Ciência
Ciência
Digital Drops Blog de Brinquedo

Total Eclipse of the Lua — de 14 pra 15 de abril, não perca!

Por em 10 de abril de 2014
eclipse_by_a4size_ska-d2dvgyj

Essa imagem é linda, mas é completamente falsa. É uma composição feita no Photoshop. E sim, você vai receber umas 246 vezes por e-mail na semana que vem.

Provavelmente por causa de alguma conspiração dos ianques capitalistas imperialistas estadunidenses da América do Norte, a maioria dos fenômenos astronômicos acontece no hemisfério deles. Até o Cometa ISON, se não tivesse sido destruído pelo PT só seria visível do Norte. Por isso é ótimo quando um fenômeno legal acontece aqui por nossas bandas.

Portanto fique de olho. Na madrugada de 14 pra 15 de abril a Lua entrará na sombra da Terra, e o alinhamento produzirá um eclipse total. Aqui um vídeo detalhando o evento, com direito a hora local no Rio de Janeiro:
continue lendo

emAstronomia Destaque Destaques Dicas Miscelâneas

Capitã da USS Voyager não é geocentrista. Já o Jornal do Commercio…

Por em 9 de abril de 2014

captain_janeway_and_uss_voyager_by_lofty1985-d5bw5r8

Quando Stanley Kubrick montou o elenco de Dr Fantástico escolheu para o papel de Major Kong o ator Slim Pickens, até então um coadjuvante. Pickens era uma figuraça, andava em Londres com chapéu e botas de caubói. Kubrick não disse que o filme era uma comédia. Só deu ao Slim as páginas de roteiro onde ele aparecia. Ele deu tudo de si em uma interpretação séria. Como resultado o personagem ficou uma caricatura magistral.

Por isso a surpresa da internet ter entrado em crise essa semana, quando a atriz Kate Mulgrew foi flagrada narrando um documentário “não ortodoxo”. Kate, hoje a Red em Orange is the New Black, se tornou conhecida no papel da Capitã Kathryn Janeway, em Star Trek Voyager.

Para susto, surpresa e decepção dos fãs foi “denunciado” que ela havia feito a narração de um lixo chamado The Principle. O negócio é um “documentário” que defende… geocentrismo. Isso mesmo. Em 2014 ainda há gente que defende a sério que o Sol gira em torno da Terra. Quer dizer, gente não, Robert Sungenis, produtor do tal documentário.
continue lendo

emAstronomia Brasil Destaques Miscelâneas Web 2.0

Animação anti-bullying fica menor a cada compartilhamento no Facebook

Por em 9 de abril de 2014

bullying-001

Assim como muitas crianças e jovens sofrem em todo o mundo com bullying e cyber-bullying, em Singapura isso não é diferente, embora a escalada dessa prática covarde tenha atingido números alarmantes nos últimos anos. Em uma pesquisa conduzida em 2006 com 4.000 estudantes entre 7 e 16 anos, foi constatado que 1 em cada 8 jovens sofrem ataques semanais rotineiros; pior, mais de 97% dos jovens admitiram que já sofreram algum tipo de bullying. A situação no país é tão feia que o governo de Singapura aprovou uma lei criminalizando a prática.

continue lendo

emÁudio Vídeo Fotografia Comunicação Digital Internet Miscelâneas Web 2.0

Samsung diz ter desenvolvido método de produção de grafeno em larga escala

Por em 8 de abril de 2014

graphene-sheet

Hoje em dia grafeno está na moda. Assim como com gorilas tudo fica melhor com ele. As propriedades desse material parecem até saídas das HQs de tão boas: finíssimo, leve, flexível, mais resistente que o diamante, 100 vezes mais eficiente que o silício e cobre e poderia resolver grandes problemas tanto da informática como de outros setores. Os problemas entretanto são vários: a pesquisa ainda é recente, a produção de grafeno é bem complicada (já que falamos de lâminas de um átomo de espessura) e o material tem a tendência a perder suas propriedades quando manipulado.

Só que a Samsung alega que conseguiu driblar as limitações e seria capaz de produzir grafeno em larga escala. O anúncio foi feito na última semana através de uma pesquisa publicada na Science. O processo todo é complexo, mas permite a reutilização dos materiais empregados, de tal forma que se torna possível a manufatura dos cristais de grafeno de forma mais rápida do que se fazia até então.

continue lendo

emCiência Computação móvel Comunicação Digital Hardware Miscelâneas Planeta Sem Fio

7º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica em Campos dos Goytacazes

Por em 8 de abril de 2014
buzz

Ele mesmo. Buzz Fucking Aldrin já foi no Evento!

Nós adoramos sacanear o bairrismo gaúcho e as matérias do Zero Hora, mas se posso fazer um mea culpa, nós do Sudeste fazemos o mesmo. Tendemos a ignorar eventos fora da nossa esfera de atenção, que no caso do Rio de Janeiro termina a uns 200 m do Centro Cultural Banco do Brasil. Com isso deixamos de conhecer gente legal, eventos legais e, no caso dos Encontros Internacionais de Astronomia e Astronáutica do Clube de Astronomia Louis Cruls eu perdi a chance de conhecer ninguém menos do que Buzz Aldrin.
continue lendo

emAstronomia Brasil Destaque Miscelâneas

Startup de Israel demonstra recarga de smartphone em menos de 1 minuto

Por em 7 de abril de 2014

battery

Vocês se lembram do texto que o Matheus escreveu sobre Eesha Khare, uma garota de 18 anos que ganhou o segundo lugar na Feira Internacional de Ciência e Tecnologia da Intel de 2013 com um projeto de um supercapacitor capaz de ser carregado em até 30 segundos, pequeno o suficiente para ser integrado à baterias de celulares?

Na ocasião o projeto parecia excelente, ainda que as pesquisas precisem percorrer um longo caminho para permitir que tais componentes diminutos se tornem mais comuns. Enquanto isso a StoreDot, uma startup israelense apresenta um método diferente: um carregador especial desenvolvido com semicondutores a base de peptídeos, que segundo a companhia formada por profissionais do Instituto de Nanotecnologia da Universidade de Tel Aviv, permite que celulares possam ser carregados muito mais velozmente do que são hoje.

continue lendo

emComputação móvel Comunicação Digital Destaque Destaques Energia Hardware Miscelâneas Planeta Sem Fio

Prepare seu bolso: mordida da Receita nas importações via web será mais forte

Por em 7 de abril de 2014

leao-receita-federal

Se você costuma importar mercadorias via web constantemente e tem percebido que a Receita Federal e os Correios têm apertado o cerco, aumentado o número de mercadorias tributadas, saiba que você ainda não viu nada. Em resposta ao aumento do número de compras realizadas no exterior pela internet o governo está preparando medidas para acabar com a farra.

continue lendo

emComunicação Digital Destaques Internet Miscelâneas Web 2.0