Digital Drops Blog de Brinquedo

Adolescente vai em cana por apoiar o ISIS no Twitter

Por em 31 de agosto de 2015 - 1 Comentário

achmed

Desde o 11 de setembro os Estados Unidos se enfiaram numa Guerra Santa (por mais irônico que seja, é bem o que parece) contra o terrorismo, uma frente que muitos entendem ser virtualmente impossível de ser vencida. O país mergulhou numa paranoia enorme e justificada que qualquer piadinha é levada extremamente a sério, aquele idiota é um bom exemplo disso.

As redes sociais também não escapam da vigilância. Ano passado vimos o caso de uma adolescente holandesa que ouviu um justo “Teje presa” depois de mandar um trote para a American Airlines. A empresa aérea, que como todas está no modo Tolerância Zero mandou a mensagem para o FBI, que também não gosta de pegadinhas. Resultado, cadeia nela e dane-se se você mora na Europa ou é menor de idade.

continue lendo

emWeb 2.0

Instagram deixa de ser quadrado e agora você pode postar retratos e paisagens

Por em 27 de agosto de 2015 - 1 Comentário

instagram636

É o fim de uma era. Um período bizarro no qual um aplicativo interessante gerou a necessidade de existir uma legião de outros aplicativos. Durante praticamente todo seu ciclo de vida, o Instagram permitia ao usuário postar fotos quadradas, para que elas se encaixassem melhor no layout da timeline. Mais que prontamente outros aplicativos de edição de imagem passaram a criar funções para “enquadradar” fotos retangulares.

Só que hoje, quase cinco anos depois de seu lançamento, o Instagram permite que você publique fotos e vídeos em outros formatos.

continue lendo

emDestaques Notícias Software Web 2.0

Ashley Madison: a série (mas hein?)

Por em 27 de agosto de 2015 - Nenhum Comentário

ashley-madison

A história em torno do vazamento do site Ashley Madison continua para lá de picante. A Avid Life Media, empresa responsável pelo site de encontros extraconjugais está sendo processada por uma série de usuários, em geral por não ter deletado os dados de contas canceladas como deveria e ter esculhambado com suas vidas (em duas palavras? Bem feito).

Uma série de outros usuários estão com o esfíncter que não passa uma agulha, preocupados com a possibilidade do vazamento vir a prejudicar seus empregos, seus relacionamentos pessoais e etc. Já há inclusive relatos de suicídios ligados ao #MadisonLeaks.

Só que isso não é a melhor parte dessa história: alguém em Hollywood achou que isso dava uma história e pronto: ela pode ir para a TV.

continue lendo

emSegurança Televisão Web 2.0

Facebook M — nova assistente virtual pretende concorrer contra Cortana e Siri

Por em 26 de agosto de 2015 - Nenhum Comentário
Laguna_Facebook_M_logo

Possível logo da Facebook M (crédito: 9 to 5 Google)

Depois de começar a entrar no mundo das transações financeiras com seu próprio sistema de pagamentos, o Facebook aparentemente vai entrar no concorrido ramo das assistentes virtuais. Ao menos foi o que David Marcus, vice-presidente de aplicativos de mensagens instantâneas do Facebook, confirmou hoje (26/08) em seu perfil público na rede social.
continue lendo

emRobótica Software Web 2.0

YouTube Gaming entra no ar hoje

Por em 26 de agosto de 2015 - Nenhum Comentário

youtube-gaming

Fato, o Google dormiu no ponto enormemente ao deixar que a Amazon comprasse o Twitch em seu lugar. A ferramenta de streaming em pouco tempo se tornou a mais popular de seu segmento, principalmente pela facilidade de uso e a disponibilidade em diversas plataformas.

Bom, desnecessário dizer que Mountain View não deixaria essa passar em branco, e correu para entregar uma ferramenta tão poderosa quanto a fim de concorrer de igual para igual. E a partir de hoje todos poderão conferir o resultado, o YouTube Gaming.

continue lendo

emSoftware Vídeos Web 2.0

Google ordenado a remover links que falam sobre ordens para o Google remover links

Por em 24 de agosto de 2015 - Nenhum Comentário

vlcsnap-00001

A União Européia, provavelmente querendo apagar uns 1.700 anos de História constrangedora inventou um tal de Direito ao Esquecimento, onde pessoas podem requerer que sites de busca removam links para matérias consideradas danosas. Arrogante como só ela, a UE quer inclusive que esse “direito” seja aplicado universalmente. Ou seja: se alguém entrar com o pedido de remoção, segundo o Google Hitler não terá mesmo feito nada errado. 
continue lendo

emInternet Mundo Estranho Web 2.0

Fotógrafo perde direito sobre foto — mais um capítulo do Creative Commons

Por em 24 de agosto de 2015 - Nenhum Comentário

Você já parou para pensar sobre a quantidade de imagens que postamos todos os dias em redes sociais e sites de compartilhamento de fotos? Só o grupo do MeioBit no Flickr recebe mais de 2 mil fotos por mês. O Facebook deve receber bilhões de megapixels de imagens por mês, sem falar de outros serviços como o Instagram, 500px, etc. E, por outro lado, você já se preocupou em ler os termos de uso de imagens destes serviços?

Poucos se preocupam. Para a maior parte destes usuários não existe preocupação como essas imagens podem ser utilizadas. Aliás, muitos acham o máximo quando suas fotos são utilizadas por alguma empresa em uma propaganda. Mas não deveria ser assim. Fotos são fruto de trabalho intelectual e, como tal, são protegidas pela Lei de Direitos Autorais.

flickr_fireito de imagen

Não sei vocês, mas eu me sentiria incomodado vendo alguém ganhar dinheiro com algo que eu gastei meus neurônios para construir. Às vezes somos vítimas de nossa própria falta de conhecimento. Veja o caso do fotógrafo Art Dragulis. Em 2008 ele fez upload para o Flickr de uma foto retratando um local rústico em Maryland. Até aí tudo bem.

Porém, quatro anos depois, ele descobriu que essa foto fôra utilizada pela empresa Kappa Map Group como capa de seu atlas de Maryland. O fotógrafo não gostou nada disso e entrou na justiça contra a empresa alegando uso não-autorizado da imagem. A empresa respondeu ao fotógrafo dizendo que ele tinha aberto mão de seus direitos autorais por conta de sua escolha de licenciamento de imagem no Flickr.
continue lendo

emDestaques Fotografia Notícias Web 2.0