Fotografia
Fotografia
Digital Drops Blog de Brinquedo

Beyoncé, o Photoshop e a inocência das pessoas

Por em 20 de fevereiro de 2015

beyonce_sem_retoque

Depois de 15 anos fazendo ensaios fotográficos de mulheres, fica apenas uma certeza: ninguém é perfeito. Tirando a psicologia feminina que as fazem acreditar que nada está bom, mesmo estando, também tenho o meu olhar crítico. Pessoas possuem pequenos defeitos, seja de pele, postura, desproporção dos olhos ou qualquer outra coisa, mas que no fim nos definem. Ou seja, até nossos pequenos defeitos fazem parte da beleza do conjunto. Dito isso, fico cada vez mais surpreso com as polêmicas envolvendo celebridades quando fotos sem retoque digital acabam por “vazar” na internet. A bola da vez é a cantora Beyoncé, que teve fotos sem retoques digitais reveladas ao público.

As fotos, que supostamente foram feitas em 2013 para uma campanha da marca de cosméticos L’Oréal, parecem realmente parte de uma sessão publicitária, e mostram o rosto da cantora com as mesmas marcas que encontramos no rosto de qualquer mulher normal. Claro que a reação da internet, principalmente no Twitter, foi devastadora. Várias críticas, zoações, fãs defendendo que as fotos são falsas e o retorno da velha discussão sobre os malefícios do uso do photoshop em campanhas publicitárias. Devemos então levar alguns pontos em conta para poder trabalhar de maneira satisfatória essa questão.

continue lendo

emÁudio Vídeo Fotografia Destaques Manipulação digital

Photoshop completa 25 anos em ótima forma e mais relevante do que nunca

Por em 19 de fevereiro de 2015

photoshop_25_anos

O Adobe Photoshop completou 25 anos de vida, e para marcar esta data tão especial, a Adobe lançou um vídeo comemorativo que mostra a evolução dos ícones e da barra de tarefas, além de vários “milagres” feitos com um dos aplicativos mais legais de todos os tempos. Os arquivos PSD desta montagem foram animados frame a frame, ou melhor, camada a camada para produzir o vídeo. A trilha de Dream On do Aerosmith é muito apropriada, pois a evolução do aplicativo ainda está bem longe de terminar, já que o Photoshop faz parte da nossa cultura, pro bem ou pro mal.

Como ferramenta que é, o PS pode usado para produzir desde verdadeiros desastres a incríveis obras de arte, e a manipulação de imagens com trucagens fotográficas é uma arte antiga, bem ilustrada pelo caso clássico de Leon Trótski sendo apagado das fotos oficiais da União Soviética por ordem de Josef Stalin. O Mashable inclusive fez um post muito interessante sobre o mundo da manipulação fotográfica sobre o tema, com imagens de 1850 a 1950.

Embora a primeira versão do Photoshop seja de 1988, pouca gente usou, pois ela era privada e não foi lançada comercialmente. A primeira versão oficial com o nome Photoshop foi lançada em fevereiro de 1990 para Macintosh, e foi exclusiva do sistema por mais 2 anos, até chegar no Windows no DOS. Hoje em dia, o PS está na versão Creative Cloud, e já chegou inclusive ao Chromebook.

Hoje em dia o aplicativo é usado de todas as maneiras possíveis por veículos online e da velha mídia, e continua mais relevante do que nunca. Na verdade é usado até demais, pois neste ano, 20% dos indicados ao prêmio World Press Photo foram desclassificados pelos juízes por manipulação, um número 3 vezes maior do que no ano passado.

Da minha parte, aproveito para deixar um agradecimento em nome do Meio Bit Foto a todos os envolvidos na criação e atualização deste software precioso, que merece todas as comemorações pelos seus primeiros 25 anos. Que venham mais 25!

