Digital Drops Blog de Brinquedo

Munique, cidade pioneira no uso do Linux, deve voltar para o Windows

Por em 19 de agosto de 2014

Ano do Linux

No distante ano de 2003 parecia que o ano do Linux estava chegando. A cidade de Munique, na Alemanha, começou a migração de 14 mil PCs do governo municipal de Windows para Linux.

A migração sofreu vários atrasos mas, 10 anos depois, em dezembro de 2013, estava completa. O problema, no entanto, é que os usuários não estão felizes com a mudança e o governo de Munique não está feliz com o custo. Ao menos é o que diz a prefeitura da cidade.
continue lendo

emDestaques Linux Microsoft Open-Source Software

Software permite que você manipule objetos 3D em fotos 2D

Por em 6 de agosto de 2014

om3d-590x330

Se você já trabalhou com fotografia, mesmo que numa pegada entusiasta, provavelmente você já abriu uma foto e quis mover determinado objeto um pouco mais pra direita, rotacionar, subir ou descer um pouco o ítem para melhorar a composição da imagem.

E também provavelmente se irritou muito por não poder fazer isso digitalmente.

Sempre é necessário repensar a foto, voltar ao local — quando possível — e refazê-la. Ou ao menos, era.

continue lendo

emÁudio Vídeo Fotografia Destaques Manipulação digital Open-Source Software

Tesla libera patentes para uso público. Bondade? Nah…

Por em 16 de junho de 2014

allYourBase

Semana passada Elon Musk surpreendeu meio-mundo, com uma atitude mais Bill Gates do que Tony Stark. Em um post no blog da Tesla comunicou que, seguindo o espírito do movimento Open Source, estavam comprometidos com o desenvolvimento de carros elétricos, e que isso ia além da empresa.

As patentes desenvolvidas pela Tesla poderiam ser vistas como impedimento, e para que isso não ocorresse, se comprometiam publicamente a não processar qualquer empresa que, em boa fé queira usar a tecnologia desenvolvida por eles.

Ou seja: se a MeioBit Motors resolver criar um carro elétrico, poderemos fuçar o portfólio de patentes da Tesla, copiar os recursos que acharmos interessantes e assim não começaremos do zero.

É lindo, hackers bateram palmas, Yay Open Source, mas… não é assim que a banda toca.
continue lendo

emDestaques Energia Hardware Open-Source

Alan Moore anuncia app open-source para quadrinhos

Por em 2 de junho de 2014

moore

Alan Moore é um gênio. De sua mente saíram obras-primas como Miracleman, Watchmen, A Piada Mortal, From Hell, V for Vendetta e Monstro do Pântano. Ele elevou as histórias em quadrinhos ao nível da poesia. Junto com Neil Gaiman foi fundamental para o reconhecimento de sua arte como uma forma válida de expressão, indo muito além de sujeitos com cueca por cima da calça se pegando na porrada.

Dito isso, Alan Moore é um ser esquisito. Se fosse vizinho dele eu nunca tomaria banho sem trancar a porta do banheiro. Moore é adorador do Deus-Cobra Glycon, e essa é a faceta menos esquisita de sua personalidade. Ele não diferencia mais imaginação e realidade, mas se esse é o preço para produzir com a qualidade que produz, é pequeno.
continue lendo

emDestaques Entretenimento Open-Source Software

TrueCrypt — crônica de uma morte não-anunciada

Por em 29 de maio de 2014

PutinSnowden

Nos tempos atuais quem tem preocupação em manter dados sigilosos armazenados e não confia em nuvens (não confie em nuvens) depende de ferramentas criptográficas, que felizmente são bem decentes, ao menos para o dia-a-dia, pois convenhamos não há nenhuma senha que um grupo de matemáticos da NSA ou um sujeito com um alicate não consigam descobrir.

Dessas ferramentas a mais popular é o TrueCrypt, do qual já falamos várias vezes aqui. Open Source, multiplataforma, fácil de usar e extremamente versátil, permite que você crie volumes criptografados, discos invisíveis que não aparecem até que sejam invocados, pendrives e outras formas convenientes de guardar aqueles vídeos e fotos da ex que o governo alemão quer que você apague
continue lendo

emInternet Open-Source Segurança

Construa seu celular com US$ 158, utilizando um Raspberry Pi

Por em 28 de abril de 2014

berryphone

A filosofia hacker de raiz diz que a principal justificativa para se realizar algo é descobrir se pode ou não ser feito, nada além disso. Claro, mais de uma vez as descobertas ao longo do caminho levam a produtos finais e soluções reais, mas muito do que impulsiona essa gente é simplesmente o prazer da descoberta, da tentativa e erro. É aí que mora toda a diversão.

O fotógrafo e hacker David Hunt é um desses. Ele já anda fuçando com o Raspberry Pi há um bom tempo, como quando ele acondicionou o PCzinho no grip de sua DSLR, conferindo à câmera diversas funções extras. Seu mais recente projeto envolvendo o mini computador é o PiPhone, um celular com tela touch completamente funcional, que ele montou por um custo total de US$ 158.

continue lendo

emComputação móvel Comunicação Digital Hardware Miscelâneas Open-Source Planeta Sem Fio Software

Microsoft, Google e Cia (não aquela) patrocinam projeto do OpenSSL

Por em 25 de abril de 2014

ines

Depois do vexame do Heartbleed a indústria percebeu algo que era óbvio MAS ninguém nunca deu bola: boa parte da internet está nas mãos a cargo de softwares Open Source, muito mais disseminados do que qualquer solução proprietária. Claro, o Windows tem domínio total do segmento de clientes, mas isso não afeta a infraestrutura.

Note, a questão não é ser Open Source ou Proprietário. O Apache é OS, o IIS é fechado, e as vulnerabilidades de ambos são contadas nos dedos da mão do Lula. Sem exagero, é nesse nível. Blindados. O problema é que o OpenSSL não é um projeto descolado. Não é algo que funcione pra impressionar meninas na LinuxCon. Não tem frontend, não tem tela bonitinha, é um componente, essencial mas um componente, como a glibc.
continue lendo

emIndústria Internet Open-Source Software Wireless e Redes