Digital Drops Blog de Brinquedo

Como vencer a usura da Folha, Globo e outros sites mesquinhos

Por em 27 de outubro de 2014

Screen Shot 2012-10-23 at 12.20.37

Quando a internet surgiu as empresas imaginaram que migrariam seus business models para a web. Uma loja é uma loja, e antes da web ser relevante havia uma loja de CDs acessível via TELNET. Ainda sem blogs, sites de jornais e revistas eram grandes painéis de divulgação, direcionando leitores para a versão impressa, servindo como degustação. Isso foi antes mesmo das redes sociais, não havia a expectativa ou promessa do imediatismo.

Isso acostumou os leitores a acessar o conteúdo de forma gratuita. Quando os blogs começaram a aparecer a oferta só aumentou. Havia uma imensa quantidade de gente oferecendo conteúdo online sem cobrar nada por isso. No máximo postavam um anunciozinho. As pessoas perceberam a praticidade e aos poucos migraram seu consumo, e as vendas da mídia impressa começaram a cair.
continue lendo

emDestaques Dicas Internet Tutorial Web 2.0

É possível colocar Windows e SteamOS em Dual Boot; só é preciso uma pequena gambiarra

Por em 18 de dezembro de 2013

SteamOS: um Linux nada amigável para quem gosta de dual-boot

Como Gabe Newell e a turma da Valve resolveram que o SteamOS deveria ser um sistema intuitivo ao máximo para que rodasse a contento nas Steam Machines, é evidente que seu funcionamento não tem muito a ver com o Linux em si apesar de ser baseado em Debian. Claro, é possível acessar a interface tradicional do sistema operacional, mas como ele é voltado para máquinas dedicadas e a empresa está desencorajando o usuário final a instalá-lo por conta própria, nesse primeiro momento ele deleta todas as partições de um HD e se instala magnânimo no computador. Quem não quer perder o Windows, o Mac OS X ou outra instância Linux pode apelar para o VirtualBox, mas a verdade é que é possível instalar dois sistemas em Dual Boot, inclusive o SteamOS e o Windows. Basta forçar o GRUB a reconhecer a outra partição. continue lendo

emCultura Gamer Dicas Linux Linux Microsoft Software Tutorial

Quer testar o SteamOS sem formatar o HD? VirtualBox nele!

Por em 17 de dezembro de 2013

steamos

Na última sexta-feira a Valve despachou para 300 sortudos dos Estados Unidos as unidades de testes das Steam Machines, os consoles que prometem uma verdadeira revolução ao finalmente colocar os games de PC na sala de uma forma simples. Para quem ficou de fora e gostaria de testar pelo menos o sistema operacional, a empresa também disponibilizou de forma não muito ordeira o SteamOS, embora era não tenha facilitado em nada para quem quiser instalar por conta própria.

A Valve preferiu dificultar as coisas, distribuindo apenas os arquivos de instalação. Não dá para montar uma ISO e usar o Universal USB Installer. Claro que para quem já é macaco velho de Linux fazê-lo rodar não é nenhum problema, mas o problema principal é outro: como a Valve pretende que as Steam Machines sejam PCs dedicados para jogos, a instalação não possui opções de particionamento: ela formata o HD sem dó.

Como não há um modo simples de utilizar o sistema em Dual Boot, quem quiser testar a interface será obrigado a partir para a virtualização, e nessa hora o VirtualBox quebra um galho e tanto.

continue lendo

emComputadores Cultura Gamer Dicas Linux Linux Software Tutorial

Como criar um pendrive de instalação do OS X Mavericks

Por em 25 de outubro de 2013

Depois que a Apple parou de fornecer os CDs, DVDs de instalação dos OS X, com o lançamento da App Store, sempre tenho a preocupação em fazer meus DVDs de backup para futura instalação. Eu sei que com a App Store o arquivo estará lá para baixar quando precisar, mas e se acontecer algo que eu não tenha como acessar meu Mac ou a internet?

