Digital Drops Blog de Brinquedo

[1º de abril] Meio Bit anuncia fusão com o Tecnoblog para criar o TecnoBit, maior blog de tecnologia em português do mundo!

Por em 1 de abril de 2014

big_bang

Depois de anos de negociações, sempre retomadas a cada ano, Nick Ellis e Thiago Mobilon decidiram unir seus blogs Meio Bit e Tecnoblog em um só, criando o TecnoBit, que entra no ar amanhã. O TecnoBit será o maior e mais completo veículo independente de tecnologia da América Latina, nas palavras do Mobilon. Neste blog inovador, iremos inaugurar um estilo inédito de escrita, onde os posts serão escritos sempre por dois autores em dupla, assim espere ler posts assinados por Lucas Braga e Carlos Cardoso; Ronaldo Gogoni e Emerson Alecrim; Nick e Mobilon; Thássius Veloso e Ricardo Fraga; Giovana Penatti e Fabiane Lima; Dori Prata e Gus Fune; Trévis Bonifácio e Matheus Gonçalves; Paulo Higa e Emanuel Laguna, e por aí vai!

tecnobit_1_abril

É claro que estamos prontos para as piadinhas por estarmos anunciando o projeto hoje, mas gostaríamos de lembrar que a Apple foi fundada no dia primeiro de abril, uma data que também marcou o lançamento do Gmail. Os  podcasts e hangouts de cada blog também continuam existindo, só vamos juntar todo mundo das duas equipes para ficar mais divertido!

É uma ironia que o anúncio seja publicado nesta data (01/04), mas estamos tão empolgados escrevendo mais um episódio na web brasuca, que não conseguimos segurar. A nova empresa deverá movimentar alguns milhões por ano na economia brasileira. – Thiago Mobilon

Com esta fusão, fica claro que a suposta rivalidade que existia entre os blogs era uma coisa apenas dos leitores, pois eu e o Mobilon somos amigos e nos conhecemos faz tempo, e estamos conversando faz tempo para colocar em prática esta idéia revolucionária. Não perca mais este incrível capítulo da blogosfera brasileira! Maiores detalhes no Sala da Justiça do Meio Bit, ou melhor, do TecnoBit, hoje às 21h de Brasília! ;)

Saiba mais no Tecnoblog, quer dizer, TecnoBit.

emBlog

Sobre o fim do GdH: que Deus guie bem teu caminho, Morimoto-sensei!

Por em 2 de março de 2014
Laguna_Equipe2005_ForumPCs

Equipe do FórumPCs em 2005 (Crédito: Flávio Xandó)

Há um ano e três meses, morria o FórumPCs: ele foi o primeiro sítio eletrônico focado em tecnologia que o tio Laguna acompanhou, foi lá que conheci o Digital Drops e, por causa deste, o MeioBit. Foi no FórumPCs que conheci os textos de muita gente interessante como o meu conterrâneo Luis Sucupira, o mestre Benito Piropo, o Alexandre Ziebert, a Elis Monteiro, o Flávio Xandó, o Julio Preuss, entre outras pessoas que escreviam (enormes!) textos excelentes sobre hardware de computadores e outros assuntos relacionados que interessavam muito a nós, uma espécie em extinção: o micreiro.

Dez ou mais anos atrás, nós entusiastas de hardware fazíamos questão de montar nossos próprios computadores pessoais desktop e, para isso, era mais interessante que necessário termos noções de eletrônica embora a tecnologia já fosse integrada o bastante para que, em qualquer problema que surgisse, fosse considerada apenas a troca da peça defeituosa, como uma placa-mãe, por exemplo. Portais como o FórumPCs nos mantinham a par do que havia de mais moderno nesse nicho. Um nicho que contava com boa concorrência. Um desses concorrentes teve anteontem o mesmo fim do FórumPCs. Estou a falar do Guia do Hardware, fundado pelo Carlos Eduardo Morimoto.

Houve uma época em que o tio Laguna era bastante curioso sobre o mundo GNU/Linux, uma época em que eu admirava aqueles que eram capazes de “compilarem seus próprios sistemas do zero”. Morimoto-sensei era um desses desbravadores. Com a ajuda de colaboradores bem competentes, Morimoto desenvolveu a mais famosa e, talvez, a melhor distribuição Linux brasileira, o Kurumin. Numa época em que eu tinha BASTANTE tempo livre, investi meu tempo e paciência para tentar me livrar das “garras mercenárias da Microsoft” e o Kurumin foi minha porta de entrada para aquele mundo livre e cheio de unicórnios do Debian, onde eu pagaria um preço justo pelo software. Se fosse de graça, melhor ainda, mas paguei pelos CDs do Kurumin à época.
continue lendo

emArtigo Blog Destaques Hardware Linux Mercado Open-Source Opinião Web 2.0

Sala da Justiça do Meio Bit #02, agora também como podcast

Por em 23 de janeiro de 2014

sj-mb

O Sala de Justiça do Meio Bit é um programa de vídeo, onde os autores do blog conversam sobre as notícias mais importantes da semana, e que a partir desta semana passa a ser também um podcast em áudio, atendendo aos pedidos dos nossos leitores. As gravações acontecem ao vivo toda terça-feira às 21 h via Google Hangouts, e o formato do programa foi planejado para que a gente consiga cobrir parte da infinidade de novidades dos últimos 7 dias.

continue lendo

emBlog Podcast Sala da Justiça Sala da Justiça

Sala da Justiça do Meio Bit #01

Por em 15 de janeiro de 2014

sala-da-justica-episodio-1

A partir desta semana, o Meio Bit passa a contar com um programa de áudio, o Sala da Justiça, onde os autores do blog vão conversar sobre as notícias mais importantes da semana. As gravações acontecem ao vivo toda terça-feira às 21 h via Hangouts. O formato do programa foi planejado para que a gente consiga cobrir parte da infinidade de novidades dos últimos 7 dias.

