Ciência
Ciência
Digital Drops Blog de Brinquedo

SciCast #39 — Aquele com a próxima peste

Por em 25 de julho de 2014
  • SciCast_MP3Cover

    Se contraído, o Ebola é uma das doenças mais mortais que existem. É um vírus altamente infeccioso que pode matar mais de 90% das pessoas que o contraem, causando pânico nas populações infectadas. Estima-se que até janeiro de 2013, mais de 1.800 casos de Ebola tenham sido diagnosticados, dos quais mais de 70% faleceram. Em 2014 está acontecendo um novo surto na África, só que desta vez ele está se espalhando mais rápido.

    Neste episódio, o biólogo, pesquisador e #amigodopause Átila Iamarino (Nerdologia e Rainha Vermelha) volta ao SciCast em grande estilo para uma aula sobre epidemias com foco no vírus mais mortífero descoberto nos últimos 30 anos, o Ebola.

    Descubra como surgiu esse vírus “do mal”, lacre suas janelas com fita adesiva, escolha um nome melhor que Sabiá para seus vírus mortíferos e saiba o que é ter culhões com uma freirinha muito gente boa. Participam também desta investigação o SilmarRonaldo, Marcelo, a treinadora de bactérias Carol e nosso estagiário Bryan, o Moreno (piadas liberadas).

    Foto da Arte: Pablo RigamontiAssine o SciCast e visite o hotsite para mais informações e links relacionados.
    continue lendo

  • emBiologia Destaque Destaques Medicina Podcast SciCast

    Sala da Justiça #28 — IBM e Apple, bicicletas com tablets, Facebook implica com sobrenomes e muito mais

    Por em 23 de julho de 2014

    sala_da_justica_28

    No programa desta semana recebemos a visita da Mabê, que conversou comigo, Cardoso, Ronaldo, Josh, Laguna e Matheus sobre o marcapasso do futuro, que pode ser feito de células cardíacas, a última palavra no mercado de fornos crematórios, a goTenna, um aparelho que permite que você se comunique via SMS sem Wi-Fi ou sinal de celular e o Save, novo recurso do Facebook para salvar posts para ler depois.

    No Top 7 da semana, falamos sobre as bicicletas para aluguel de Copenhague, que vem com um tablet integrado; a parceria corporativa entre a IBM e a Apple; a implicância do Facebook com alguns nomes pouco usuais; e o novo bagageiro dos aviões Boeing, que aumenta em 50% a capacidade em um 737; o novo robô de combate russo; por qual motivo o Google Chrome está acabando com a bateria do seu notebook e o garoto de 13 anos que criou um equivalente caseiro ao Google Glass.

    Na Roleta Russa, a demissão de 12.500 funcionários da Nokia pela Microsoft. Yay ou nay?

    Clique abaixo para assistir ao programa ou escute nossa versão em áudio no final do post.

    Não deixe de assinar nosso canal no YouTube e o feed da nossa versão em áudio, que foi editada pelo Silmar.

    continue lendo

    emDestaque Podcast Sala da Justiça Sala da Justiça

    SciCast #38 — Aquele com a sopa de letrinhas

    Por em 18 de julho de 2014

    SciCast_MP3Cover

    Quanta informação existe no mundo virtual? Quanto dela é relevante? Como lidar com a torrente contínua e implacável de conhecimento sendo gerado incessantemente? Oh, e agora, quem poderá nos ajudar? Ela, Iara Vidal! Não contavam com a astúcia da nossa bibliotecária favorita, que hoje nos explica como, afinal, sobreviver na era da informação.

    A convidada especial desta semana é graduada em Biblioteconomia pela UniRio e Mestre em Ciência da Informação pela UFF. Atualmente é pesquisadora  independente e desenvolve sua pesquisa sobre métricas alternativas da comunicação científica (Altmetria).

    Para ajudá-la nessa nobre e hercúlea tarefa, trazemos nosso bem avaliado (no conceito piadas infames) host Silmar, e seus pares altamente referenciados Ronaldo e Estrela, para mais um episódio do #SciCast Entrevista, onde são entrevistados cientistas de verdade, que nos contam um pouco sobre a realidade da pesquisa no Brasil.

    Foto da Arte: Pablo Rigamonti. Assine o SciCast e visite o hotsite para mais informações e links relacionados.

    continue lendo

    emBrasil Destaque Destaques Podcast SciCast

    Sala da Justiça #27 — Recuperando memórias, para-brisas virtual, The New Black e muito mais

    Por em 16 de julho de 2014

    Sala-da-Justica-27

    Sala da Justiça está de volta com o episódio #27, com o melhor da semana no Meio Bit. No programa de hoje recebemos nossa convidada Kellen Bonassoli do Mundo Podcast, para uma conversa sobre o equipamento para recuperação da memória humana que recebeu um belo investimento do DARPA; o incrível para-brisas virtual da Jaguar Land Rover e um papo sobre carros elétricos e a quantidade de postos de recarga nos Estados Unidos.

    No nosso Top 7 da semana, vimos que nem sempre o melhor hardware define quem será o melhor jogador; rimos de uma paródia as opções de customização de personagens em games do The Onion; discutimos a reação de uma produtora indie com um usuário que pirateou seu game; as razões para o sucesso financeiro do game da Kim Kardashian; o easter egg no Halo 3, que demorou 7 anos para ser descoberto; a imensa quantidade de aplicativos “zumbis” na App Store e o sensacional Vantablack, um material tão escuro que não pode ser visto.

