Ciência
Ciência
Digital Drops Blog de Brinquedo

A camada de ozônio está realmente se recuperando

Por em 15 de setembro de 2014
2014_09-NASA-OZONE

Simulação da camada de ozônio sobre a Antártida. Amarelo e vermelho representam os pontos onde o ozônio é mais grossa.

O Protocolo de Montreal, criado em resposta a diminuição da camada de ozônio da Terra, resultou em um mundo praticamente livre do uso dos produtos químicos responsáveis pela sua destruição. Esta talvez tenha sido a maior conquista em termos ambientais que a humanidade já alcançou. E, esta semana, a Organização Meteorológica Mundial e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente anunciaram que está funcionando. Infelizmente, nem tudo são flores, já que o mesmo relatório aponta que as emissões de gases do efeito estufa estão de volta a níveis alarmantes dos anos 1980.

Mas vamos primeiro as boas notícias. A versão 2014 do relatório Avaliação Científica do Ozônio, mostra que a concentração atmosférica da maior parte dos produtos químicos banidos pelo Protocolo de Montreal está diminuindo. As exceções são o hidroclorofluorcarbonetos, usado em refrigeração, e o halon, uma mistura de compostos halogenados usados como retardantes de chamas. O relatório também menciona que deve existir uma fonte não identificada de tetracloreto de carbono para explicar sua persistência na atmosfera (ninguém pensou em acusar as vacas, né?).
continue lendo

emEspaço Geologia Miscelâneas

Coisas que 2001 acertou sobre o futuro em 2014

Por em 15 de setembro de 2014

vlcsnap-00018

2001 — Uma Odisséia no Espaço é uma obra-prima de Stanley Kubrick, baseado no livro que Arthur Clarke escreveu baseado no filme de Stanley Kubrick (isso mesmo). Criado para ser o proverbial “filme bom de ficção científica” em uma época onde foguetes soltavam foguinho, pareciam naves de desenho animado e aliens verdes disparavam pistolas de raio pew pew pew, 2001 mostrou um futuro provável, viável e razoável, ao mesmo tempo em que confrontou a Humanidade com uma inteligência misteriosa muito além de nossa compreensão.

Mesmo tendo sido lançado em 1968, o filme consegue ser mais realista que muita coisa feita hoje. Alguns dizem que as cenas na Lua são melhores do que o Remake que Kubrick fez um ano depois, para falsificar o pouso da Apollo XI. Só que 2001 não acerta só no visual e na previsão de que no Século XXI ainda não teríamos uma Estação Espacial terminada (maldade dizer que a parte que falta no filme era a brasileira). Acertam em coisas do dia-a-dia, mesmo em 2014. Vejamos algumas:
continue lendo

emDestaque Destaques Entretenimento Espaço Miscelâneas

Finalmente uma punição adequada para quem dirige e fica mexendo no telefone

Por em 11 de setembro de 2014
Celular_Edmar-Melo1

Se for dirigir não tecle, se for teclar, não dirija.

Motoristas que forem pegos enviando mensagens enquanto dirigem em Long Island poderão ser punidos com a desativação temporária dos seus telefones da próxima vez em que forem dirigir.

A promotora pública do Distrito de Nassau County, Kathleen Rice, diz que a medida será implementada através de algum hardware ou software instalado no celular e comparou a punição àquela que é aplicada aos motoristas que são obrigados a soprar o bafômetro para que o veículo possa ser utilizado. Ela completa dizendo que o custo pela implementação dessas formas de bloqueio serão pagos pelo infrator.
continue lendo

emDestaques Miscelâneas Mundo Estranho

O que você estava a fazer naquele 11 de setembro?

Por em 11 de setembro de 2014
Laguna_One_World_Trade_Center

One World Trade Center (Crédito: Eddie Silva)

Há exatos 41 anos, mais precisamente no dia 11 de setembro de 1973, saía de cena o presidente socialista/marxista Salvador Allende e entrava, em seu lugar, o general Augusto Pinochet, um presidente militar eleito com o golpe no Estado Chileno.

Salvador Allende acabou “cometendo suicídio” nesse mesmo dia, só que antes de entregar o poder às forças do general Augusto Pinochet, disse o seguinte:

Eu não vou renunciar. Pagarei com minha vida a lealdade do povo.

E, prevendo o momento que se aproximava, acrescentou:

Outros homens saberão superar este momento cinza e amargo onde a traição pretende se impor!” — Salvador Allende

No dia 11 de setembro de 1997, uma grave tragédia matou 14 soldados estonianos, afogados no mar do estreito Kurkse.

O maior atentado terrorista da história em tempos de “paz” completa hoje 13 anos. Dois enormes e feios prédios foram abaixo levando milhares de vidas, perdas inestimáveis, sem preço.

Um certo coxinha apresentador de TV comparou tal tragédia com o recente papelão da seleção brasileira de futebol masculino na Copa. Para não concordar diretamente com tal indivíduo ridículo, o tio Laguna prefere dizer que concorda com o épico Izzy Nobre:
continue lendo

emEntretenimento Miscelâneas Web 2.0

Começam testes do sistema da Receita para taxar importações

Por em 9 de setembro de 2014

leao-receita-federal

A Receita Federal e os Correios se preparam para morder o bolso do contribuinte com força: o sistema que visa automatizar a tributação de mercadorias adquiridas no exterior via web está entrando em fase de testes neste mês.

continue lendo

emComunicação Digital Destaques Internet Miscelâneas Web 2.0

Melhor Coreia derruba Wi-Fi livre de embaixadas locais

Por em 9 de setembro de 2014

image

Já estava sentindo falta das notícias da Melhor Coreia, aquela terra maravilhosa onde tudo é lindo e fantástico, aquela em que o Grande Líder Kim Jong-un é um governante justo e que só quer o bem de seus cidadãos. Aquele governo que a situação brasileira apóia de forma irrestrita, afinal são todos bonzinhos.

Dessa vez as malvadas instituições capitalistas com as quais a Melhor Coreia está batendo de frente são embaixadas e organizações não governamentais instaladas no país, pelo crime de permitirem que os cidadãos do pais tenham acesso irrestrito à internet.

continue lendo

emComunicação Digital Internet Miscelâneas Mundo Estranho Planeta Sem Fio Web 2.0 Wireless e Redes

Clube da Luluzinha, o app de táxi só para mulheres (uhuull!)

Por em 8 de setembro de 2014
photo_369

SheTaxis — SheRides: motoristas mulheres, passageiros mulheres.

Enquanto no Brasil os gritos e ranger de dentes das cooperativas de táxi continuam, nos EUA a competição entre os apps de táxi está acirradíssima, tanto que gerou um novo e único tipo de negócio: banimento de homens (oh, God!).

O app se chama SheTaxis — SheRides e atualmente funciona em New York, Long Island e Westchester County tendo apenas motoristas mulheres, assim como as passageiras. E parece que tem muitas mulheres querendo pagar por esse tipo de serviço por lá.
continue lendo

emMiscelâneas Software