Mobile
Mobile
Digital Drops Blog de Brinquedo

SoFIA, o chip barato da Intel para smartphones de entrada

Por em 30 de julho de 2014

intel-sofia

A Intel sabe muito bem que o futuro está em dispositivos móveis, visto que o mercado de PCs vem encolhendo gradativamente. O processador Bay Trail foi uma boa aposta, vindo ele a equipar tablets Windows, seguido pela aposta para dispositivos mobile Merrifield e Moorefield. Entretanto eles são mais voltados a ultrabooks, tablets e smartphones de média a alta performance. Já no mercado de dispositivos de entrada a aposta é o SoFIA, um chip de baixíssimo custo que é a principal aposta da companhia para introduzir a arquitetura x86 com sucesso no mercado mobile.

continue lendo

emComputação móvel Comunicação Digital Hardware Mercado Planeta Sem Fio

Confirmado, o Surface Mini rodou

Por em 25 de julho de 2014
vlcsnap-00002

Sim. Você viu. Lápis.

Extant, a nova mini-série de Spielberg se passa em um futuro próximo, onde há robôs humanóides, inteligência artificial para todo lado, celulares ultrafinos, projetores holográficos e, estranhamente todo mundo usa tablets Microsoft Surface, que ficam comicamente fora de lugar. Embora excelentes hoje, parecem imensamente desajeitados para 2030 ou 2040.

Fora isso a série é boa, mas infelizmente está fadada a ser sempre ficção científica, ao menos no que depender do Surface. A Microsoft não está botando muita fé no produto, e o Surface Mini foi mesmo cancelado, apesar de estar pronto e ter sido planejado para ser anunciado junto com o Surface Pro 3.
continue lendo

emHardware Mercado Microsoft

O nome é Xiaomi, mas pode chamar de Chacal

Por em 25 de julho de 2014

spider-man-jackal

Antes de mais nada uma pequena aula de quadrinhos: o Chacal, um vilão do segundo escalão da Marvel foi o responsável pela maior dor de cabeça da vida do Homem-Aranha (e por tabela, por uma das piores sagas dos anos 90): alter-ego do doutor Miles Warren, cientista e professor de bioquímica de Peter Parker, ele é o criador de todos os clones que atazanaram o cabeça de teia por mais de duas décadas. Um deles, que assumiu o nome de Ben Reilly (o primeiro Aranha Escarlate; o atual é o primeiro clone imperfeito de Parker, conhecido antes como o serial killer Kaine) chegou a atuar como o Aranha por um tempo, depois do Chacal dar a entender que Parker era o clone e ele, o original. Isso sem contar que ele também clonou Gwen Stacy (duas vezes), o primeiro grande amor de Parker.

Dado esse background não é difícil fazer uma associação com a Xiaomi, fabricante chinesa de dispositivos mobile que quer se posicionar no mercado como uma concorrente grande e séria, mas se limita apenas a lançar cópias de seus adversários.

continue lendo

emArtigo Computação móvel Comunicação Digital Hardware Mercado Planeta Sem Fio Software

Tim Cook: mercado corporativo pode alavancar vendas do iPad

Por em 25 de julho de 2014

tim-cook-ipad-air

O negócio é o seguinte: o iPad está perdendo tração mas não entendam mal, isso não quer dizer que o gadget está com os dias contados. O IDC aponta que as vendas de tablets no segundo trimestre de 2014 aumentaram 11% em comparação ao mesmo período de 2013, só que as vendas de iPad caíram 9%, com 13,3 milhões de unidades. Do total de vendas, apenas 26,9% dos tablets comercializados eram iPads.

O que acontece é que muito provavelmente o iPad já cobre todos os mercados que ele poderia (mordendo 76% do market share de usuários finais), ao passo que os dispositivos dos concorrentes vêm melhorando a passos largos. A Lenovo aumentou seu número de vendas de tablets em 64,7%, Tudo bem que não se comparam ao dispositivo da maçã, mas fatores como preço de venda, tamanho e outras particularidades acabam pesando a favor dos concorrentes.

continue lendo

emApple e Mac Computação móvel Comunicação Digital Hardware Mercado Planeta Sem Fio

fire Phone não está agradando a crítica norte-americana

Por em 24 de julho de 2014

fire-phone

Parece que a primeira empreitada da Amazon em se fazer presente no mercado de smartphones não está indo muito bem, ao menos aos olhos da crítica. Lançado oficialmente hoje nos Estados Unidos, o fire Phone é na teoria um aparelho muito interessante, dotado de recursos que poderiam ser bem interessantes, mas o consenso geral dos primeiros jornalistas e veículos que colocaram suas mãozinhas nele é que para se posicionar como concorrente sério do iPhone e Androids de ponta, ele ainda precisa comer muito feijão.

continue lendo

emComputação móvel Comunicação Digital Hardware Internet Mercado Planeta Sem Fio Software Web 2.0

Lumia 530, o novo smartphone de entrada da Microsoft que está mais pra Nokia 420

Por em 23 de julho de 2014
Laguna_MSFT_Lumia_530

O sucessor do mais bem-sucedido Lumia (Crédito: The Verge)

Se há um aspecto que marcou bastante a linha Windows Phone 8 de smartphones da Nokia foi que alguns dos modelos de entrada e intermediários não apresentavam grandes diferenças de hardware que justificassem as lacunas de preços. A situação foi complicada para o caso dos Lumia 820 e 620, que foram deixados de lado pelo povo que preferiu comprar um Lumia 720 ou o campeão de vendas Lumia 520.

Para dar um basta naquela situação, a Nokia Microsoft anunciou um ano depois o Lumia 630, um smartphone WP8.1 que perdeu alguns recursos em relação ao modelo “anterior”, o Lumia 620, ou seja: o Lumia 630 tem hardware mais próximo do Lumia 520 do que do Lumia 620.

Agora a situação se repete com o recém anunciado Lumia 530. Em vez de o hardware ser parecido com o do Lumia 520, o Lumia 530 desce um ou outro nível mais abaixo.

Marquei na tabela abaixo os principais sacrifícios no hardware do Lumia 530, em relação ao 520, para conseguir um custo mais baixo e tentar chegar no nível de preço da linha Nokia X, recém assassinada pela Microsoft.
continue lendo

emMercado Microsoft

Desbloqueie seu Moto X com uma tatuagem adesiva

Por em 23 de julho de 2014

tattoo

Há algum tempo atrás, a ex-diretora do DARPA Regina E. Dugan trabalhava junto à equipe ATAP da Motorola, aquela mesma que foi absorvida pelo Google, restando à Lenovo ficar com o bagaço da laranja. Hoje, como VP de Engenharia, Tecnologia Avançada e Projetos de Mountain View, ela é a palavra final nos mais avançados planos que a gigante das buscas anda desenvolvendo, como o Project Ara. Só que há cerca de um ano atrás, antes da venda da Motorola ela apresentou uma nova forma de tecnologia de segurança que envolvia tatuagens adesivas e pílulas, e ao menos a primeira está sendo disponibilizada hoje pela sua antiga empresa.

continue lendo

emComputação móvel Comunicação Digital Internet Mercado Miscelâneas Planeta Sem Fio Segurança Software