O primeiro bloco é o Top 10, que traz os posts mais acessados da semana no MB, que podem variar de curiosos até os mais absurdos, e certamente serão motivo para muitas risadas no programa. O segundo bloco é um tema especial que tenha se destacado na semana, e no caso do primeiro episódio, um resumo dos lançamentos da CES 2014 que nós mais gostamos. O terceiro e último bloco é dedicado as notícias mais interessantes dos últimos dias.

Entre os temas citados no episódio de estréia podemos citar o Threshold, a nova versão do Windows; as primeiras imagens da interface do Normandy, suposto smartphone da Nokia com Android; o crescimento da participação do Jelly Bean e Kit-Kat no mercado Android; as novidades questionáveis do Google+; e uma análise crítica sobre os benchmarks do Tegra K1.

O primeiro programa conta com a participação dos autores (e amigos) Josh Noronha, Ronaldo Gogoni, Emanuel “Tio” Laguna, Matheus Gonçalves e Silmar Geremia, aos quais gostaria de agradecer imensamente pelo ótimo papo! O Cardoso não pode participar desta gravação, mas estará presente nos próximos episódios.

Até semana que vem, com mais um episódio da Sala da Justiça do MB!

Clique abaixo para assistir ao vídeo.
continue lendo

emBlog Podcast Sala da Justiça Sala da Justiça

Marte com rios e oceanos? Sim, mas 4 bilhões de anos atrás

Por em 6 de dezembro de 2013

scicast006_destaque

Hoje foi ao ar a segunda parte do #SciCast sobre Marte, onde batemos um papo com Nick e Cardoso sobre o planeta vermelho.

Para quem está curioso sobre quem não deve ser mencionado e com quantos estágios se faz um módulo de resgate em Kerbal Space Program, não percam o final dessa conversa maluca e informativa sobre o planeta que pode ser nossa segunda casa num futuro não muito distante. Você sabia que nosso vizinho nem sempre foi o planeta árido e sem vida que é hoje?
continue lendo

emAstronomia Blog Destaque Destaques Espaço Podcast Web 2.0

SciCast: filial do Meio Bit Ciência (mentira) lança podcast mesclando ciência, cultura e diversão

Por em 29 de novembro de 2013

scicast-colonizacao-marte

Convenhamos, divulgação científica não é algo muito praticado internet afora. A maioria dos cientistas costuma divulgar seus materiais de forma reclusa, encontrar material de qualidade e filtrar os títulos sensacionalistas de muitos sites de notícias por aí é uma constante.

Existem poucos, porém bons divulgadores. Nós aqui no Meio Bit nos esforçamos para fazer nossa parte, temos o pessoal do ScienceBlogs além do Bolsão de Blogs e o Periódico, citados recentemente. Há também o Ceticismo do André, um dos nossos leitores mais assíduos e que manda muito bem no sentido de procurar educar os leitores com bom humor; eu recomendo fortemente a leitura das séries O Livro dos Porquês e Grandes Nomes da Ciência do site.

Então entra o podcast #SciCast e por tabela, o site CiênciaPop. O projeto foi ideia do autor do Meio Bit Silmar Geremia, que tinha a vontade de criar um programa de divulgação científica que não fosse chato, e que tivesse o formato de uma “aula” onde os convidados, geralmente cientistas e pesquisadores sobre o assunto em questão são os professores e conduziriam uma conversa descontraída e numa linguagem fácil de ser absorvida por todos.

continue lendo

emAnúncios Blog Brasil Podcast Web 2.0

Dica: dois agregadores brasileiros de ciências

Por em 12 de novembro de 2013

xkcd-purity

Uma velha piada conta sobre o Reitor de uma universidade, irritado com os custos altíssimos do departamento de física aplicada. Reclama ele:

“Por que vocês não podem ser como o Departamento de Matemática? Tudo que eles usam é um quadro-negro e uma cesta de lixo. Ou como o de Filosofia, que só usa o quadro-negro.”

Na prática existe mesmo uma disputa entre os vários campos da ciência. Astrofísicos só se preocupam de galáxias pra cima, planetas são apenas umas sujeiras que nem aparecem em suas observações. Físicos teóricos consideram os experimentais como um mal necessário, ao menos enquanto a Comunidade insistir em comprovações por experimentação, ao invés de aceitar a palavra deles.

Todo mundo acaba tendo seu campo favorito. Aqui no Meio Bit tendemos para exploração espacial, não só por ser mais simples de trabalhar, mas por ter mais material disponível. Também há uma carência de posts sobre ciência brasileira, reconheço. A grande maioria dos blogs faz divulgação científica secundária, há pouco material sobre pesquisa local e esse material está muito espalhado.

Por sorte consegui acesso a dois agregadores nacionais excelentes, que juntam inclusive materiais do ScienceBlogs Brasil. E melhor ainda: trazem bastante posts de biologia, uma área muito pouco coberta por nós.
continue lendo

emÁudio Vídeo Fotografia Biologia Blog Brasil Destaque Internet