Além disso, no meu caso como tenho três Macs, precisaria baixar um arquivo para cada um. A propósito o arquivo que você baixa do OS X, ele desaparece depois que você instalar no seu Mac, e este é um dos maiores motivos que me levam a fazer uma cópia de instalação num DVD ou pendrive USB.
continue lendo

emApple e Mac Destaques Tutorial

A fonte da juventude para o seu console velho de guerra

Por em 17 de julho de 2013
Nhami, o bolo vai ficar uma delícia.

Nhami, o bolo vai ficar uma delícia.

Certo, nos últimos artigos (1, 2 e 3), vimos uma série de informações importantes sobre as causas do amarelamento dos plásticos de consoles antigos, formas de prevenir o dano causado pela radiação ultra-violeta e a explicação técnica sobre como isso ocorre. Agora chegou a hora de colocar a mão na massa. Abaixo estão explicações e testes que eu realizei para tentar determinar a melhor maneira de lidar com esse problema, as receitas utilizando ingredientes caseiros e os resultados.

Mas, antes de começar, alguns lembretes importantes:

− Lave muito bem as peças antes de qualquer procedimento para remover todas as impurezas, poeira e outras manchas. Eu utilizei aqueles produtos chamados “limpeza pesada”, eles tem alto poder de remoção. Depois de lavar, enxague muito bem para remover o próprio produto de limpeza da peça. Você também pode usar detergente neutro, mas algumas manchas podem ser mais difíceis de remover com ele.

− Nunca use nada abrasivo para limpar as peças. Nada de usar escovas de cerdas duras, saponáceos ou palha de aço. Além de não ser eficaz, vai riscar e danificar a peça permanentemente. Se você se deparar com alguma mancha realmente difícil de remover, deixe de molho por algumas horas e tente de novo. Use apenas a parte amarela da bucha de limpeza.

− Use luvas. Todos os experimentos abaixo podem te ferir. E EU ESTOU FALANDO SÉRIO. O peróxido de hidrogênio pode queimar a pele e se chegar aos seus olhos ou mucosas, podem causar complicações ainda maiores. Use luvas e tenha muito cuidado.

− Se você for usar uma lâmpada de luz ultra-violeta, NUNCA olhe diretamente para ela, você pode ficar cego. SÉRIO.

− Nenhum resultado é 100% garantido. No meu caso algumas peças precisaram ser tratadas mais de uma vez para atingir o resultado esperado. Tenha calma, cuidado e paciência.

continue lendo

emMiscelâneas Museu Nintendo Tutorial Tutorial

Comprar games e outros itens no Japão é Tenso. Sem trocadilhos

Por em 18 de junho de 2013

gogoni-tenso-000Para pessoas que gostam de importar games e outros itens de fora, principalmente da Ásia, China e Hong Kong são geralmente o caminho mais utilizado pelos compradores, até porque há uma política em lojas no Japão principalmente, em que eles não entregam fora do país.

Porém há um serviço que não só envia suas compras na terra dos samurais para cá por um preço camarada, como é extremamente seguro e prático. Trata-se do Tenso.com.

continue lendo

emArtigo Cultura Gamer Destaque Dicas Games Museu Tutorial

Google apresenta IDE que promete tornar mais fácil o desenvolvimento para Android

Por em 24 de maio de 2013

Se você é desenvolvedor e já tentou se aventurar pelo universo Android, você sabe que as configurações iniciais não são lá muito amigáveis.

laptop600

Os passos mais simples incluem a instalação do Eclipse, os pacotes da API do Android e a configuração de um aparelho virtual. Não é o fim do mundo, mas está longe de ser userfriendly.

Para tentar solucionar este impacto negativo, a empresa apresentou na Google I/O uma IDE chamada Android Studio, que é gratuita e está disponível para testes.

Essa IDE foi feita em conjunto com a JetBrains, equipe responsável pelas melhores IDEs Java que existem hoje no mercado. Trata-se de uma edição mais parruda e melhorada de um IntelliJ IDEA, com novas features desenvolvidas especialmente para o Android, buscando simplificar e otimizar o dia a dia do programador.
continue lendo

emApple e Mac Celular Destaque Destaque Geral Google Indústria Linux Mercado Open-Source Software Software Tutorial Tutorial