manuelB's picture
Membro desde: 06-Fev-2008
172 tibs
Gamespot comparando gráficos 360 x PS3
27/05/2008 - 11:29

Acabei de ler uma matéria da gamespot comparndo os gráficos do 360 e do PS3. Sou professor de computação gráfica, e pelas imagens que eles botaram no site posso dizer que essa foi a comparação mais tosca e não científica que eu já vi. Pelas imagens do site, eu só puder ver realmente diferenças de contraste, brilho e gama; e isso não diz nada nobre a qualidade gráfica de um console ou outro, é só uma questão de configuração/televisão/equipmento de captura. Eles ficam procurando cabelo em ovo e tirando mil conclusões sobre qualidade de textura, normal map etc... e pelas imagens que eles mostram no site é impossível dizer esse tipo de coisa.
O pior é que muito leitor vai atrás dessas coisas... lamentável.

Salsinha's picture
Membro desde: 29-Mar-2008
2084 tibs
+ conexão
Já encontrou alguma
27/05/2008 - 12:08

Já encontrou alguma matéria mais séria sobre isso? Se encontrar, também estou interessado.

Acho muito difícil comparar ambas arquiteturas e dizer qual é melhor que outra. A produção de jogos para cada console deve levar em conta as diferenças de arquitetura. A grande dificuldade na produção dos jogos para PS3 é justamente por conta da arquitetura Cell (e dos múltiplos processadores). É preciso alterar a programação para utilizar o potencial dele. Não existe uma forma direta de portar uma aplicação de um para outro. Por isso a comparação é muito difícil. Se pudéssemos executar exatamente o mesmo jogo em ambos (exatamente o mesmo software), daria para comparar algumas características como velocidade (FPS) e qualidade visual.

A equipe do gamespot teve uma boa "enxugada". Saíram: Alex Navarro, Ryan Davis, Jason Ocampo, Brad Shoemaker, Frank Provo, Greg Kasavin (editor-chefe), Jeff Gertsmann (assumiu a chefia após a saída do Greg, para também saiu 9 meses depois). Por isso, a equipe de revisores atual é mais inexperiente. Eles também dependem de "patrocínio" para fazer as matérias (se é que me entende).

manuelB's picture
172 tibs
+ conexão
Re: Já encontrou alguma
27/05/2008 - 14:30

Pois é, nunca encontrei nada muito confiável, da grande mídia acho que a melhor matéria é essa aqui: http://xbox360.ign.com/articles/617/617951p1.html
Os fatos que eu vejo são:
vantagem do 360: -GPU levemente superior, dandwith de parte da memória com a GPU maior.
vantagem do ps3: -desempenho consideravelmente superior dos processadores cell em relação a cpu do 360.

Mas na prática a vantagem do ps3 na cpu não adianta muito porque:
1)Pra aproveitar isso vai depender dos desenvolvedores que na verdade fazem um port de tecnologia de software de PC pra 360, e um porte disso pra ps3, como o 360 tem arquitetura mais parecida com PC, leva vantagem.
2)Essa vantagem se aplicaria mais a física ou outras coisas... porque gráfico mesmo, que é o mais pesado acaba ficando por conta quase só da GPU que entre os dois tem performance bem parecida.

Na verdade a Sony quiz prmover o uso do cell e do blueray, e desse último já conseguiu, do resto, no fundo os dois tem performance muito parecida a não ser daqui a alguns anos quando se os desenvolvedores resolverem fazer mágica com o cell.

Salsinha's picture
2084 tibs
+ conexão
Outra observação: Pelas
27/05/2008 - 14:22

Outra observação:

Pelas imagens do site, eu só puder ver realmente diferenças de contraste, brilho e gama; e isso não diz nada nobre a qualidade gráfica de um console ou outro, é só uma questão de configuração/televisão/equipmento de captura.

Não é uma questão de "televisão/equipmento de captura". Diferenças de contraste, brilho e gama realmente não dizem nada sobre a qualidade gráfica e são configuráveis. Mas a captura das imagens não é feita fotografando a tela ou usando dispositivo de captura. As imagens são extraídas do framebuffer. Eye-wink

manuelB's picture
172 tibs
+ conexão
Re: Outra observação: Pelas
27/05/2008 - 14:47

mais ou menos... só se faz isso com kit de desenvolvedor e não sei se essas publicações usam isso. Até onde eu sei eles usam placas de capura de vídeo, e aí não é pixel perfect. Da geração passada eu sei que a gamespot conseguia pegar direto do framebuffer do xbox e não do ps2, eles até argumentavam que imagens mais borradas do ps2 se deviam também a isso e não só da qualidade superior do xbox de onde eles conseguiam o frame diretamente.
olha só aqui: http://www.gamespot.com/gamespot/features/all/game...

