Games
Games
Digital Drops Blog de Brinquedo

Facebook compra Oculus VR, empresa criadora do Oculus Rift

Por em 25 de março de 2014

oculus-rift

Há pouco mais de uma semana os óculos de realidade virtual pareciam apenas uma tecnologia que lutava para conquistar a atenção dos jogadores, mas além da Sony entrar de cabeça na brincadeira e da Microsoft dar indícios de que também se arriscará nesta área, Mark Zuckerberg mostrou que também aposta nessa promissora tendência, ao comprar a empresa mais importante do ramo.

Com um investimento na casa de US$ 2 bilhões, sendo US$ 400 milhões em dinheiro e o restante em ações do Facebook, a gigante das redes sociais anunciou a aquisição da Oculus VR, empresa que deu início a esta onda com o Oculus Rift e que inclusive conseguiu conquistar profissionais renomados da indústria de games, como John Carmack.

O mobile é a plataforma do presente e agora estamos nos preparando para as plataformas do futuro,” declarou Zuckerberg em uma nota. “O Oculus é a chance de criarmos a plataforma mais social de todos os tempos e de mudar a maneira como trabalhamos, jogamos e nos comunicamos.

continue lendo

emAcessórios Destaque Destaque Destaques Entretenimento Games Indústria Internet Web 2.0

Yu Suzuki conta segredos da produção do Shenmue

Por em 21 de março de 2014

shenmue

Entre os muitos excelentes jogos que tive o prazer de experimentar no Dreamcast, aquele que mais me marcou foi o Shenmue. Quem o jogou na época do seu lançamento provavelmente lembra do quão espetacular era assumir o papel de Ryo Hazuki, tendo que realizar tarefas corriqueiras como comer, dormir e até trabalhar.

Apesar das vendas muito abaixo do esperado, aquele jogo tornou-se um dos pontos mais memoráveis da indústria, seja por tudo o que ele trouxe de novo aos games ou por sua gigantesca produção e mesmo tantos anos após o seu lançamento, é impressionante como ainda existam muitos detalhes sobre sua criação que continuam sendo revelados, fazendo até com que ele se tornasse tema de uma palestra de Yu Suzuki durante a GDC deste ano.

Na apresentação, o game designer revelou que após trabalhar durante anos na criação de jogos para fliperamas, que normalmente são experiências curtas, ele decidiu que queria se livrar desta limitação e no final da década de 80 começou a pesquisar RPGs. Após algum estudo, o japonês criou um protótipo chamado The Old Man and the Peach Tree, um jogo onde deveríamos nos aproximar de um ancião para lhe perguntar se ele conhecia um mestre de Kung Fu chamado Ryu. O homem então nos diz que se lhe dermos um pêssego ele poderá nos ajudar e após encontrarmos a fruta, vemos o misterioso homem treinando em um lago, o que leva o jogador a crer que era ele quem estávamos procurando.

continue lendo

emDestaque Miscelâneas

Sony revela o Project Morpheus, seus óculos de realidade virtual para o PS4

Por em 19 de março de 2014

project-morpheus

Depois do rumor correr pela indústria durante alguns meses, a Sony aproveitou a Game Developers Conference para confirmar que está mesmo desenvolvendo um dispositivo de realidade virtual para o PlayStation 4.

Apresentado por Shuhei Yoshida, presidente do Worldwide Studios, as especificações técnicas do Project Morpheus ainda não são as finais, mas por enquanto ele possui uma tela de 5 polegadas capaz de exibir imagens em 1920×RGB×1080, sendo 960×RGB×1080 para cada olho e além de seu sistema de áudio 3D, ele contará com acelerômetros e giroscópios para rastrear os movimentos da cabeça do usuários, oferecendo um campo de visão de 90 graus.

A indústria cresceu criando avanços tecnológicos para os jogadores de videogames,” afirmou o executivo.  “Avanços que as pessoas talvez não esperem ou pensem que sejam possíveis e a realidade virtual será a próxima inovação do PlayStation que moldará o futuro dos games.

Com uma integração sem igual com a PlayStation Camera e o PlayStation Move, acreditamos que o Morpheus elevará ainda mais o mundo do PlayStation 4. Nós continuaremos aperfeiçoando este protótipo ao obter o suporte das desenvolvedoras e é por isso que o revelamos aqui na GDC.

continue lendo

emAcessórios Destaque Destaques Games Sony

BOMBA! Jack Tretton deixa presidência da Sony

Por em 6 de março de 2014

jack-tretton

Enquanto boa parte da indústria e dos jogadores voltam sua atenção para a situação complicada da Nintendo, a Sony segue perdendo forças propondo mudanças drásticas e depois de revelar cortes em vários setores, como a venda da linha Vaio ou o fechamento de várias lojas nos Estados Unidos, uma reestruturação na sua diretoria começa a se orquestrar.

