondo mail de forma bastante diligente. Estou à disposição, para dirimir quaisquer dúvidas que tiver quanto ao curso, carreira, vida profissional, ou outro assunto.