    Na Roleta Russa, equipes de Dota 2 ou League of Legends podem arrumar um patrocinador bem controverso. Yay ou nay? Clique abaixo para assistir ao programa.


    continue lendo

    emDestaque Destaques Podcast Sala da Justiça Sala da Justiça

    SciCast #37 — Aquele com a grande bagunça

    Por em 11 de julho de 2014

    SciCast_MP3Cover

    Mesopotâmia, que em grego quer dizer “região entre rios” foi uma parte do Oriente Médio banhada pelos rios Tigre e Eufrates, que nascem nas montanhas da atual Turquia e desembocam no Golfo Pérsico, onde hoje se encontra o Iraque. Muitos povos se encontraram e se misturaram ali, aprenderam a extrair da terra seca seu sustento, empreenderam guerras e dominaram uns aos outros. Sumérios, Babilônicos, Assírios e Caldeus formaram a “civilização mesopotâmica” e com sua cultura, ciência, arte e deuses desencadearam a aurora da civilização.

    Os mesopotâmicos criaram o primeiro livro já registrado, O Gilgamesh, inventando assim o próprio registro histórico em si. Sem os mesopotâmicos, a civilização atual poderia ser bem diferente da maneira como é hoje. As escolhas que fizeram, os riscos, a energia que investiram em suas idéias e buscas, resultaram no mundo que conhecemos. No episódio de hoje do podcast sobre História mais divertido da internet brasileira (nunca serão), viajaremos rumo ao crescente fértil e seus arredores, trazendo mais situações inusitadas e conflitos sem fim. Conheça aqui a grande bagunça que foi a aurora da civilização nesta aula épica sobre a Mess Opotâmia.

    Não perca seu olho se você precisa dele, pague o peso do seu inimigo em ouro, nomeie corretamente os rios a montante e a jusante, tire sarro dos hebreus sem ser hebreu e corra para as montanhas com SilmarRonaldoBárbaraMatheus (Prof. Barbado) e Marcelo (Guaxinim).

    Assine o SciCast e visite o hotsite para mais informações e links relacionados.

    continue lendo

    emBrasil Destaque Destaques Geologia Podcast SciCast

    Sala da Justiça #26 — Eu quero ver o OCO-2; Cortana Polvo Paul; Copa em 4K e mais

    Por em 9 de julho de 2014

    Sala-da-Justica-26

    Na Sala da Justiça do MB desta semana, Cardoso, Josh, Matheus, Claudio e eu falamos sobre o satélite OCO-2, criado para monitorar o efeito estufa; a medida de segurança que vai obrigar os passageiros a ligarem o smartphone em alguns vôos nos EUA; quem foi o vencedor da Medalha Carl Sagan deste ano, e o que isto significa; e a incrível história da senhora que comprou um prédio no Japão e descobriu um cemitério de fliperamas antigos.

    No Top 7, o grupo de Cientistas de Cambridge que criou um supercondutor capaz de manipular um campo magnético recorde; o projeto espacial Russo em Cuba; o cubículo Cozy Room; a fraude de boletos que pode ter desviado mais de R$ 8 bilhões; o piloto “vazado” de Constantine; as previsões certeiras da Cortana nessa Copa do Mundo, e como foi a transmissão em 4K da Oi TV.

    Na Roleta Russa, o caso da competição mundial de Hearthstone: Heroes of Warcraft que não aceita que mulheres participem, e a explicação dada pelos organizadores da etapa finlandesa. Yay ou Nay?

    Clique abaixo para ver o programa.

    Não deixe de assinar o nosso canal no YouTube e o também o feed do Sala da Justiça em áudio (para todos os agregadores). A edição da versão em áudio é feita pela nossa querida Estrela. Use as hashtags #SJMB ou #SdJ para falar com a gente! Até a semana que vem com mais uma Sala da Justiça!

    continue lendo

    emDestaque Destaques Podcast Sala da Justiça Sala da Justiça

    Sala da Justiça #25 — naves interestelares, Copa do Mundo nas redes sociais, Google I/O e WoW sem facções

    Por em 4 de julho de 2014

    Sala-da-Justica-25-2

    Gravamos a Sala da Justiça de número 25 nesta última terça, e no episódio desta semana, eu, Ronaldo, Dori, Josh e Matheus, conversamos sobre como a Copa do Mundo 2014 se tornou o evento mais comentado na história do Facebook; as Robolimpíadas de Tóquio em 2020 e também sobre Android L e as outras novidades do Google I/O.

    No Top 7 desta semana, o incrível game Valiant Hearts; Google Now agora pode ser acessado de qualquer tela do seu smartphone Android; a absurda visualização de um ataque DDOS em servidores nos Estados Unidos; o bizarro experimento de manipulação emocional do Facebook; conta da Polícia Federal no Twitter hackeada; o caso do jogador que chegou ao topo do WoW mesmo sem escolher uma facção e a ilustração de uma nave interestelar que o History Channel jura que é um protótipo.

    Na Roleta Russa, o caso da usuária do Instagram que teve sua conta suspensa por postar imagens de seus filhos. Yay ou Nay?

    Clique abaixo para ver o programa.

    Assine nosso canal no YouTube e o feed do Sala da Justiça em áudio (para todos os agregadores). Use as hashtags #SJMB ou #SdJ para falar com a gente! Até a semana que vem com mais uma Sala da Justiça!

    continue lendo

    emDestaque Destaques Podcast Sala da Justiça Sala da Justiça