Ciência
Ciência
Digital Drops Blog de Brinquedo

A Caçada Aos Vermelhos em Outubro*

Por em 20 de outubro de 2014
article-2441457-1871F9CC00000578-906_964x642

“Capitão, eu falei que devíamos ter virado à esquerda em Albuquerque” “Cale a boca, Dimitry”

No dia 12 de agosto de 2000 o submarino nuclear lançador de mísseis balísticos K-141 Kursk sofreu um acidente durante exercícios no Mar de Barents. Um torpedo mal-construído começou a vazar oxidante e logo uma explosão equivalente a 250 kg de TNT abriu um rombo no casco. O Kursk afundou imediatamente, matando 95 do 118 tripulantes. Atingindo o fundo do oceano a 108 metros de profundidade, não precisa tão complicado um resgate, mas os russos fazem as coisas do seu próprio jeito.

O recém-eleito Presidente Putin se recusou a cancelar suas férias, em Sochi. Ingleses, americanos e noruegueses ofereceram ajuda, foram ignorados na base do “está tudo sob controle” e que não precisavam se incomodar.

Moscou achou que todo mundo já estava morto mesmo, mas depois que finalmente aceitaram ajuda, mergulhadores noruegueses acharam 24 corpos amontoados em um compartimento próximo da popa. Eles sobreviveram vários dias até que um segundo acidente provocou um incêndio. Acharam até mensagens escritas dos tripulantes para suas famílias.

Agora parece que a História se Repete.
continue lendo

emGeologia Miscelâneas

Eu já sabia: Guardiões da Galáxia virará desenho animado

Por em 16 de outubro de 2014

rocket-raccoon

Que a Disney está ordenhando a Marvel de todos os jeitos possíveis e imagináveis, disso não há dúvidas. Mais do que isso, ela tem trabalhado de forma a alinhar o universo dos quadrinhos com o cinematográfico a fim de maximizar os lucros e manter os fãs de várias mídias interessados (quem só vê os filmes não vai querer ler 40 anos de cronologia para entender e não é preciso, mas o fã curte referências obscuras como o casulo de Adam Warlock na sala de troféus do Colecionador), e isso é bom pois temos mais material do que esperávamos e mais, com qualidade.

Por isso não é de se estranhar que depois do baita sucesso nos cinemas, Os Guardiões da Galáxia irem parar na TV com um cartoon novinho em folha.
continue lendo

emÁudio Vídeo Fotografia Entretenimento Miscelâneas

Esta mulher vê 100x mais cores que uma pessoa comum

Por em 16 de outubro de 2014
san-diego-artist-concetta-antico

Para a artista Concetta Antico, que é dotada de tetracromatismo, o mundo é “como um mosaico de cores”.

Quando Antico Concetta olha para uma simples folha, ela vê muito mais do que verde. “Em volta das bordas eu vejo laranja, vermelho ou roxo na sombra. Você pode ver verde escuro, mas eu vejo violeta, turquesa, azul…”, diz ela.

É como um mosaico de cores!

Antico não percebe estas cores por ela ser uma artista impressionista, mas sim porque ela é portadora de uma mutação rara chamada tetracromacia, o que faz com a retina de seus olhos tenha mais receptores para absorver as cores. A diferença está nos cones de Antico, que são estruturas dos olhos calibradas para absorver luz em determinados comprimentos de onda e transmitir essa informação ao cérebro. Enquanto uma pessoa normal tem três deles (o que permite que vejamos em torno de 1 milhão de cores), a artista tem quatro, então seus olhos são capazes de captar muito mais nuances de cores (estima-se que em torno de 100 milhões) do que uma pessoa comum.
continue lendo

emDestaques Medicina Miscelâneas

Um dispositivo para ajudar quem tem medo de injeções

Por em 15 de outubro de 2014

fear-of-needles

Admita: mesmo que hoje você seja uma pessoa corajosa e confiante, houve um momento da sua vida (principalmente na infância) em que você tremia nas bases toda vez que a enfermeira chegava perto de você com uma agulha. Há pessoas que mantiveram o medo de injeção até a idade adulta, e é pensando neles e principalmente nas crianças que uma equipe da Associação Americana de Anestesistas (ASA) conduziu um estudo em que definiu que é possível utilizar aparelhos que amenizem a dor e que mantenham tanto os pequenos quanto os grandões tranquilos.

continue lendo

emMedicina Miscelâneas

Comissários querem que passageiros parem de usar gadgets durante pousos e decolagens

Por em 14 de outubro de 2014

jetblue-first-wifi

Como comprovado por extensivas pesquisas da FAA e milhões de horas de vôo de celulares e iPads que a gente esquece de desligar já comprovaram, celular não derruba avião. Eu sei, há empresas que chilicam até com Kindles, já me mandaram desligar um como se eu estivesse com aquela maleta do Airplane 2. O problema é que as mesmas empresas que tratam seu celular como se fosse um artefato nuclear querem ele ligado e gastando seu dinheiro, se o avião estiver equipado com serviço de telefonia.

Nos EUA a FAA já relaxou as restrições a ponto de liberar o uso de gadgets mesmo durante pousos e decolagens. Quem não gostou foram os comissários e comissárias de bordo, por motivos que chegam a dar até peninha.
continue lendo

emDestaques Miscelâneas Mundo Estranho

Transforme suas fotos em belos quadros com o Flickr Wall Art

Por em 14 de outubro de 2014

flickr-wall-art

Você que é fotógrafo, amador ou profissional e que salva suas obras no Flickr: saiba que o serviço de compartilhamento de imagens do Yahoo! está oferecendo um novo recurso que busca facilitar a vida daqueles que gostariam de imortalizar seus cliques na parede, o Flickr Wll Art.

continue lendo

emÁudio Vídeo Fotografia Miscelâneas Notícias Web 2.0

Será que cola? Um headphone de gatinha com alto-falantes

Por em 13 de outubro de 2014

axent-wear-001

Lembro que há alguns anos o Cardoso publicou uma traquitana tecnológica visualmente interessante mas que não era nada que se poderia chamar de maravilha da tecnologia: um headphone de arco com orelhas de gatinha, coisa que muitas garotas costumavam utilizar e unia una peça até charmosa a uma função prática. Mas era algo puramente estético, além de bem barato.

Corta para 2014: uma startup chamada Axent Wear lança uma campanha no Indiegogo levantando fundos para um headphone high-tech cuja maior atração são as ditas orelhas, mas com uma função específica: ela são alto-falantes. E por incrível que pareça, o projeto arrecadou três vezes mais do que o pretendido em apenas quatro dias.

continue lendo

emAcessórios Áudio Vídeo Fotografia Entretenimento Hardware Miscelâneas