Mobile
Mobile
Digital Drops Blog de Brinquedo

App promete transformar smartphone em detector de raios cósmicos

Por em 14 de outubro de 2014
cosmic rays illustration

Concepção artística de raios cósmicos atingindo a terra.

Quer transformar seu smartphone em um detector de raios cósmicos? Bem, existe um app para isso. O Cosmic Rays Found in Smartphones, CRAYFIS para os íntimos, usa a câmera padrão dos telefones espertos e tablets para detectar alguma das partículas super-raras que chovem na Terra quando raios cósmicos de alta energia atingem a atmosfera. O CRAYFIS coleta as informações e as envia aos físicos da Universidade da Califórnia para serem analisadas.

Você realmente não precisa fazer nada além de baixar o aplicativo que deve funcionar um pouco como o  SETI@Home ou o Folding@Home, dois programas que permitem que pessoas comuns doem o poder computacional dos seus computadores pessoais a projetos de processamento massivo para a Ciência. No caso do CRAYFIS, ele é programado para começar a funcionar quando o telefone estiver sendo carregado e sem uso durante algum tempo.
continue lendo

emAstronomia Dicas Software

Atualizou o iPhone? Saiba como se livrar dos bugs do iOS 8.0.1

Por em 25 de setembro de 2014

iphone-6-ios-8

A Apple sofreu um belo revés nos últimos dias com uma simples atualização do iOS 8. Apenas uma semana depois de ter sido liberado para o público, a oitava versão do sistema mobile da maçã recebeu um update para a versão 8.0.1, que corrigia uma série de erros envolvendo apps do HealthKit, streaming de Fotos e otras cositas más. Só que tão logo as pessoas começaram a instalar o update os problemas começaram.
continue lendo

emApple e Mac Computação móvel Dicas Planeta Sem Fio Software Telecom

Einstein, uma carta e uma vida mudada para sempre

Por em 4 de setembro de 2014
PSC0914_CL_058_WEB

Myfawny Williams estudou genética. Foto cedida por Julia Wood.

Era 1946 e Myfawny Williams resolveu, do alto dos seus 16 anos, escrever uma carta para Albert Einstein. Ela era então estudante de uma escola na África do Sul e só queria relatar seu sonho de se tornar uma cientista e pedir um autógrafo ao famoso físico, então professor na Universidade de Princeton. A resposta de Einstein mudou sua vida para sempre.

Na carta, ela descrevia seu ideal de futuro e como ela e seus melhores amigos ficavam acordados até tarde da noite para estudar as estrelas. Ela ficou muito surpresa quando recebeu a resposta muito encorajadora de Einstein. Ele claro, cometeu uma pequena gafe, achando que ela era um menino, mas hey, vamos relevar pelo bem da ciência. Myfawny escreveu de volta, apontando o equívoco e Einstein claro, escreveu novamente a ela, dizendo que não se importava de ela ser uma menina, mas sobretudo, ela não deveria se importar.
continue lendo

emCiência Destaque Destaques Dicas

Leia a íntegra das palestras de Richard Feynman na faixa

Por em 1 de setembro de 2014

Richard-Feynman-Messenger-Lectures-TUVA-Project

O Dr. Richard Feynman (1918-1988), um dos gurus da Teoria Quântica, da Nanotecnologia e agraciado com o Nobel de Física em 1965 é talvez uma das maiores autoridades do campo em todos os tempos. Dono de uma maneira de ensinar ímpar, ele deu palestras antológicas explicando conceitos básicos de sua área de atuação com uma naturalidade que só é comparável a de Carl Sagan quando o mesmo falava de Astronomia e Astrofísica. Não  é de se estranhar portanto que os vídeos de suas apresentações na California Institute of Technology (vulgo CalTech) sejam tão famosos até hoje.

continue lendo

emCiência Destaque Destaques Dicas Internet Miscelâneas Web 2.0

Isoscope — este mapa pode dizer o quão longe você pode ir em até 10 minutos

Por em 26 de maio de 2014
Laguna_Isoscope_Fortaleza

Se você partir do Estádio Castelão, isso é o mais longe que seu carro chega em 10 minutos numa manhã BEM tranqüila de segunda-feira (Clique aqui para ver em Full HD)

Graças ao desconfortável transporte público no Brasil, muitas pessoas investem em carros particulares e colaboram com os congestionamentos de trânsito: por mais que você tenha pressa para chegar a um lugar que normalmente está a 5, 10 minutos de distância de carro, paradoxalmente seu automóvel colabora com o engarrafamento próximo do destino e que te deixa parado por mais de meia hora.

Bom, agora temos um mapa que prova isso. Ou quase. Se você digitar o nome de sua cidade no Isoscope e marcar um ponto no mapa, ele vai mostrar o quão longe você pode ir dirigindo seu automóvel pela cidade em dois, quatro, seis, oito e até 10 min.
continue lendo

emDestaques Dicas Internet Software Web 2.0

Da nobre arte de mentir com estatísticas

Por em 14 de maio de 2014
Sério, não acredite neste lixo.

Sério, não acredite neste lixo.

O gráfico acima é usado por toda uma horda de retardados que, em busca de uma explicação para uma doença que ainda não entendemos bem, o autismo, achou nas vacinas seu grande vilão. Infelizmente (para eles) o ÚNICO estudo que apontava uma correlação — fraca — entre vacinas e autismo foi retirado de circulação, por falhas grotescas de metodologia, minúsculo universo de amostras e… má-fé. O responsável perdeu inclusive sua licença médica.

Mesmo assim o gráfico é real. Casos de autismo aumentaram ao mesmo tempo em que campanhas de vacinação eram lançadas. Então, estão certos?
continue lendo

emDestaques Dicas Estatística Miscelâneas

Entenda o que é esse tal de Heartbleed e saiba quais senhas você deve trocar

Por em 10 de abril de 2014

Heartbleed_N670

A essa altura do campeonato você já deve ter ouvido falar do bug chamado Heartbleed, certo? Ele é um bug de computador que, com ondas magnéticas, causa hemorragia em seres humanos. Mentira.

O negócio é muito sério e eu, como um dos autores mais sérios do Meio Bit, vou explicar aqui porque é que essa porcaria é de fato um dos piores pesadelos que a internet já passou — e está passando.

Long story short: o Heartbleed é como ficou conhecida uma vulnerabilidade do OpenSSL que atinge, portanto, milhares de servidores do mundo todo, inclusive de serviços que você usa todos os dias, como Facebook, Instagram, Pinterest, Tumblr e Google.
continue lendo

emDestaques Dicas Internet Linux Open-Source Produtividade Segurança Telecom