Sala da Justiça
Sala da Justiça
Digital Drops Blog de Brinquedo

Sala da Justiça #46 com Marcel Dias do BQEG

Por em 12 de dezembro de 2014

sala_da_justica_46

No programa da semana passada (que absurdamente só consegui terminar de editar agora), Cardoso, Sergio, Lu, Ronaldo, Laguna e eu recebemos a visita do Marcel Dias do Byte Que Eu Gosto para uma conversa sobre a Black Friday; o lançamento da Orion; o antigo relógio da NASA; os novos drones adaptados de aviões U2; os novos iPads chegam ao Brasil e um review do Moto Maxx.

No Top 7, a TV curva 5K que a LG está lançando no Brasil; o terrível hack sofrido pela Sony; a história da cerveja que ajudou a Inglaterra a ganhar a Grande Guerra; o fim de uma das revistas de tecnologia mais tradicionais do país; um Rei que governa via Skype; cientistas transformam dejetos em combustível de foguete e uma resenha do Water Cooler H60 da Corsair.

Na Roleta Russa, a proposta da Finlândia de trocar aulas de caligrafia por digitação. Yay ou Nay? Não se esqueça de assinar nosso canal no YT. Até a semana que vem com mais um programa.

Clique abaixo para assistir ao programa.

Confira abaixo a lista de links comentados no programa:
continue lendo

emPodcast Sala da Justiça Sala da Justiça

SciCast #59 — A Ciência de Interestelar

Por em 12 de dezembro de 2014

SciCast_MP3Cover

Quando Interestelar chegou aos cinemas semanas atrás, muita gente ficou de queixo caído com o belo espetáculo visual que Christopher Nolan trouxe, a fim de contar uma bela história de perseverança da humanidade em frente as adversidades.

Porém nem tudo são flores, o filme recebeu duras críticas por procurar ser didático e mais importante, cientificamente preciso. Ao costurar conceitos científicos e pesquisas atuais em um filme de três horas, o resultado foi uma película que não agradou a todos, mas que ainda diverte, encanta, aflige e faz pensar.

É possível condensar as teorias da Relatividade e da Física Quântica na telona e explicar tudo de uma forma que qualquer um entende? O quão verossímeis são os robôs? Gravidade artificial, força centrífuga, a praga que destruiu todas as culturas da Terra, a NASA como organização secreta (pero no mucho), a regressão a uma sociedade que fechou os olhos para o espaço, o buraco de minhoca, o horizonte de eventos, dilatação do espaço-tempo, etc. O quanto disso é ficção e o quanto é baseado em fundamentos científicos reais?

Silmar, Estrela, Jorge, Tarik e os convidados Caio Gomes e Roberto Pena discutem tudo a respeito da ciência de Interestelar. Nolan mais acertou do que errou ou vice-versa? Até onde a consultoria de Kip Thorne ajudou na produção? É possível entrar num buraco de minhoca e sair do outro lado da galáxia inteiro? E mais importante: como diabos um planeta de água rasa tem ondas daquele tamanho?

Não esqueça que agora você pode ajudar a financiar o SciCast e visite o hotsite do SciCast para fazer o download e ler outras informações relacionadas.

continue lendo

emAstronomia Biologia Brasil Destaque Destaques Espaço Podcast SciCast

SciCast #58 — Propulsão Espacial

Por em 5 de dezembro de 2014

SciCast_MP3Cover

Você sabe o que é preciso para colocar um foguete em órbita? Além das Poderosas Forças da Física (sim eu sei, isso foi em outro cast) é preciso uma mistura um tanto perigosa e que gere combustão para propelir o bólido para o céu. Desde os chineses antigos até a Segunda Guerra Mundial, o uso desses poderosos instrumentos foi dedicado a matar, mas desde então a ciência tem utilizado seus conhecimentos para conquistar o cosmo.

Neste #SciCast, Silmar Geremia, Estrela Steinkirch e Jorge Flávio Costa tentam traçar junto com Fábio XavierRoberto Pena e Carlos Cardoso a trajetória da Propulsão Espacial. Qual foi o primeiro foguete de fato? A obra de Júlio Verne foi imprescindível para a conquista do espaço? Qual a importância de Wernher Von Braun e Sergei Korolev para a corrida disputada entre Estados Unidos e União Soviética? Quem são os grandes homens e mulheres que tiveram a oportunidade de deixar a Terra para dar uma voltinha no vácuo?

Não esqueça que agora você pode ajudar a financiar o SciCast e visite o hotsite do SciCast para fazer o download e ler outras informações relacionadas.

continue lendo

emAstronomia Brasil Destaque Destaques Espaço Podcast SciCast

SciCast #57 — Luz

Por em 28 de novembro de 2014

SciCast_MP3Cover

Todos nós sabemos o que a luz significa. Sentimos sua presença, seu calor. Sabemos que ela dá a vida, faz as plantas germinarem, aquece o solo, fornece energia, mas também causando mal a nós e outros seres quando em demasia. Mas é fato que sem ela não estaríamos aqui.

Entretanto, você sabe definir com 100% de certeza o que é a luz? É uma onda? Uma partícula? Ambos? Nenhum dos dois? Quem definiu os conceitos e o que sabemos até hoje sobre ela? São ínumeras perguntas que o pessoal do #SciCast vai tentar responder neste episódio.

