Fotografia
Fotografia
Digital Drops Blog de Brinquedo

Time-Lapse — Arte da Tempestade

Por em 26 de junho de 2015 - 12 Comentários

time-lapse

Eu adoro time-lapses. Existem pessoas que possuem o olhar e a paciência para produzirem trabalhos magníficos. Alguns duram anos, outros apenas alguns minutos, mas o que importa é o impacto visual.

Para quem não sabe do que estou falando, o Time-Lapse é um conjunto de fotografias feitas em espaço de tempo determinado que registram um local ou fenômeno. Quando colocadas em sequência, geralmente em um vídeo musicado, trazem para o espectador a noção acelerada de passagem do tempo.

Foi o que aconteceu com o fotógrafo, e caçador de tempestades, Nicolaus Wegner que estava em campo quando percebeu a formação de uma tempestade estacionária ao longo das Black Hills de Dakota do Sul, perto da cidade de Rapid City. Sem duvidar ele montou sua Canon 5D Mark III com uma lente grande angular e executou uma foto por segundo do fenômeno meteorológico. Foram horas de fotografia que foram transformadas no vídeo de 2 minutos abaixo e que foi batizado sugestivamente de Art of the Storm.

Não sei vocês, mas eu poderia assistir isso o dia todo. Confiram abaixo.
continue lendo

emDestaques Fotografia Notícias

Taylor Swift é acusada de hipocrisia por fotógrafos

Por em 25 de junho de 2015 - 32 Comentários

taylor-swift

Notícia idiota do dia. Acho que todo mundo ficou sabendo do rolo de Taylor Swift ao defender os frascos e comprimidos contra a toda poderosa e malvada Apple. A menina bateu o é e fez pirraça em defesa dos artistas que teriam seus direitos ignorados pela Apple em seu novo sistema de músicas. Se você não sabe do que estou falando então recomendo a leitura do texto do Cardoso sobre o assunto.

Pois bem, depois que a menina publicou sua carta aberta contra a Apple, alguns fotógrafos decidiram fazer a mesma coisa contra ela denunciando os termos absurdos do contrato de autorização para fotografar os seus shows. Uma pequena observação antes de continuar. Todo Pop Star possui normas bem rígidas para que profissionais registem os Shows. Alguns permitem que fotógrafos trabalhem nos primeiros 30 minutos, alguns permitem que as primeiras duas músicas sejam fotografadas e outros, mais loucos, permitem fotos apenas nos 10 primeiros segundos. Porém, Taylor Swift parece ter exagerado em outros quesitos também.

continue lendo

emDestaques Fotografia Notícias

Nike ganha disputa sobre direito autoral de foto icônica

Por em 24 de junho de 2015 - 53 Comentários

Lembram do fotógrafo que estava processando a Nike por quebra de direitos autorais? A história é mais ou menos assim. Em 1984 Jacobus Rentmeester registrou uma das primeiras fotos de Jordan fazendo seu famoso salto para a revista Life. A foto foi publicada em uma página dupla e, para realizá-a, o fotógrafo se utilizou de uma Hasselblad e flash estroboscópico. A foto, do jeito que foi publicada na revista, está representada abaixo. Aproveitando a incrível qualidade da foto, a Nike pagou em agosto de 1984 para o fotógrafo a quantia de US$ 150,00 para utilização temporária da imagem em suas campanhas publicitárias.

nike_direito_autoral1

continue lendo

emDestaque Destaques Fotografia Notícias

Família é ameaçada após ensaio fotográfico em linha de trem

Por em 22 de junho de 2015 - 112 Comentários

batman_ensaio_fotografico (1)

Olha ai mais uma notícia que só é possível em tempos de internet e do fenômenos dos linchamentos virtuais (o efeito é devastador e você não precisa sair de casa e nem enforcar ninguém em uma árvore). O fotógrafo Eric Thiele decidiu montar um ensaio fotográfico diferente para comemorar o dia dos pais (que aconteceu ontem nos Estados Unidos). Tudo partiu da vontade do casal Mike e Roxanne Daly de Hartford, Wisconsin em fotografar algo especial junto com seu filho para guardar de recordação.

continue lendo

emDestaques Fotografia Notícias Web 2.0

DxO One — uma câmera para seu iPhone

Por em 18 de junho de 2015 - 14 Comentários

DxO One

Quando celulares começaram a fazer fotos, lá na pré-história da tecnologia, muita gente achou o máximo, mas não era possível confiar nossos momentos mais importantes nas imagens destes aparelhos. As fotos produzidas possuíam pouca resolução, falta de nitidez e muito ruído. O tempo passou e quem não apostou na evolução destes dispositivos (como esse que vos escreve) veio a se arrepender. Os atuais smartphones simplesmente enterraram as câmeras fotográficas compactas de entrada com uma qualidade de imagem aceitável e a possibilidade de compartilhar as fotos com seus amigos nas principais redes sociais existentes. A coisa evoluiu tanto que já tem artista vendendo imagens feitas com celulares e grandes impressões em papel já são realidade. Porém, alguns ainda acham que é possível melhorar essa qualidade.

continue lendo

emAcessórios Destaques Fotografia Notícias

Compre uma foto autografada da coleção Magnum

Por em 9 de junho de 2015 - 1 Comentário
CHINA. Beijing. Tiananmen square. 26 May 1989.

