Ciência
Ciência
Digital Drops Blog de Brinquedo

Rodas de aeromodelo devolvem mobilidade a esta senhora de 90 anos

Por em 3 de maio de 2015
Laguna_Tortuguita_de_chocolate

Quem não gosta de comer uma tartaruga de chocolate? (crédito: Tortuguita)

O tio Laguna acha uma crueldade criar bichos de estimação maiores, como certas espécies de cães, em apartamentos. Bichos menores, como gatos, podem até se acostumar melhor com o ambiente mais apertado, mas considero que o ideal seria criar tais companhias animais em sítios e fazendas.

Seja em ambiente mais rústico ou urbano, a natureza não é nada boazinha. Pulgas, vermes e outras pragas podem atacar seu bichinho. Algumas pessoas acham que cães e gatos são muito mainstream, então preferem criar répteis. Um dos répteis favoritos é o jabuti, uma espécie de tartaruga terrestre.

Enquanto cães perseguem gatos e gatos perseguem ratos, no Reino Unido algumas ratazanas adoram perseguir tartarugas. Não podem ver um jabuti dando sopa e os malditos roedores já vão mordendo pra jantar. Que o diga Thomas, uma tartaruga de estimação com 130 anos que morreu depois de virar refeição de ratazana urbana. Melhor sorte teve a dona T.
continue lendo

emBiologia Miscelâneas

Um algoritmo que sabe quando você está bêbado

Por em 1 de maio de 2015

homer-bender

Álcool, a causa e solução de todos os problemas da humanidade. Beber é sempre muito bom, mas o problema é quando você exagera (ou é um fracote que não aguenta um pint de chopp sem corar). Controlar beberrões em um ambiente público pode ser bem útil em algumas ocasiões, principalmente para a polícia que em alguns casos não pode obrigar o motorista imprudente a dar aquela baforada.

E se houvesse uma maneira altamente eficaz de identificar quem passou do limite apenas olhando para a fuça do sujeito? É nisso que uma equipe de pesquisadores gregos está trabalhando.

continue lendo

emMedicina Miscelâneas Mundo Estranho

Japão quer transformar a ISS na Estrela da Morte

Por em 27 de abril de 2015

ds

A chamada Síndrome de Kessler é algo que só será possível num futuro WALL-E. Hoje ainda há lixo espacial insuficiente para que um choque gere um efeito cascata e destrua boa parte dos satélites e naves em órbita, mas nem por isso lixo espacial deixa de ser um problema, que o diga a própria ISS:
continue lendo

emDestaque Destaques Engenharia Espaço Miscelâneas

Correios da Suíça vão testar entregas via drones

Por em 27 de abril de 2015
matternet-drone

Modelo do drone da Matternet

Existem boas ideias, más ideias e ideias boas que se tornam ruins se aplicadas de forma errada. No geral drones fazem parte da primeira categoria, são excelentes para monitoramento, busca, filmagens, mapeamento, tarefas agrícolas, resgate, pastoreio de ovelhas, e etc., além de serem bem úteis para fins militares. O caso do drone garçom por exemplo é o mau uso de uma tecnologia excelente, de um modo que trará mais transtornos do que vantagens (a saber, nenhuma).

Sob meu ponto de vista utilizar um drone como ferramenta para despachar mercadorias é uma ideia boa, mas que precisa ser executada da melhor forma possível para não dar problema. Claro, existem as questões burocráticas: nos EUA a Amazon teve seus planos frustrados pela FAA. Já na Suíça o serviço postal do país vai testar se os drones são capazes de realizar entregas de encomendas.

continue lendo

emDestaques Miscelâneas Robótica

É por isso que eu digo: não seja um fanboy!

Por em 17 de abril de 2015

fanboy

Eu não vejo nada de errado em alguém ser fã de uma marca, uma franquia de filmes, uma série de games, etc. Todo mundo é fã de algo ou de alguma coisa, um ator, um cantor, um escritor… é um comportamento natural expressarmos admiração por alguém ou algo de que gostamos muito.

O problema é quando o indivíduo deixa de ser fã e vira o fanboy, aquele que defende seu alvo de afeição com unhas e dentes e denigre todo o resto. É perfeitamente possível ser fã de Star Wars E Star Trek, mas muita gente vê isso como um insulto, é preciso escolher um lado sempre. Temos visto algo parecido no Brasil com a onda de protestos pró e contra governo: se você não gosta da Dilma é automaticamente um coxinha, é inadmissível assumir uma posição em cima do muro, dizer o óbvio que são todos farinha do mesmo saco.

continue lendo

emDestaques Miscelâneas Mundo Estranho

Breaking News: jornaleiros não sabem o que são autogiros

Por em 15 de abril de 2015

Aircraft-Identification

Hoje um desocupado chamado Doug Hughes pousou com um autogiro no jardim do Capitólio. Ele vinha planejando isso faz tempo, em 2013 chegou a ser entrevistado pelo FBI depois que alguém avisou que ele planejava… pousar com um autogiro no jardim do Capitólio.
continue lendo

emDestaque Destaques Engenharia Miscelâneas

SpaceX: “Houston, a águia quase pousou”

Por em 15 de abril de 2015

spacex

Pois é, amigos da Globo, quase foi dessa vez. Depois de um lançamento perfeito e uma Dragon devidamente encaminhada levando uma cafeteira espacial e um bando de ratos apavorados, foi a vez do 1º estágio dar ré e tentar o pouso na barcaça da SpaceX, a Just Read The Instructions.
continue lendo

emDestaque Destaques Engenharia Espaço Miscelâneas