Keaton's picture
usuário VIP

Membro desde: 10-Nov-2006
2757 tibs
AGP Fast Write + VIA KT400 = problema de estabilidade
28/04/2008 - 05:45

Essa é direto do Tunel do Tempo... De forma mais detalhada, o que seria AGP Fast Write? E porque ele deixa meu pc instavel em jogos?

Desabilitando ele, fica 100% normal.

O mais bizarro é que não é em todo jogo que o AGP Fast Write habilitado dá problema. Por exemplo:
No Need For Speed Underground, Trackmania Nations Forever, Unreal Tournament 3 e no Call of Duty 2, não dá problema..
Já no Unreal Tournament 2004... dá.

Bom, o computador em questão é um Athlon XP 2600+, ASUS A7V8X-X, GeForce 6200A, 512MB DDR400@333.

Fabião's picture
usuário VIP

Membro desde: 26-Dez-2007
2143 tibs
+ conexão
Re: AGP Fast Write + VIA KT400 = problema de estabilidade
28/04/2008 - 09:17

Fastwrite é um recurso para a comunicação de memória entre a CPU do sistema e a RAM da VGA, pulando a memória RAM do sistema. Isso funciona normalmente no slot PCI, e foi implementado como gambiarra no AGP. Normalmente a CPU entrega os dados pra RAM do PC, que depois é repassada para a RAM da VGA. Os fastwrites pulam esta parte.

Ocorre que a 6200A, se não me engano, tem 500mhz no clock da RAM. Perto dos 333mhz da memória que está usando, para o uso que se faz da comunicação PC-VGA no fastwrite, a diferença com ele ativado ou desativado deve ser quase inexistente.

Sobre porque está travando, o fastwrite em chipset VIA antigo, como os da A7V8X-X tem problemas de implementação. Indo direto ao ponto, fastwrites deixa seu PC instável em jogos devido a um problema com a placa mãe. Mas ligar ou desligar não deve dar uma diferença relevante. Eu passei ano com o fastwrite desligado com uma Radeon X800 e só fui perceber por acidente; ligando, o ganho de desempenho foi nulo, mesmo com a placa tendo 940mhz de clock nas memórias, e a RAM do sistema tendo 400mhz.

Keaton's picture
usuário VIP

Membro desde: 10-Nov-2006
2757 tibs
+ conexão
Valeu Fabião. Também
29/04/2008 - 06:04

Valeu Fabião. Smiling
Também descobri mais uma coisa: placa-mãe empoeirada ajuda a travar. Sticking out tongue

--------------------------------
    100% legal, 100% grátis.
    Legalmente Grátis

Opções de exibição de comentários

Selecione seu modo de exibição dos comentários favorito e clique "Salvar opções" para ativar suas mudanças.

Design Wenetus