Ciência
Ciência
Digital Drops Blog de Brinquedo

Espírito de porco destrói HitchBOT, o robô mochileiro

Por em 3 de agosto de 2015 - Nenhum Comentário

hitchbot

Realmente não podermos ter coisas legais. Projetos que dependem da boa vontade de outros estão sempre sujeitos a acabarem sabotados por gente mal-intencionada, sabemos disso, mas mesmo assim ficamos tristes quando vemos um projeto interessante ir para o vinagre por causa de pessoas maldosas.

Foi o que aconteceu com o hitchBOT, um projeto de pesquisadores canadenses com o intuito de testar a receptividade dos robôs. Bem, podemos dizer que ela não é das melhores.
continue lendo

emDestaques Miscelâneas Robótica

Um idiota, uma cascavel e uma selfie de US$ 150 mil

Por em 27 de julho de 2015 - 89 Comentários
diamondback-vs-deadpool

Não essa Cascavel (e nem esse idiota).

Como eu já disse antes não tenho nada contra quem tira selfies. O fenômeno cultural ajudou a estimular os fabricantes de smartphones a investirem cada vez mais nas câmeras frontais de seus aparelhos, e hoje não é raro dispositivos com ambos conjuntos de excelente qualidade. Ou seja, saímos ganhando.

O problema é o elemento segurando o smartphone. Quando o usuário não coloca o cérebro para funcionar na hora de tirar a selfie perfeita, Darwin entra em ação e o resultado nem sempre é legal. Casos não faltam, como o do cara que explodiu os miolos ao posar com uma arma nas mãos ou da romena que subiu no telhado de uma estação de trem. Por aqui tivemos um quase Darwin, envolvendo um pau de selfie e um helicóptero.

continue lendo

emDestaques Miscelâneas Mundo Estranho Notícias

Conheçam: Projeto Semear Ciência e Museu Ciência e Vida

Por em 21 de julho de 2015 - 59 Comentários

saber

Se fazer ciência já é pedreira, divulgar é pior ainda. Rola toda uma ciumeira entre a Academia e os Divulgadores, os cientistas mais tradicionais não aceitam a idéia de que é preciso simplificar para explicar alguns conceitos, e adoram destruir trabalhos de divulgação por causa de bobagens e irrelevâncias.

Mesmo nomes consagrados como Carl Sagan, Bill Nye e Neil DeGrasse Tyson sofrem, há todo um contingente de ciumentos que adoram acusar Sagan de não ser um “astrônomo de verdade”, são os mesmos que não queriam colocar câmeras nas primeiras sondas interplanetárias, pois achavam que os dados não seriam relevantes. Sagan bateu pé, defendendo que o público NÃO quer ver espectros de absorção, quer imagens. 
continue lendo

emBrasil Destaque Destaques Miscelâneas

Tecnologia: desencravador de unhas japonês

Por em 18 de julho de 2015 - 27 Comentários

w_1_0001137_nail-cutter-large

Unhas humanas são um daqueles resquícios evolucionários que assim como cunhados são completamente inúteis mas não vão embora tão cedo. Depois que descemos das árvores perdemos a necessidade de nos fixar em superfícies verticais. Também não servem para defesa, a única unha útil é a do mindinho, que trocador de ônibus deixa crescer pra tirar cera do ouvido.
continue lendo

emBiologia Miscelâneas Mundo Estranho

Americana presa por imprimir dinheiro em casa diz que a culpa é do Obama

Por em 15 de julho de 2015 - 82 Comentários

dinheirofalso_obama636

Há algumas semanas eu postei aqui um texto sobre como a tecnologia pode ser mal utilizada, e os motivos pelos quais devemos duvidar de tudo o que lemos na internet.

Ainda assim, muita gente acredita em qualquer coisa. É o caso de uma senhora de 45 anos do Tennessee, nos EUA, que leu que Obama tinha liberado a impressão de cédulas de dinheiro em casa, e resolveu montar sua própria Casa da Moeda da forma mais esdrúxula possível.

continue lendo

emDestaques Miscelâneas Mundo Estranho

Só um filho de chocadeira projetaria assentos de avião assim

Por em 13 de julho de 2015 - 82 Comentários

patent-001

Existem dois tipos de produto-conceito: os de verdade, desenvolvidos por engenheiros e profissionais competentes, saídos de horas de trabalho, marteladas na cabeça e estudos para descobrir a viabilidade da peça e todo o resto, que é extrapolado por graduandos de design que nunca passaram mais de cinco minutos no mundo real. Isso ou não sairiam com maluquices como essa, essa ou essa aqui, que contrariam o bom-senso e diversas leis da Física.

De vez em quando damos de cara com brincadeiras feitas por crianças que surpreendentemente são mais viáveis que as maluquices desses pretensos dizáiners, que pensam que isso aqui vai salvar a natureza. Claro, desconhecem o conceito de plantas.

continue lendo

emDestaques Engenharia Miscelâneas

Opalas em Marte e o cachorro mais azarado do mundo

Por em 13 de julho de 2015 - 35 Comentários

opala

Muito, muito tempo atrás, em uma sexta-feira (ei, tenho 15% de chance de estar certo) a rotina de Marte foi interrompida por um evento cataclísmico. Um meteoro de tamanho considerável viajando a uma velocidade mais considerável ainda atingiu a superfície, a energia foi tanta que parte do material foi ejetado acima da velocidade de escape. Sim, um meteoro porreta é capaz de mandar parte de um planeta pro espaço, literalmente.
continue lendo

emAstronomia Biologia Destaque Espaço Geologia Miscelâneas