Estrela, Ronaldo, Jorge, Éder, Pena e Rafael tentam descobrir o que é mais rápido: a luz, o Flash, o Seiya ou os neutrinos, se as cores são uma ilusão criada pelo cérebro, por que não enxergamos todo o espectro eletromagnético e quem brilha muito e não é uma estrela.

Não esqueça que agora você pode ajudar a financiar o SciCast e visite o hotsite do SciCast para fazer o download e ler outras informações relacionadas.
continue lendo

emAstronomia Brasil Destaque Destaques Energia Podcast SciCast

Sala da Justiça #45 — O histórico pouso da Philae e muito mais!

Por em 25 de novembro de 2014

Sala-da-Justica-45

No programa da semana passada, conversamos sobre a inauguração do Centro de Pesquisas Global da GE no Brasil; o tablet Android da Nokia, que lembra muito o iPad Mini; o projeto LinkNYC, que vai colocar postes com Wi-Fi na cidade de New York e os prováveis usos do Snapcash, nova forma de mandar dinheiro pelo Snapchat.

No Top 7 da semana, o projeto do Google para armazenamento de genomas; por qual motivo você deve atualizar já o seu Windows; a musa Kate Upton na propaganda de um jogo mobile mequetrefe; as novas versões do Visual Studio com emulador Android nativo; o histórico pouso da Philae no cometa e como ele recoloca a Europa na tradição das Grandes Navegações; a força-tarefa policial que afirma ter derrotado o Tor e no Top 1, o meu post com o hands-on com os novos iPhone 6 e iPhone 6 Plus da Apple.

Na Roleta Russa, fotografia é arte? Yay ou nay? Clique abaixo para assistir ao programa.

Assine nosso feed e o nosso canal no YT.

Escute no final do post a versão em áudio, editada por mim.

Confira os links desta Sala da Justiça:
continue lendo

emDestaque Destaques Podcast Sala da Justiça Sala da Justiça

SciCast #56 — Arthur C. Clarke

Por em 21 de novembro de 2014

SciCast_MP3Cover

Sir Arthur Charles Clarke nasceu em uma fazenda onde desenvolveu um amor intenso pelas estrelas, tanto por observar o céu quanto pelas revistas de ficção científica que lia.

Clarke encontrava-se em um em um mundo dividido entre duas politicas, socialismo e capitalismo, essas duas formas de ver o mundo competiam em tudo, e uma de suas maiores competições era a “Corrida Espacial”. A cada dia que se passava os cientistas descobriam algo novo, pois havia incentivos extremos a pesquisa, o desenvolvimento cientifico era muito rápido e como sempre, de nada adianta ter conhecimento se não existe um visionário para imaginar algo em que o conhecimento fosse usado.

Clarke escrevia com muita influência das revistas de ficção científica que lia quando era criança, uma narrativa simples e com muitas descrições detalhadas (algumas até com descrição das equações envolvidas no projeto em questão).

O que torna sua literatura tão especial é o fato de Arthur ser por própria natureza um gênio da ciência, colocando em suas historias nada mais, nada menos do que suas teorias de como algo funcionaria, por exemplo: era conhecido o rádio e propriedades geoestacionárias, Arthur juntou os dois com a ideia dos satélites.

E como forma de homenagear este fantástico autor, físico e matemático, um gênio em todos os sentidos, o SciCast desta semana é sobre ele.

Agora você pode ajudar a financiar o SciCast. Visite o hotsite do SciCast para fazer o download e ler outras informações relacionadas.
continue lendo

emBrasil Destaque Destaques Podcast SciCast

Sala da Justiça #44 — Lumia sem Nokia, Interstellar sem spoiler e pinguins robóticos

Por em 17 de novembro de 2014

Sala-da-Justica-44

Na Sala da Justiça desta semana, eu, Cardoso, Sergio, Ronaldo e Laguna conversamos sobre o novo óculos navegador da Microsoft para cegos e pessoas com alguma deficiência visual; o Lumia 535, o primeiro smartphone da Microsoft sem a Nokia; o incrível Fusion 7.5 que não custa nada, mas pode produzir muito e o painel gaúcho dos novos caças Gripen NG da Força Aérea Brasileira.

No Top 7, a vingança que a Marvel pretende fazer com quem vazou o teaser trailer do novo filme dos Vingadores; Overwatch, o primeiro game original da Blizzard em 17 anos; a ressurreição do cartão micro-SD na nova versão do Android Lollipop; um papo rápido e sem spoilers sobre o magnifíco filme Interstellar do mestre Christopher Nolan; o terrível site que transmite em streaming 73 mil câmeras de incautos que esqueceram de trocar a senha padrão de suas câmeras; as aventuras da China na Lua e o Top 1, SP vai viver dias de Mad Max? Conheça o site que permite acompanhar como está o nível dos reservatórios da SABESP e saiba se é preciso se desesperar com a falta d’água na capital paulista.

Na Roleta Russa, o Happy Feet robô criado para analisar o comportamento politicamente incorreto dos pinguins. Este tipo de pesquisa tem valor científico, ou devemos deixar os pinguins em paz? Yay ou nay?

Clique abaixo para assistir ao programa.

Escute no final do post a versão em áudio, editada por mim mesmo.

Confira os links desta Sala da Justiça:
continue lendo

emDestaque Destaques Podcast Sala da Justiça Sala da Justiça