Mobile
Mobile
Digital Drops Blog de Brinquedo

Rússia ameaça banir Google, Twitter e Facebook

Por em 27 de maio de 2015

putin

E Putin continua não dando moleza. É velho desejo do governo russo controlar a internet do país completamente, empreitada que ganhou um novo gás após Snowden abrir o bico. De lá para cá a pressão do Kremlin contra empresas de tecnologia de fora só aumenta, visto o desejo de coletar dados da SAP e Apple e obrigar blogueiros e tuiteiros a se registrarem como veículos de imprensa, se sujeitando às mesmas regras.

continue lendo

emInternet Mundo Estranho Telecom Web 2.0

Microsoft: updates do Windows 10 Mobile vão atropelar as operadoras

Por em 18 de maio de 2015

windows-phone-updates

Uma coisa que eu sempre tirei o chapéu para Steve Jobs: quando ele lançou o iPhone no longínquo ano de 2007, houve uma verdadeira queda de braço entre ele e as operadoras; elas queriam controlar todas as minúcias das atualizações do iOS, se dando o direito de customizá-las a seu bel prazer.

Jobs bateu o pé e não deixou ninguém colocar a mão. É compreensível, visto que fora a Apple ninguém acreditava que o iPhone daria certo. O tempo mostrou quem tinha razão.

continue lendo

emDestaque Destaques Microsoft Software Software Telecom

Verizon vai adquirir a AOL por US$ 4,4 bilhões

Por em 12 de maio de 2015

aol

Esta é provavelmente uma notícia que muita gente não esperava. A operadora norte-americana Verizon anunciou nesta manhã de terça-feira que fechou um acordo para a aquisição da AOL por US$ 4,4 bilhões em dinheiro. A intenção é fortalecer sua presença nos mercados de vídeos mobile e de publicidade online. Embora com a compra ela ponha a mão em diversos bônus.

continue lendo

emInternet Publicidade Telecom Web 2.0

Vai que cola: Comcast devolve seu dinheiro, se você assinar um NDA

Por em 10 de maio de 2015

Devil

Não estou dizendo que operadoras de telefonia são o demônio, Ele ao menos cumpre a parte dele nos pactos, mas a propensão pra maldade é a mesma. Nada que chegue ao nível dos tempos pré-privatização, quando existia algo chamado “linha cruzada” e você poderia esperar 12 anos para uma linha ser instalada, mas mesmo dentro das amarras do mercado vagamente regulamentado, as operadoras… abusam.

Já passei por poucas e boas, incluindo atendentes da Vivo me garantindo que meu acesso não funcionava pois o Nokia N97 não era um smartphone. A Telefonica por sua vez não quis dar suporte a uma instalação Speedy, alegando que não trabalhavam com Mac. Foi divertido ouvir isso olhando pro CD do Kit de Internet da Telefonica/Speedy para OSX.
continue lendo

emDestaque Destaques Mercado Telecom

Acordo pode levar Microsoft a deixar de cobrar por patentes de Samsung e LG

Por em 6 de maio de 2015

samsung-microsoft

A Microsoft é sem dúvida uma das empresas que mais lucra com o mercado de dispositivos móveis, e nem estou falando do Windows Phone: como Redmond detém a maior parte das patentes necessárias para se fabricar um Android, cobrindo tanto software quanto hardware, a empresa recolhe seu dinheirinho tanto dos fabricantes quanto do próprio Google.

A Samsung bem que tentou dar uma de esperta e não pagar e foi processada, para só depois um acordo entre as partes ser definido. Ele definiu que seus dispositivos passariam a vir com software da Microsoft pré-instalado, como também definia o pagamento de taxas anuais. Porém, de acordo com fontes próximas à Samsung e LG Redmond estaria facilitando a vida de ambas empresas, promovendo descontos no pagamento das licenças.

continue lendo

emAndroid e Linux Mercado Microsoft Telecom

Nokia pode voltar ao mercado de smartphones em 2016

Por em 22 de abril de 2015
nokia-n1

O N1 foi um bom tablet Android lançado pela Nokia em 2014

A Nokia pagou um preço alto por perder o bonde da evolução. Ela demorou tempo demais para perceber que os smartphones estavam evoluindo para algo completamente diferente do que ela fazia com seus Symbians. Não que eles fossem ruins (salvo algumas exceções como o N97), eles só saíam das caixas datados.

Incapaz de alcançar o iPhone e os Androids, a Nokia se viu obrigada a se aliar ao terceiro player, a Microsoft. Isso ajudou Redmond a consolidar o Windows Phone como a terceira plataforma mobile, mas as consequências para a divisão mobile da empresa finlandesa não demoraram a vir: adquirida pela parceira, ela eventualmente deixou de existir e virou Microsoft Mobile.

continue lendo

emAndroid e Linux Computação móvel Destaques Mercado Planeta Sem Fio Telecom

Base do Brasil na Antártica ganha novas antenas de telecom, cortesia Alcatel-Lucent e Oi

Por em 20 de abril de 2015
Laguna_Nokia_buys_Alcatel-Lucent

Michel Combes (Alcatel-Lucent) e Rajeev Suri (Nokia) na coletiva de imprensa (crédito: NYT)

Os rumores se confirmaram: a outra Nokia comprou mesmo a Alcatel-Lucent. Foi um investimento de 16,6 bilhões de dólares e a nova empresa resultante dessa fusão será a segunda maior do mundo no setor de infraestrutura de telecomunicações, à frente da Huawei e atrás somente da Ericsson.

A fusão entre Nokia e Alcatel-Lucent resulta numa companhia com 35% do mercado europeu e 16,9% do mercado global de telecom. Embora rumores digam que a parte Nokia esteja planejando voltar aos smartphones através de licenciamento da marca ou mesmo cogitando a venda da HERE Maps para a Apple, o certo é que a finlandesa pretende se concentrar na infra de telecom. Que o diga também a parte Alcatel-Lucent (ou ALU para os íntimos).
continue lendo

emBrasil Destaques Planeta Sem Fio Telecom