Pegando todos de surpresa, a empresa anunciou que Jack Tretton, presidente e CEO da Sony Computer Entertainment America, deixará seu cargo no dia 31 de março, numa decisão que eles alegam ter sido tomada em comum acordo. Com isso, quem assumirá a posição será Shawn Layden, então vice-presidente executivo e COO da mesma divisão.

Trabalhar na SCEA pelos últimos 10 anos foi a experiência mais gratificante da minha carreira,” declarou o executivo em um comunicado oficial. “Mesmo sentindo profundamente a falta do talento da equipe da SCEA e a paixão demonstrada diariamente por nossos fãs, estou muito empolgado em começar o próximo capítulo da minha carreira. Quero agradecer os funcionários, parceiros e clientes por seu comprometimento incansável à marca PlayStation e, é claro, aos fãs que nos levaram a um novo patamar de inovação e entretenimento ao longo das últimas duas décadas. Deixo o PlayStation em uma posição de considerável força e o futuro será ainda mais brilhante para a Nação PlayStation.

continue lendo

emDestaque Games Indústria Sony

O aniversário de uma fábula

Por em 26 de fevereiro de 2014

Fable-Anniversary-2

Em setembro de 2004 o primeiro Xbox recebeu aquele ficaria conhecido como um dos principais jogos do console e que carregava consigo a responsabilidade de ser o mais ambicioso projeto de Peter Molyneux. Mesmo sem ter conseguido entregar todas as promessas feitas por seu idealizador, Fable ajudou a consolidar muitos dos alicerces que permaneceriam nos RPGs de ação até hoje e para comemorar o seu aniversário, a Microsoft resolveu lançar uma versão remasterizado do clássico.

Servindo como o último grande exclusivo para o Xbox 360, Fable Anniversary tinha uma dura missão pela frente, já que fatalmente seria comparado com os jogos mais novos do mesmo estilo que aproveitaram alguns dos seus conceitos e os aperfeiçoaram, mas apesar dos defeitos, essa nova versão serve para mostrar que o título estava além do seu tempo.

continue lendo

emAnálises Destaque Games Microsoft

O fim de uma era: Irrational Games, estúdio de Ken Levine fecha as portas

Por em 18 de fevereiro de 2014

ken-levine

Essa pegou muita gente de calças curtas. A Irrational Games, estúdio de Ken Levine responsável pelas incríveis séries System Shock e Bioshock deixou de existir. O anúncio foi feito na página oficial do estúdio.

A decisão foi tomada pelo próprio Levine que vai assumir uma função dentro da Take-Two, a empresa que é dona da Irrational e da publisher 2K Games. Cerca de 15 funcionários o acompanharão em sua nova fase e os demais serão redirecionados para outros estúdios da 2K ou receberão o apoio da empresa para encontrarem novos empregos. Levine se concentrará em lançar games menores para o mercado digital e o último lançamento do recém-finado estúdio será a segunda parte de Burial At The Sea, o DLC de Bioshock Infinite que será lançado no dia 25 de março.

A Irrational Games foi fundada há 17 anos por Levine, Jon Chey e Ron Fermier. Seus títulos em primeira pessoa sempre se destacaram muito mais pela narrativa e ambientarão do que a ação, ainda que as mecânicas de jogo nunca tenham decepcionado. As séries System Shock e Bioshock receberam elogios de público e critica, e evidenciaram a qualidade dos roteiros de Levine, que veio do cinema e está voltando para ele, já que esta escrevendo o roteiro do remake de Logan’s Run. Quanto aos direitos dos títulos da Irrational, eles passam a ser controlados pela 2K Games.

Eu desejo toda a sorte do mundo a Levine em sua nova empreitada, mas não posso deixar de lamentar pelo fim de um estúdio que tantos games memoráveis produziu, sem medo de ir contra o pensamento comum de games do gênero de serem vazios e sem substância. Independente dos motivos que tenham levado Ken Levine a encerrar a Irrational Games, é fato que seu fim será sentido por toda a indústria.

Fonte: IG.

emDestaque Games Indústria

Três semanas com o Xbox One

Por em 6 de fevereiro de 2014

Há algumas semanas eu tive a oportunidade de receber um Xbox One para avaliação e embora o Joel tenha escrito um excelente review do aparelho, resolvi escrever um pouco sobre minhas primeiras impressões com o novo videogame da Microsoft, apontando alguns aspectos que mais me chamaram a atenção.

Para começar, falarei um pouco sobre o que me incomodou (e continua me incomodando), que é a interface do One. Apesar de visualmente ela estar muito boa, assemelhando-se bastante a aquilo que vemos no Windows 8, talvez seja a familiaridade com o Xbox 360, mas o fato é que ainda não consegui me acostumar a maneira como as coisas funcionam no seu sucessor.

A primeira coisa que senti falta foi o menu que nos é exibido no antigo videogame ao apertarmos o botão guia. Alguns poderão dizer que aquilo era uma gambiarra que visava manter a primeira interface do 360, mas seja como for, sempre achei que a quantidade de atalhos presentes ali facilitava muito o acesso algumas funções, o que não acontece agora.

continue lendo

emAnálises Destaque Games Microsoft