Mobile
Mobile
Digital Drops Blog de Brinquedo

Isoscope — este mapa pode dizer o quão longe você pode ir em até 10 minutos

Por em 26 de maio de 2014
Laguna_Isoscope_Fortaleza

Se você partir do Estádio Castelão, isso é o mais longe que seu carro chega em 10 minutos numa manhã BEM tranqüila de segunda-feira (Clique aqui para ver em Full HD)

Graças ao desconfortável transporte público no Brasil, muitas pessoas investem em carros particulares e colaboram com os congestionamentos de trânsito: por mais que você tenha pressa para chegar a um lugar que normalmente está a 5, 10 minutos de distância de carro, paradoxalmente seu automóvel colabora com o engarrafamento próximo do destino e que te deixa parado por mais de meia hora.

Bom, agora temos um mapa que prova isso. Ou quase. Se você digitar o nome de sua cidade no Isoscope e marcar um ponto no mapa, ele vai mostrar o quão longe você pode ir dirigindo seu automóvel pela cidade em dois, quatro, seis, oito e até 10 min.
continue lendo

emDestaques Dicas Internet Software Web 2.0

Da nobre arte de mentir com estatísticas

Por em 14 de maio de 2014
Sério, não acredite neste lixo.

Sério, não acredite neste lixo.

O gráfico acima é usado por toda uma horda de retardados que, em busca de uma explicação para uma doença que ainda não entendemos bem, o autismo, achou nas vacinas seu grande vilão. Infelizmente (para eles) o ÚNICO estudo que apontava uma correlação — fraca — entre vacinas e autismo foi retirado de circulação, por falhas grotescas de metodologia, minúsculo universo de amostras e… má-fé. O responsável perdeu inclusive sua licença médica.

Mesmo assim o gráfico é real. Casos de autismo aumentaram ao mesmo tempo em que campanhas de vacinação eram lançadas. Então, estão certos?
continue lendo

emCiência Destaques Dicas Miscelâneas

Entenda o que é esse tal de Heartbleed e saiba quais senhas você deve trocar

Por em 10 de abril de 2014

Heartbleed_N670

A essa altura do campeonato você já deve ter ouvido falar do bug chamado Heartbleed, certo? Ele é um bug de computador que, com ondas magnéticas, causa hemorragia em seres humanos. Mentira.

O negócio é muito sério e eu, como um dos autores mais sérios do Meio Bit, vou explicar aqui porque é que essa porcaria é de fato um dos piores pesadelos que a internet já passou — e está passando.

Long story short: o Heartbleed é como ficou conhecida uma vulnerabilidade do OpenSSL que atinge, portanto, milhares de servidores do mundo todo, inclusive de serviços que você usa todos os dias, como Facebook, Instagram, Pinterest, Tumblr e Google.
continue lendo

emComunicação Digital Destaques Dicas Internet Linux Open-Source Produtividade Segurança

Total Eclipse of the Lua — de 14 pra 15 de abril, não perca!

Por em 10 de abril de 2014
eclipse_by_a4size_ska-d2dvgyj

Essa imagem é linda, mas é completamente falsa. É uma composição feita no Photoshop. E sim, você vai receber umas 246 vezes por e-mail na semana que vem.

Provavelmente por causa de alguma conspiração dos ianques capitalistas imperialistas estadunidenses da América do Norte, a maioria dos fenômenos astronômicos acontece no hemisfério deles. Até o Cometa ISON, se não tivesse sido destruído pelo PT só seria visível do Norte. Por isso é ótimo quando um fenômeno legal acontece aqui por nossas bandas.

Portanto fique de olho. Na madrugada de 14 pra 15 de abril a Lua entrará na sombra da Terra, e o alinhamento produzirá um eclipse total. Aqui um vídeo detalhando o evento, com direito a hora local no Rio de Janeiro:
continue lendo

emAstronomia Destaque Destaques Dicas Miscelâneas

Kit de Ferramentas para enfrentar qualquer terremoto (ok, ao menos se informar)

Por em 7 de abril de 2014
earthquake-rail-damage

Efeitos de um tremorzim na Nova Zelândia. Acredite… se puder.

Terremotos são a maior lição de humildade que o Homem pode passar, em segundos todas as nossas maravilhosas obras arquitetônicas, toda nossa engenharia vai pro saco quando a Terra resolver dar uma ajeitadinha nas placas tectônicas.

Curiosamente as pessoas normais acham que Terremotos e Tsunamis surgiram em 2004, quando na verdade apareceram bem antes: terremotos foram criados para o filme de 1974 com Charlton Heston e tsunamis são obra de James Cameron, em O Segredo do Abismo[citation needed].

Esses fenômenos, ao menos para quem está de longe, são fascinantes, assim como a quantidade de informação disponível. Se para se informar sobre terremotos você depende de portais, estações de TV ou algum idiota no Twitter, está papando mosca. Vamos conhecer alguns serviços que você pode acessar sem medo, com informações puramente científicas, nada de HAARP, Illuminati e outras bobagens.
continue lendo

emDicas Geologia Produtividade Software Web 2.0

O Truque que o DETRAN não quer que você saiba: como enganar os radares

Por em 31 de março de 2014

speed_trap

Eu levei um tempão pra entender o motivo dos pardais (ou radares, se você mora fora do Rio) serem tão odiados. Até um dia em que um taxista explicou: com o guarda se ele ver que foi multado pode voltar, conversar, dar um jeitinho. Com o robô, com a câmera automática, não há conversa. Também não dá pra confiar na segurança por números. Se todo mundo avançar o limite, o guarda só consegue multar alguns. A câmera, todos.

Andar dentro do limite nunca ocorreu a essas pessoas, que tentam mil esquemas, de colar pedaços de CDs na placa a colocar fitinhas do Senhor do Bonfim amarradas no lacre, na esperança de que o vento fará com que elas tampem a numeração. Um gesto de má-fé e malícia que se fosse EU o Evil Overlord dessa joça puniria com esmigalhamento o carro do sujeito que tentasse isso. Como? Claro que o sujeito poderá sair do carro antes. Se souber abrir algemas, claro…

Agora um grupo de estudantes de Física e Astronomia da Universidade de Leicester descobriu uma forma de evitar ser multado por radares que é absolutamente legal, científico e criativo o suficiente para ganhar meu respeito de Evil Overlord. Não, não é nada Stealth, é mais sutil que isso. Eles calcularam que é possível se tornar invisível aos radares usando… Efeito Doppler.
continue lendo

emAstronomia Destaque Destaques Dicas Produtividade

Aqui se faz, aqui se paga — Rede social para achar e alugar banheiros

Por em 6 de março de 2014

lulala

Convenhamos, quando a natureza chama a nossa preocupação número 1 é onde faremos o número 2. É um momento que iguala todos os homens, ricos e pobres, altos e baixos, velhos e jovens. Com exceção de mulheres bonitas, que todos sabem não fazem cocô, todos passamos por isso, e na rua é sempre um problema.

Imagine então se você estiver viajando. Banheiros públicos podem ser uma roleta russa, e isso em países onde eles existem. Será que a internet poderia nos ajudar nessa hora de aperto?

CLARO QUE SIM! Graças ao AirPNP, você acha centenas de banheiros espalhados pelo mundo, até no Chile:
continue lendo

emDicas Internet Produtividade Web 2.0