O novo Microsoft SQL Server 2008 será lançado oficialmente dia 27 de Fevereiro de 2008, e enquanto isso a Microsoft já está investindo pesado nesse novo sistema, não necessariamente em anuncios, mas no que ela faz como ninguém, fazendo a cabeça dos desenvolvedores SQL. Mas veja bem, fazer a cabeça de uma pessoa não é necessariamente por lavagem cerebral :D
Está semana eu participei de uma palestra feita pela comunidade devSQL, integrante da MSDN TechNet, feita na Universidade Veiga de Almeida (campus Tijuca) especialmente para desenvolvedores, e pude ver um pouco das novidades incorporadas no novo servidor SQL da Microsoft, e posso lhes dizer, o termo que mais me veio à cabeça durante toda a apresentação foi “Wow!”
DateTimeofset
- Agora é possivel trabalhar com data e hora de um modo mais diversificado podendo escolher entre somente data (date), hora (time) e trabalhar com fuso horários de forma transparente e simples (datetimeofset) onde basta acrescentar o fuso horário ao final da hora (ex: 12:30 +03:00) para que a mesma possa facilmente ser convertida para outros fusos, bastando definir o fuso local durante a chamada.
Novo tipo de dados: filestream
- Criado para resolver o problema de imagens em banco de dados. Com este novo tipo de arquivo o desenvolvedor não precisa enviar o arquivo de imagem para o banco de dados, que entre outros ocupa o espaço do DB para dados mais importantes, e nem fazer uma referência para o arquivo original, que poderia acarretar problemas caso a maquina cliente não possuísse acesso direto ao endereço informado.
Com esse novo tipo de arquivo, o banco de dados passa a trabalhar com uma pasta do sistema para onde irão todas as imagens, evitando ocupar o espaço do banco de dados e podendo trabalhar internamente com o endereço sem enviá-los diretamente ao cliente.
Melhorias no sistema de Mirrors
- Foi explicado passo a passo todo o sistema de criação de mirrors entre bases de dados, e com o uso de uma base exclusivamente como testemunha (witness) que permite a troca automática de bases caso ocorram paradas ou falhas inesperadas, mantendo o sistema online 100% do tempo e possui um sistema de retorno ao servidor principal extremamente complexo, que consiste em um único click no botão “failover” :D
Criptografia simples e transparente para a aplicação
- Com o novo sistema de criptografia apenas um comando é possível criptografar e descrptografar todo um servidor de maneira transparente, fazendo uso de assinaturas digitais que impossibilitam a cópia de um banco de dados para outro por backup. Como o próprio palestrante disse: Roubar dados de um DB criptografado no MS SQL 2008 é atualmente impossível.
O sistema de policies foi um show de “Wow!” a parte que prefiro que os desenvolvedores e interessados procurem diretamente com a comunidade devSQL em seu grupo de discussão no YahooGroups (Podia ser GoogleGroups ;D). Para quem ainda não está inscrito e quer se inscrever, basta mandar um email para devsql_subscribe@yahoogroups.com.br
E o mais importante, quem deve migrar para a versão 2008. O conselho dado é de que Servidores rodando o SQL Server 2000 pulem diretamente a versão 2008 não só para evitar gastos de tempo e dinheiro, como por o 2008 ter um sistema de compatibilidade nativo até esta versão.
Para quem possui a versão 2005, podem fazer a migração sem custos adicionais desde que tenham comprado a licença do 2005 com o sistema de assurance, que permite a migração pagando uma pequena percentagem sobre preço da licença na hora da compra do primeiro. Este método é o aconselhado para qualquer versão pois mata o valor da compra da licença se tornando um valor bem inferior como assinatura, sendo renovada de 2 a 3 anos.
O Microsoft SQL Server 2008 estará disponível, com foi dito no inicio do artigo, a partir do dia 27 de Fevereiro de 2008 possivelmente já com sua versão gratuita, denominada Express. Para maiores informações visite o site da Technet: www.microsoft.com/brasil/technet, ou o site do Dennes Torres, que a propósito É EDITOR DO MEIOBIT, onde encontram-se vários exemplos do que foi mostrado na palestra: www.bufaloinfo.com.br Ou é claro, o site oficial do produto: MS SQL Server 2008 (En)
Oi, Ricardo !
O Entity Framework (já viu apresentações sobre ele ?) está simplesmente um show.
Luciano Moreira vai fazer um webCast no MSDN sobre ele e o pessoal está a procura de projetos que topem ser usados como piloto... a versão beta 3 foi lançada durante o TechEd...
[]'s
---------------------
CidadaoCarioca
BufaloInfo
Agora que eu vi que a categoria "Microsoft" está dentro de "Games", aff
.
efeito Cobalto
Oi, Cobalto !
Poxa, você tava lá, viu minha palestra e nem se apresentou ? Agora como vou saber quem é você por traz dessa roupa de jaspion ? Dava para ter promovido o MeioBit dizendo que o palestrante é um dos editores do MeioBit!
Vai amanhã, ver a de windows server 2008 ?
Vou publicar o ppt no sharepoint do grupo devSQL, só estou um pouco atolado de trabalho por causa desse 2o evento de amanhã...
[]'s
---------------------
CidadaoCarioca
BufaloInfo
CARACA! Eu sou um jumento, né :D
Morria e não ligava a pessoa ao nome o.0
Sorry, vou dar uma editada aí...
com ctz vai ser mto bom..
eAHIEh
xDD
Alguém expulse esse(a) KaoL do meiobit!
esse ___ loca conseguiu 80 tibs floodando em TUDO QUANTO É ARTIGO!
Eu gostei muito foi da enorme integração com a .Net Framework e novas ferramentas para BI.