Fotografia
Fotografia
Digital Drops Blog de Brinquedo

Flashback — a linha de roupas anti-paparazzi

Por em 26 de fevereiro de 2015

flashback_anti_paparazzi

O mundo das celebridades é uma verdadeira mata sem cachorro. Da mesma maneira que necessitam da exposição pública para continuarem relevantes, algumas celebridades clamam por seu direito a uma vida privada. Temos os casos dos que se esforçam desesperadamente para aparecer e também dos que correm dos fotógrafos, que não possuem (em sua maioria) nenhum tipo de limite para conseguir a foto que vai pagar as contas do mês. É um mercado selvagem. Porém, levando em conta a invenção do DJ chamado Chris Holmes, isso pode sofrer uma mudança radical.

continue lendo

emÁudio Vídeo Fotografia Notícias

“Raising the Flag on Iwo Jima” — 70 anos de uma das imagens mais conhecidas do século XX

Por em 24 de fevereiro de 2015

jo_rosenthal

Todo fotógrafo sonha em fazer uma foto que se tornará icônica. Aquele pequeno momento que vai atravessar as décadas e se manter como uma das fotografias mais conhecidas da história. Poucos possuem essa sorte. Estar preparado quando o momento certo aparece. Joe Rosenthal conseguiu essa façanha. No dia 23 de fevereiro de 1945 ele estava com as tropas americanas em Iwo Jima durante a invasão da ilha (tem até filme sobre isso). Logo após a vitória americana, ele fotografou um grupo de 6 soldados levantando a bandeira americana no topo a ilha, um símbolo da vitória. Porém, Rosenthal chegou ao local apenas no momento em que os soldados se preparavam para colocar no topo da montanha a segunda bandeira, É nesse ponto que acontece a controvérsia.

continue lendo

emÁudio Vídeo Fotografia Destaque Notícias

Vint Cerf recomenda que você imprima suas fotos

Por em 13 de fevereiro de 2015

portfólio

Tudo bem, o alerta não foi somente sobre fotos, mas sobre tudo o que temos armazenado hoje de forma digital, porém a relação com a fotografia é muito importante. Vint Cerf, um dos pais da internet, alardeou sua preocupação com a perda das informações que temos hoje armazenadas, principalmente se não temos uma forma de guardar as tecnologias que são utilizadas para reproduzi-las. Isso me lembra dos arquivos RAW das empresas que são completamente diferentes entre si, até mesmo entre câmeras da mesma empresa. A cada novo lançamento é preciso atualizações de software para os arquivos possam ser editados. Em meio à essa preocupação de Vint temos o aviso “Se há fotos com as quais você realmente se importa, imprima-as”. Você pode ver a notícia completa no site da Folha de São Paulo, mas o que interessa para nós, amantes da fotografia, é que esse senhor está completamente certo.

continue lendo

emÁudio Vídeo Fotografia Destaque Destaques Notícias

Mestres da Fotografia e suas maiores criações

Por em 11 de fevereiro de 2015

Behind Photographs (1)

A ideia pode parecer simples, mas sempre achamos isso depois que alguém colocou tal ideia em prática. O fotógrafo Tim Montoani começou a desenvolver esse projeto em 2006 quando alugou uma Polaroid 24 × 30 para registrar imagens dos fotógrafos Jim Marshall e Michael Zagaris. A Unidade Formal não tem complicação nenhuma. Cada fotógrafo é retratado segurando a sua foto mais famosa. Pode parecer simples, mas se trata de você conhecer o autor daquela foto que todo mundo reconhece, mas ninguém nunca se preocupou em saber quem fez.

Depois de anos fotografando, e de ter registrado mais de 150 fotógrafos, Mantoani lançou no começo de 2012 o livro Behind Photographs – Archiving Photographic Legends onde conta toda essa história através de imagens espetaculares. O mais interessante é que a própria câmera escolhida para fazer o ensaio já é uma relíquia.

continue lendo

emÁudio Vídeo Fotografia Destaques Notícias

Disputa de direitos autorais e uma gigantesca coincidência

Por em 5 de fevereiro de 2015

Direito Autoral é um assunto importante em tempos de internet. Ficou muito fácil qualquer um pegar uma foto de alguém e utilizar das mais diversas maneiras. Seja colocando em um post de blog (um uso mais inocente, mas ainda assim errado), publicando em sites de notícias, utilizando em propaganda ou, simplesmente, publicando em seu site e dizendo que foi ele quem fez. Esse último uso, que pode parecer ridículo, é uma das coisas que mais acontece na internet. Muito fotógrafo vendendo o peixe com fotografias de outras pessoas. Porém, a mesma internet que facilitou o ato de copiar uma foto indiscriminadamente, também facilitou descobrir esse crime. Era por esse caminho que uma disputa de direitos autorias estava caminhando, até que o resultado deixou todo mundo surpreso.

