Mobile
Mobile
Digital Drops Blog de Brinquedo

Um Skype pra chamar de seu?

Por em 1 de setembro de 2014

Unknown-660x572

O 4Chan é relacionado a tanta coisa (e outras tantas são relacionadas a ele sem o ser de fato) que não é de espantar que isso possa ter nascido lá.

Aparentemente uma galera esperta começou um novo projeto para criar uma versão do Skype (a bem da verdade um software de VoIP) utilizando criptografia forte e bibliotecas livres.
continue lendo

emDestaques Internet Open-Source Software VoIP

Munique, cidade pioneira no uso do Linux, deve voltar para o Windows

Por em 19 de agosto de 2014

Ano do Linux

No distante ano de 2003 parecia que o ano do Linux estava chegando. A cidade de Munique, na Alemanha, começou a migração de 14 mil PCs do governo municipal de Windows para Linux.

A migração sofreu vários atrasos mas, 10 anos depois, em dezembro de 2013, estava completa. O problema, no entanto, é que os usuários não estão felizes com a mudança e o governo de Munique não está feliz com o custo. Ao menos é o que diz a prefeitura da cidade.
continue lendo

emDestaques Linux Microsoft Open-Source Software

Software permite que você manipule objetos 3D em fotos 2D

Por em 6 de agosto de 2014

om3d-590x330

Se você já trabalhou com fotografia, mesmo que numa pegada entusiasta, provavelmente você já abriu uma foto e quis mover determinado objeto um pouco mais pra direita, rotacionar, subir ou descer um pouco o ítem para melhorar a composição da imagem.

E também provavelmente se irritou muito por não poder fazer isso digitalmente.

Sempre é necessário repensar a foto, voltar ao local — quando possível — e refazê-la. Ou ao menos, era.

continue lendo

emÁudio Vídeo Fotografia Destaques Manipulação digital Open-Source Software

Tesla libera patentes para uso público. Bondade? Nah…

Por em 16 de junho de 2014

allYourBase

Semana passada Elon Musk surpreendeu meio-mundo, com uma atitude mais Bill Gates do que Tony Stark. Em um post no blog da Tesla comunicou que, seguindo o espírito do movimento Open Source, estavam comprometidos com o desenvolvimento de carros elétricos, e que isso ia além da empresa.

As patentes desenvolvidas pela Tesla poderiam ser vistas como impedimento, e para que isso não ocorresse, se comprometiam publicamente a não processar qualquer empresa que, em boa fé queira usar a tecnologia desenvolvida por eles.

Ou seja: se a MeioBit Motors resolver criar um carro elétrico, poderemos fuçar o portfólio de patentes da Tesla, copiar os recursos que acharmos interessantes e assim não começaremos do zero.

É lindo, hackers bateram palmas, Yay Open Source, mas… não é assim que a banda toca.
continue lendo

emDestaques Energia Hardware Open-Source

Alan Moore anuncia app open-source para quadrinhos

Por em 2 de junho de 2014

moore

Alan Moore é um gênio. De sua mente saíram obras-primas como Miracleman, Watchmen, A Piada Mortal, From Hell, V for Vendetta e Monstro do Pântano. Ele elevou as histórias em quadrinhos ao nível da poesia. Junto com Neil Gaiman foi fundamental para o reconhecimento de sua arte como uma forma válida de expressão, indo muito além de sujeitos com cueca por cima da calça se pegando na porrada.

Dito isso, Alan Moore é um ser esquisito. Se fosse vizinho dele eu nunca tomaria banho sem trancar a porta do banheiro. Moore é adorador do Deus-Cobra Glycon, e essa é a faceta menos esquisita de sua personalidade. Ele não diferencia mais imaginação e realidade, mas se esse é o preço para produzir com a qualidade que produz, é pequeno.
continue lendo

emDestaques Entretenimento Open-Source Software

TrueCrypt — crônica de uma morte não-anunciada

Por em 29 de maio de 2014

PutinSnowden

Nos tempos atuais quem tem preocupação em manter dados sigilosos armazenados e não confia em nuvens (não confie em nuvens) depende de ferramentas criptográficas, que felizmente são bem decentes, ao menos para o dia-a-dia, pois convenhamos não há nenhuma senha que um grupo de matemáticos da NSA ou um sujeito com um alicate não consigam descobrir.

Dessas ferramentas a mais popular é o TrueCrypt, do qual já falamos várias vezes aqui. Open Source, multiplataforma, fácil de usar e extremamente versátil, permite que você crie volumes criptografados, discos invisíveis que não aparecem até que sejam invocados, pendrives e outras formas convenientes de guardar aqueles vídeos e fotos da ex que o governo alemão quer que você apague
continue lendo

emInternet Open-Source Segurança

Construa seu celular com US$ 158, utilizando um Raspberry Pi

Por em 28 de abril de 2014

berryphone

A filosofia hacker de raiz diz que a principal justificativa para se realizar algo é descobrir se pode ou não ser feito, nada além disso. Claro, mais de uma vez as descobertas ao longo do caminho levam a produtos finais e soluções reais, mas muito do que impulsiona essa gente é simplesmente o prazer da descoberta, da tentativa e erro. É aí que mora toda a diversão.

O fotógrafo e hacker David Hunt é um desses. Ele já anda fuçando com o Raspberry Pi há um bom tempo, como quando ele acondicionou o PCzinho no grip de sua DSLR, conferindo à câmera diversas funções extras. Seu mais recente projeto envolvendo o mini computador é o PiPhone, um celular com tela touch completamente funcional, que ele montou por um custo total de US$ 158.

continue lendo

emComputação móvel Hardware Miscelâneas Open-Source Planeta Sem Fio Software Telecom