Ciência
Ciência
Digital Drops Blog de Brinquedo

Aleluia: um Pequeno Químico que não é para a Geração Mertiolate Que Não Arde

Por em 18 de agosto de 2015 - Nenhum Comentário

GilbertAtomicOpentrimmed

Eu sei que é algo que os pais de hoje tem dificuldade de acreditar, mas as crianças nem sempre foram pequenos floquinhos de neve frágeis e indefesos. Antigamente a gente brincava de pique, de guerrinha de pedra de barro (que sempre escalava pra de verdade), caía de bicicleta, se ralava, comprava fogos sem os pais saberem…

Mesmo os “nerds” construíam foguetes (tenho a mesma taxa de sucesso do Programa Espacial Brasileiro e as cicatrizes pra provar) e brincavam com seus kits de química. 
continue lendo

emDicas Química

Sua Falácia — um site para ajudar a melhorar sua argumentação

Por em 14 de agosto de 2015 - 1 Comentário

falacia_capa636_2

Se você possui uma conta em alguma rede social, já entrou em algum fórum, respondeu mensagem do grupo do WhatsApp da família ou teve aquela conversa sensata com o tiozão do taxi, é bem provável que você já deva ter entrado em alguma discussão mais aquecida, certo?

Menos o Cardoso. O Cardoso nunca se envolve em discussões, é um primor de paciência esse garoto.

Só que, de vez em quando, o interlocutor tenta colocar seu ponto de vista na conversa de uma forma equivocada, cometendo alguma falácia, e isso sempre atrapalha o bom entendimento entre as partes. Seja na melhor das intenções, seja na mais pura má fé.

continue lendo

emBrasil Destaques Dicas Web 2.0

Google dá 2 GB de armazenamento gratuito para quem deixar a sua conta mais segura

Por em 10 de fevereiro de 2015 - 34 Comentários

google-logo

Se há uma coisa que sempre funciona quando queremos que algo seja feito, é dar uma recompensa. Com crianças, basta dizer que só terá sobremesa se almoçar que o problema se resolve quase que automagicamente. Com animais, só oferecer um biscoitinho para o cachorro parar de fazer bagunça que… bem… às vezes funciona. Como, no mundo da tecnologia, as coisas não são muito diferentes, o Google resolveu investir em algo semelhante.

continue lendo

emDestaques Dicas Google Internet Segurança Web 2.0

Como vencer a usura da Folha, Globo e outros sites mesquinhos

Por em 27 de outubro de 2014 - 79 Comentários

Screen Shot 2012-10-23 at 12.20.37

Quando a internet surgiu as empresas imaginaram que migrariam seus business models para a web. Uma loja é uma loja, e antes da web ser relevante havia uma loja de CDs acessível via TELNET. Ainda sem blogs, sites de jornais e revistas eram grandes painéis de divulgação, direcionando leitores para a versão impressa, servindo como degustação. Isso foi antes mesmo das redes sociais, não havia a expectativa ou promessa do imediatismo.

Isso acostumou os leitores a acessar o conteúdo de forma gratuita. Quando os blogs começaram a aparecer a oferta só aumentou. Havia uma imensa quantidade de gente oferecendo conteúdo online sem cobrar nada por isso. No máximo postavam um anunciozinho. As pessoas perceberam a praticidade e aos poucos migraram seu consumo, e as vendas da mídia impressa começaram a cair.
continue lendo

emDestaques Dicas Internet Tutorial Web 2.0

App promete transformar smartphone em detector de raios cósmicos

Por em 14 de outubro de 2014 - 7 Comentários
cosmic rays illustration

Concepção artística de raios cósmicos atingindo a terra.

Quer transformar seu smartphone em um detector de raios cósmicos? Bem, existe um app para isso. O Cosmic Rays Found in Smartphones, CRAYFIS para os íntimos, usa a câmera padrão dos telefones espertos e tablets para detectar alguma das partículas super-raras que chovem na Terra quando raios cósmicos de alta energia atingem a atmosfera. O CRAYFIS coleta as informações e as envia aos físicos da Universidade da Califórnia para serem analisadas.

Você realmente não precisa fazer nada além de baixar o aplicativo que deve funcionar um pouco como o  SETI@Home ou o Folding@Home, dois programas que permitem que pessoas comuns doem o poder computacional dos seus computadores pessoais a projetos de processamento massivo para a Ciência. No caso do CRAYFIS, ele é programado para começar a funcionar quando o telefone estiver sendo carregado e sem uso durante algum tempo.
continue lendo

emAstronomia Dicas Software

Atualizou o iPhone? Saiba como se livrar dos bugs do iOS 8.0.1

Por em 25 de setembro de 2014 - 17 Comentários

iphone-6-ios-8

A Apple sofreu um belo revés nos últimos dias com uma simples atualização do iOS 8. Apenas uma semana depois de ter sido liberado para o público, a oitava versão do sistema mobile da maçã recebeu um update para a versão 8.0.1, que corrigia uma série de erros envolvendo apps do HealthKit, streaming de Fotos e otras cositas más. Só que tão logo as pessoas começaram a instalar o update os problemas começaram.
continue lendo

emApple e Mac Computação móvel Dicas Planeta Sem Fio Software Telecom

Einstein, uma carta e uma vida mudada para sempre

Por em 4 de setembro de 2014 - 15 Comentários
PSC0914_CL_058_WEB

Myfawny Williams estudou genética. Foto cedida por Julia Wood.

Era 1946 e Myfawny Williams resolveu, do alto dos seus 16 anos, escrever uma carta para Albert Einstein. Ela era então estudante de uma escola na África do Sul e só queria relatar seu sonho de se tornar uma cientista e pedir um autógrafo ao famoso físico, então professor na Universidade de Princeton. A resposta de Einstein mudou sua vida para sempre.

Na carta, ela descrevia seu ideal de futuro e como ela e seus melhores amigos ficavam acordados até tarde da noite para estudar as estrelas. Ela ficou muito surpresa quando recebeu a resposta muito encorajadora de Einstein. Ele claro, cometeu uma pequena gafe, achando que ela era um menino, mas hey, vamos relevar pelo bem da ciência. Myfawny escreveu de volta, apontando o equívoco e Einstein claro, escreveu novamente a ela, dizendo que não se importava de ela ser uma menina, mas sobretudo, ela não deveria se importar.
continue lendo

emCiência Destaque Destaques Dicas