Review (?) da ATI Radeon HD3870 no Linux (se você foi audacioso o suficiente para considerar o Ubuntu como Linux).
Houve um tempo em que ter uma ATI e usar Linux era algo meio irritante. Os problemas dos drivers mal feitos e o descaso da ATI para com o pinguim eram notórios.
Por via de regra, os drivers open source eram bem mais estáveis, embora só oferecessem aceleração 2D. O 3D ficava a cargo do fglrx, o driver proprietário. Isso não era lá um problema antigamente, já que não havia muita coisa necessitando de aceleração 3d no Linux, e não havia nenhum compiz para tornar seu desktop um circo de efeitos inúteis, mas atraentes visualmente.
Levantada a discussão em outro tópico, e motivada pela minha curiosidade de como uma placa relativamente nova da ATI se comportaria no Linux, cá estou eu escrevendo como foi a experiência.
A Placa
É uma HD3870 da Sapphire.

775Mhz de GPU 512mb de RAM GDDR4 rodando a 2250Mhz (1125Mhz efetivos) Open GL 2 Tem DirectX 10.1 mas isso não interessa muito pro caso.
Instalação
Por mais incrÃvel que possa parecer, a instalação da placa no Ubuntu 8.04 foi a ÚNICA coisa que eu não tive problema algum. Tive problemas com o ACPI, problemas com a placa Wireless, com o som... mas não com a placa de vÃdeo.
Só ir no gerenciador de drivers restritos, selecionar, baixar, pronto. Com compiz habilitado via AIGLX sozinho.
fabio@fabio-desktop:~$ fglrxinfo display: :0.0 screen: 0 OpenGL vendor string: ATI Technologies Inc. OpenGL renderer string: ATI Radeon HD 3870 OpenGL version string: 2.1.7412 Release
GLXGears
Com compiz:
fabio@fabio-desktop:~$ glxgears 69442 frames in 5.0 seconds = 13888.244 FPS 72435 frames in 5.0 seconds = 14486.934 FPS 72541 frames in 5.0 seconds = 14508.052 FPS 70747 frames in 5.0 seconds = 14149.213 FPS
Não muda com o compiz desligado.
Compiz
Tudo funciona normalmente, e o benchmark do Compiz mostra 890 fps sem janela alguma, 700 fps com algumas janelas, e 500 fps no cubo com transparência.
No caso aqui, o que importa é o fato da ATI não estar tendo problemas de performance com o Compiz rodando sobre AIGLX, o que é uma bênção.
Tux Racer
120-150 FPS no Tux Racer (Planet Penguin Racer) no TALO (4xaa, 1280x1024 tudo ligado).
E impressionantes 250 FPS na mesma configuração no Fork do Tur Racer (Sim, há um fork do Tux Racer) chamado "Extreme Tux Racer".
Logo, a placa está testada e aprovada para o Tux Racer, o que pode ser um motivo enorme para um usuário linux comprar esta VGA.
Google Earth
Não tem muito o que fazer análise aqui: Funciona direitinho.
Doom 3
133 fps no timedemo1 no Ultra High, 1024x768 com 4Xaa, em modo janela, com o compiz rodando.
Pra resumir, o Doom3 roda melhor que o Tux Racer.
Resultado
Pela PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA, desde que o Linus Torwalds levou um pé na bunda da namorada e resolveu descarregar suas frustrações criando um clone do Minix, não tive problema ALGUM com os drivers de vÃdeo da ATI.
Eu sou chato, detalhista, metódico, e tenho raiva acumulada do Linux, por isso o fato de eu achar o driver perfeito também me assusta.
Pra não ficar só no elogio:
O Catalyst Control Center pra Linux é feio pra caramba, e tem muito menos opções que no windows.
Sem Vertical Sync ligado no CCC, todos os jogos e aplicações 3d ficam com a imagem piscando, quando o Compiz está ligado.
Porém, agora que eu me entendà com a ATI, o Ubuntu resolve me sacanear com outros problemas piores...
Mas, enfim: Não posso mais ficar falando mal do suporte da ATI pro Linux. Agora funciona. Posso falar mal do resto todo, que não me deixa sem munição após o lançamento do Hardy.
- entre com seu usuário e senha ou registre-se no site para enviar comentários

To ate com medo de distribuir os CDs do Ubuntu/Kubuntu quando chegarem, sempre peço e distribuo, pra quem não conhece, para curioso, e por ai vai... to achando melhor o Kurumin, depois de tantas palas pode espantar a freguesia!!!!

Membro desde: 26-Dez-2007
2143 tibs