O jornal The Telegraph no Reino Unido possui, em seu caderno de Viagens, um concurso de fotos semanal chamado The Big Picture. Em 2009 a fotógrafa Sarah Scurr, moradora de Harpenden, enviou a foto de um iceberg feita em 2006 na costa do Chile durante um cruzeiro turístico. A foto foi escolhida como vencedora daquela rodada do concurso. A imagem pode ser vista abaixo.

direito autoral

Porém, 6 anos depois, a foto foi vista pela fotojornalista chilena Marisol Ortiz Elfeldt que foi até a página do Facebook do Telegraph acusando Sarah de ter feito plágio de uma de suas fotografias. A autora da reclamação alegava que Sarah havia feito cópia de sua foto na internet e se utilizado de edições para modificar algumas cores e contraste e enviado a foto para o concurso. Estava iniciada a confusão. Por mais que possamos pensar que a justiça é lenta, quebra de direitos autorais é crime grave em qualquer lugar e a justiça tende a ser severa. Isso acontece, inclusive, no Brasil. Marisol postou a sua foto para provar o roubo. Vejam abaixo.
continue lendo

emÁudio Vídeo Fotografia Destaque Destaques Notícias

Semana da Fotografia 2015 — preço promocional até amanhã

Por em 30 de janeiro de 2015

semana da fotografia

E está aberta a temporada de Congressos de Fotografia no Brasil. A iPhoto Editora já está divulgando a Semana da Fotografia 2015 que chega a sua 6º edição e vai ser realizada, mais uma vez, na cidade de Balneário Camboriú / SC (nossa, que coisa chata). O evento vai acontecer nos dias 23, 24 e 25 de março no Centro de Eventos Itália, um local com capacidade para 550 pessoas. A Semana da Fotografia foi criada em 2010 por Altair Hoppe e desde esse ano já atendeu mais de 2 mil profissionais da área de fotografia.

O formato aqui é bem conhecido dos fotógrafos. São três dias de palestras que vão contemplar todos os grandes temas da fotografia profissional no Brasil. Então teremos palestras de fotografia de recém nascidos, casamento, atendimento ao cliente, iluminação de estúdio e edição de álbuns. Ou seja, muita coisa para assimilar. Vocês podem até me perguntar se vale a pena investir em algo que possui uma quantidade enorme de temas e vertentes. Bem, eu já participei de vários Congressos de Fotografia e posso dizer que você pode não aproveitar tudo (inclusive por conta de afinidade com os temas), mas existe a possibilidade de você mudar radicalmente suas práticas com a palestra certa, ou melhorar muito algum aspecto de sua vida profissional com os ensinamentos de quem já está se destacando no mercado fotográfico atual.

continue lendo

emÁudio Vídeo Fotografia Notícias

Revista Sports Illustrated demite seus últimos fotógrafos

Por em 26 de janeiro de 2015

Night Baseball in Milwaukee August 16, 1954 X 1388 Credit: Mark Kauffman

Chegamos ao ponto em que quase tudo voltado para a mídia está em transição. Revistas e jornais não vendem mais como antigamente e cobrar por conteúdo informativo na internet tem se mostrado uma coisa não muito viável. A notícia se internacionaliza com uma grande velocidade, e ler sobre um assunto velho em uma revista mensal pode ser a receita para o fim. Da mesma forma a fotografia como um todo (seja profissional ou não) também mudou. Temos ainda um grupo de fotógrafos espetaculares trabalhando para os grandes meios de comunicação, mas o fotógrafo menos capacitado também está ganhando seu espaço. Os equipamentos fotográficos digitais evoluíram a um ponto em que garantem que qualquer pessoa consegue fazer uma foto, no mínimo, aceitável. Por isso que vemos a mídia profissional tentar reestruturar suas finanças demitindo fotógrafos experientes e apostando em outros menos capacitados e mais baratos. Foi assim com a CNN em 2011 e com o Chicago Sun-Times em 2013.

Agora é a vez da revista Sports Illustrated entrar para esse cenário negro. O editor da revista acaba de anunciar a demissão dos últimos 06 fotógrafos que faziam parte da equipe editorial da publicação.
continue lendo

emÁudio Vídeo Fotografia Destaques Notícias