Ciência
Ciência
Digital Drops Blog de Brinquedo

Cientista louco argentino preso ao tentar vender armas nucleares pra Venezuela

Por em 31 de janeiro de 2015

drevil

Nos anos 60 EUA e Canadá resolveram que Julio Verne não era necessariamente ficção científica, e a idéia de usar um canhão para lançar objetos ao espaço tinha seus méritos. Liderado por um sujeito chamado Gerald Bull, o Projeto HARP (não confundir com o HAARP, o dos terremotos, furacões, 11 de setembro, etc).

O High Altitude Research Project montou em uma ilha do Caribe vários canhões, incluindo um monstro naval de 410 mm. Entre vários testes eles conseguiram aperfeiçoar sondas capazes de resistir às acelerações grotescas do disparo do canhão, e em 1966 uma sonda de 180 kg foi lançada a uma altitude de 180 km, um recorde que permanece até hoje (para saber mais)
continue lendo

emEnergia Miscelâneas

Fato: meninas aprendem mais e melhor que os meninos

Por em 28 de janeiro de 2015

girl-math

Vamos ser francos aqui: é fato que as pessoas costumam prestar muito mais atenção ao que meninos alcançam em matemática e ciências, educacionalmente falando do que as meninas, mas um estudo da Universidade do Missouri mostra justamente o contrário: garotas tem aptidão natural a se saírem melhor do que os garotos em boa parte do mundo, independente das condições impostas ou problemas sociais.

continue lendo

emBiologia Destaque Destaques Miscelâneas

Quem diria Leonardo da Vinci agora salva aviões

Por em 27 de janeiro de 2015

vlcsnap-00048

Leonardo da Vinci, além de pegador e aventureiro, conforme aprendi naquele documentário Da Vinci’s Demons, era um grande inventor, mas a realidade é que basicamente nada do que ele criou foi construído. Uma das teorias pop mais populares diz que ele era um viajante do tempo, o que justificaria seus projetos futuristas.

Entre todos os que ele criou um dos poucos que teria dado certo é o pára-quedas. Incontáveis vidas foram salvas por esse equipamento, novos esportes foram criados e a própria guerra mudou. Curiosamente sua invenção precede o avião em várias centenas de anos, mas mesmo assim a grande maioria dos pilotos não sabe saltar de pára-quedas.
continue lendo

emDestaque Engenharia Miscelâneas

Netflix on fire: meta é lançar 20 novas séries originais por ano

Por em 26 de janeiro de 2015

oitnb

Quando a Netflix anunciou há pouco mais de dois anos seu plano de investir em conteúdo original, com Lilyhammer como a primeira obra, muita gente ficou com um pé atrás. “Como assim um canal de streaming vai lançar conteúdo igual — ou melhor — que as séries das grandes emissoras?” era um pensamento recorrente. Muitos acharam que não ia dar certo, menos a Netflix.

Hoje o formato é um sucesso. A audiência é enorme, a qualidade excepcional e isso se reflete em prêmios, muitos prêmios. E a Netflix já avisou que não vai pegar leve: a intenção é introduzir bastante material novo todos os anos.

continue lendo

emÁudio Vídeo Fotografia Destaques Entretenimento Miscelâneas

Balonistas pretendem recriar plano de guerra japonês da 2ª Guerra

Por em 25 de janeiro de 2015

14-festival

A guerra costuma trazer muita inovação tecnológica, mas nem toda idéia é genial. Se de um lado tivemos os foguetes V2, o Messerschmidt Me 262, o Projeto Manhattan e o radar, do outro lado tivemos navios com torres lança-chamas para espantar aviões, a bomba voadora controlada por pombos, os cachorros-bomba russos e… os balões de fogo japoneses.

A idéia era simples, prática, inédita e idiota: em 1944 os japoneses começaram a lançar balões com 1 kg de explosivos. Como Aquaman não havia declarado guerra ao Império do Sol Nascente, a princípio isso não fazia sentido.
continue lendo

emDestaque Destaques Espaço Miscelâneas

Cientistas avançam relógio do Apocalipse. Ozymandias aprova

Por em 25 de janeiro de 2015

tictactictac

Em Watchmen, a obra-prima de Alan Moore o tema condutor da história são… relógios. Entre as menções está um tal Relógio do Apocalipse, que simbolizaria o quanto a Humanidade estaria perto de uma catástrofe global. É uma idéia tão surreal que só pode ser verdadeira. E é.

Fundada em 1945, o Boletim dos Cientistas Atômicos é uma revista que discute temas de alcance global. Em 1947 vários membros do Boletim que trabalharam no Projeto Manhattan resolveram criar o Relógio. Baseados na conjuntura mundial eles posicionam o ponteiro dos minutos, indicando o quão perto da Meia-Noite a Humanidade está. Meia-Noite significa… The End, Kaput, Kobayashy Maru, Hasta la Vista Baby, #SomosTodosTylerDurden.
continue lendo

emDestaque Destaques Energia Miscelâneas

Raios X estão recuperando a história que o Vesúvio enterrou

Por em 23 de janeiro de 2015

the-destruction-of-pompeii-and-herculaneum-john-martin

Em 79 EC os moradores de Pompeia e Herculano teriam visto o inferno, se tivessem tido tempo suficiente para isso. A fúria do Vesúvio foi tamanha que na prática os moradores de ambas cidades romanas que se organizaram na região mal tiveram tempo de rezar para Júpiter, Juno ou quem quer que fosse. Aquele era dia de Vulcano, deus das forjas, e ele estava de PÉSSIMO humor.

continue lendo

emDestaque Geologia Miscelâneas