Stuart Franklin — CHINA, Beijing 1989

Mesmo com o mundo digital a todo o vapor, a fotografia em papel está ganhando força. Não somente entre o consumidor doméstico (por mais que alguns decretem o fim da foto em papel as vendas só estão aumentando nos últimos anos), mas também no mercado fine art e de colecionadores. Fotógrafos estão conseguindo boas fontes de renda em fotografias para fins de decoração de interiores ou como obras artísticas. Tem muita gente com poder aquisitivo alto colecionando fotografias de autores iniciantes e de alguns consagrados. Lembrando que a maior parte das pessoas compra uma obra de arte como forma de investimento. Na maior parte dos casos a valorização da obra compensa o dinheiro gasto.

Mas, se você gosta da ideia de ter uma obra fotográfica de um autor consagrado e não possui grana suficiente para investir nisso, então a oferta que a Magnum está fazendo pode ser uma boa para você. A Magnum Photos é uma cooperativa de fotógrafos que funciona como agência de imagens. Para quem não sabe, ela foi fundada por lendas da fotografia como Robert Capa, George Rodger, e Henri Cartier-Bresson. Até hoje ela possui em seus quadros alguns dos fotógrafos mais importantes e influentes do mundo e, nesse mês de junho, decidiu dar uma canjinha para quem quer comprar fotos icônicas sem ter que vender um dos rins para isso.

O projeto se chama “changed everything”. A empresa decidiu perguntar para seus associados qual a fotografia que mudou tudo para eles. A imagem que foi o divisor de águas em suas carreira provocando mudanças. Além de provocar uma reflexão em seus associados, a Magnum recebeu um conjunto de fotos impressionantes. E para celebrar esse projeto, a associação vai fazer uma venda limitada dessas imagens. Você pode ver as 51 fotos selecionadas para o projeto nesse link (cuidado, algumas fotos contém nudez).
continue lendo

emFotografia Notícias

Emulador de filme fotográfico direto no navegador

Por em 8 de junho de 2015 - 14 Comentários

filme_emulator

A prova de que estou ficando velho é que já tenho alunos nos cursos de introdução a fotografia que nunca viram ou fotografaram com filme fotográfico. Quando mostro na primeira aula alguns acham incrível, outros estranho e muitos acham primitivo. Mas, o filme fotográfico de rolo foi uma revolução na fotografia responsável por trazer a fotografia para as casas das pessoas. Antes disso, para ter um retrato, era necessário procurar um fotógrafo profissional. Assim como revolucionou a fotografia, o filme também se diversificou em centenas de tipos com diferentes colorações, sensibilidades, granulações e efeitos. Era possível comprar filmes específicos para o tipo de luz que você iria fotografar e outros com diferentes contrastes de preto e branco.

Claro que a maioria das pessoas nunca teve acesso a essa variação gigantesca. No máximo conseguiam um ProValue ou um ProImage em ISO 200, considerados filmes profissionais, mas que só eram um pouco melhorzinho do que os rolos vendidos em mercados, padarias, farmácias e conveniências. Agora, se você nunca teve a oportunidade de se aventurar no mundo dos zilhões de tipos de filme fotográficos, então poderá saber um pouco como isso era utilizando o Film Emulator.

Tudo começou em 2013 quando o fotógrafo Pat David fez uma grande pesquisa e lançou uma tabela contendo parâmetros de cores para emulação em software digital das diferentes tonalidades de filmes fotográficos. Aproveitando que Pat liberou essas tabelas de forma gratuita para a comunidade, o programador Jonas Wagner montou um emulador de filmes gratuito que roda direto no seu navegador. A coisa é bem simples de utilizar. Você clica no botão Open File e escolhe uma foto em seu computador. A imagem roda direto no navegador e nada é enviado para o servidor do programa. Depois disso é só escolher o filme preferido nas dezenas de possibilidade. Temos filmes preto e branco, coloridos e instantâneos, assim como negativos e positivos (cromos).

Você pode brincar com a mesma foto em todas as opções e, no final, se gostou de alguma, é só clicar no botão download e gravar uma cópia da modificação em seu computador. Fora isso ainda é possível fazer ajustes básicos como brilho, contraste, grão e vinheta. Pode parecer idiota, mas eu achei divertido. Provavelmente sou velho mesmo.

emFotografia Manipulação digital Notícias