Na geração atual eu sei como está... se eles conseguem tirar direto do framebuffer dos 2 videgames 360 e ps3, e nõ sabia, se possível me passe a fonte.
Não me lembro de ter visto no artigo que método eles usaram, mas espero que pelo menos tenha sido o mesmo método pros 2 videogames.

Salsinha's picture
2084 tibs
+ conexão
Re: Re: Outra observação: Pelas
27/05/2008 - 16:20

Já li em algum lugar que eles capturam imagens do framebuffer de ambos. Dei uma pesquisada rápida e não encontrei, mas é quase certo que sim (se encontrar onde eu li, eu posto aqui). A Sony deve disponibilizar um aplicativo para isso, senão seria um tiro no pé. Afinal, os gamers se apegam cada vez mais a esses sites. Se bem que o PS2 não tinha nada disso, mas agora o PS3 está perdendo em muito em vendas.

Comentando um pouco sobre seu post, outra falha grave é fazer comparação entre imagens ESTÁTICAS. De que adianta eles compararem imagens de um e outro console? Serve apenas para os gamers fazerem comparação para saber qual o "melhor" (veja que melhor está entre aspas) e gerar flames (mais ibope para o site).

A maioria dos detalhes não são percebidos em imagens em movimento (que é exatamente o caso dos jogos). Melhor seria ter exatamente a mesma cena sendo processada lado a lado e apresentada em um vídeo. Sabemos que a diferença seria mínima. E por esse motivo eles fazem isso, além da dificuldade técnica: uma coisa é capturar uma imagem do FB, outra é capturar uma seqüência mantendo o mesmo FPS (que é impossível). Nesse ultimo caso somente usando placas de captura (e caímos no mesmo problema que você citou).

Outro ponto importante é que antigamente a diferença visual era gritante (compare uma Geforce 4 com uma atual), já as diferenças entre as placas usadas nos dois consoles é pequena (tirando recursos como HDR). Fazer esse tipo de comparação é só para atrair os gamers mesmo. Existem várias outras formas de comparar os consoles, mas eles acabam utilizando uma comparação como essa. Não tem como fazer uma análise séria dessa forma. Como citei antes, o pessoal da gamespot está ficando cada vez mais amador. Mas como o objetivo é atrair público, qualquer coisa já serve.

GVLF's picture
Membro desde: 30-Ago-2007
434 tibs
+ conexão
Re: Gamespot comparando gráficos 360 x PS3
27/05/2008 - 18:19

Tem sites que se acham por que tem muitas visitas e falam qualquer leseira.
http://www.queijoazul.com

garoa's picture
Membro desde: 14-Mar-2008
161 tibs
+ conexão
Re: Gamespot comparando gráficos 360 x PS3
27/05/2008 - 18:27

São basicamente equivalentes. O "poder" do Cell se chama hype, assim como de seu predecessor Emotion Engine que também não podia ser vendido para terroristas porque claramente era tão poderoso que seria capaz de ser usado como supercomputador para controlar rotas de mísseis de forma muito mais adequada do que aqueles mísseis dos anos 70/80 controlados por chips merreca de 16-bits.

Me fiz entender? Não? Não importa, o que importa são jogos e nesse quesito o PS3 é tão "fabuloso" quanto o N64, exceto que seu Zelda ainda vai sair e se chama MGS4.

TheDarkMaster's picture
Troll

Membro desde: 02-Nov-2006
665 tibs
+ conexão
Re: Re: Gamespot comparando gráficos 360 x PS3
27/05/2008 - 20:01

Assin embaixo. Cell = Hype. E nem vou entrar em detalhes técnicos dos dois consoles porquê seria chamar sonysta fanático ou xboxmaníaco para flamewar onde o mesmo não sabe po*** alguma de especificação alguma.

Mas, baseado no que um colega desenvolvedor de jogos meu disse, é muito mais fácil (e por tabela produtivo) produzir um jogo para o xbox360 por ser mais parecido com um pc padrão do que fazer o mesmo para um Cell e seus "supostos" 8 processadores (cansado de explicar para fanáticos que essa mer** não têm 8 cpus nem aqui nem na china)

Se você consegue ler esta mensagem então o seu computador irá se auto-destruir em dez segundos, tenha um bom dia Smiling

Opções de exibição de comentários

Selecione seu modo de exibição dos comentários favorito e clique "Salvar opções" para ativar suas mudanças.

Design Wenetus