Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Opinião: A mídia de tecnologia e suas fontes

Opinião: A mídia de tecnologia e suas fontes

16 anos atrás

Nenhuma outra mídia especializada aceita fontes menos qualificadas que a de tecnologia. Blogs e portais agem com uma inconsequência que seria mortal em qualquer outra área. Temos uma Escola de Base por semana e ninguém reclama.

Nós aceitamos dicas e informações na base do "ouvi dizer". Vejam por exemplo esta matéria do Brighthand falando sobre um computador portátil meio PDA que a Apple estaria planejando. Atribuem a um "relatório não-confirmado" e "fontes anônimas". Descrevem o aparelho como tendo tela de 5.2 polegadas, 800x480 pixels e touchscreen.

O texto é cheio de termos como "supostamente", "não confirmado", etc.

É literamente não-notícia. Qualquer um pode a qualquer momento citar "fontes anônimas" e revelar com exclusividade o provável futuro lançamento de um produto que só existe na mente do redator.

Se um site busca um mínimo de credibilidade, precisa se segurar e pensar duas vezes antes de sair divulgando rumores, boatos e especulações. EU não publico mais imagens de gadgets-conceito. Se o dispositivo existe, ao menos como protótipo, eu divulgo. Se é só uma renderização 3D, que fique a cargo de seu criador. Fantasiar eu fantasio sozinho, mas com a Luciana Vendramini, que é bem melhor que qualquer GooglePhone.

Se uma notícia tem uma base concreta, uma boa fonte (mesmo que de segunda-mão) merece ser divulgada. Se é "ouvi dizer", melhor não publicar. Já há ruído demais no mundo.

relacionados


Comentários