Clique abaixo para ver o vídeo.
continue lendo

emManipulação digital Software

1º ministro da Índia moderniza Aécio de Papelão e cria Cabine de Selfie

Por em 5 de fevereiro de 2015

boneco-aecio

Um dos poucos memes divertidos da última campanha eleitoral foi o Aécio de Papelão. Originalmente um mobile em tamanho real fazendo hoverhand, que as pessoas usavam para tirar fotos, o negócio se tornou foco de zoações incríveis, do nível do meme das viagens do Lula.

Diz a assessoria que o negócio não foi feito pra enganar ninguém. Eu acredito, o recorte é propositalmente evidente, era uma brincadeira. Políticos utilizam técnicas bem mais avançadas, com matrizes para mesclar apertando mão de candidatos minoritários no Photoshop, videos em fundo verde. Da série de mentiras que todo mundo comete em campanhas políticas, de longe essa é a mais inocente.
continue lendo

emHardware Manipulação digital Miscelâneas

Adobe processa Forever 21 por uso de software pirata

Por em 2 de fevereiro de 2015

adobe_processa_foverer21

Eu ministro aula para fotógrafos iniciantes desde 2008. Comecei nas Oficinas Culturais do Estado de São Paulo em cursos oferecidos gratuitamente. Umas das constantes, com o crescimento da fotografia digital, foi a questão da edição das imagens. Todos os melhores softwares são pagos e, mesmo oferecendo opões gratuitas, os alunos não abriam mão de ter um Photoshop pirata instalado em seus computadores. A maior parte dos fotógrafos reclama muito quando alguém utiliza uma foto sua de modo indevido, mas não acha errado trabalhar com software pirata. A desculpa é sempre a mesma: “o software é muito caro”. Hoje a questão do preço mudou. Ter uma licença do Photoshop CC e do Lightroom CC custa a bagatela de R$ 22,00 (preço da mensalidade no Brasil). Embora manter os melhores softwares de edição de imagem de forma legal custe o mesmo que um lanche e um refrigerante, ainda tem gente que se aventura pelos domínios do lado negro.

Agora vem uma notícia bacana lá da terra do Tio Sam. Embora esse seja um caso corporativo, não deixa de ser interessante. Se grandes empresas tentam resolver sua situação com o típico jeitinho brasileiro, imagine o usuário doméstico.
continue lendo

emÁudio Vídeo Fotografia Manipulação digital Software

Fotógrafo usa sua arte para incentivar a adoção de cães abandonados

Por em 30 de dezembro de 2014

dog_banner-680

O britânico Stuart Holroyd é um cara apaixonado por fotografia e cães. E quem somos nós para culpá-lo, não é verdade? Poucas coisas nesse mundo me causam esse tipo de sentimento e essa devoção, pra ser sincero. Eu diria fotografia, cachorros, videogames e o Corinthians. E se você vier com comentários como “mulher que é bom…” eu só preciso dizer que se fotografia ou seu time de futebol têm a mesma importância pra você que sua namorada ou namorado ou equivalente, você precisa de tratamento.

Bom, em março de 2014 o fotógrafo se mudou para a lindíssima ilha do Chipre, no sul da Turquia. Lá, ele ouviu falar de uma mulher chamada Kayte Wilson-Smith, que gerencia um pequeno centro de resgate de cães abandonados ou que sofreram algum tipo de abuso, chamado Bay Tree Rescue. Esse centro tem uma capacidade de abrigar, no máximo, 60 animais e é financiado basicamente por doações e a pensão de Kayte.

continue lendo

emÁudio Vídeo Fotografia Destaque Destaques Ensaio Manipulação digital

Atenção Videomakers! Fusion 7.5 digrátis para download

Por em 10 de novembro de 2014

features

Sua mãe quer que você estude, seu pai quer que você trabalhe, mas você faz vídeo? Quer se tornar o novo PC Siqueira, o novo Felipe Neto, o Novo Spielberg, o Novo JJ Abrams? Sonha isso tudo e está preso ao Windows Movie Maker? SEUS PROBLEMAS ACABARAM.

Apresento a vocês o Fusion, um software de pós-produção usado em filmes como Thor e Avatar, com recursos de Chroma key, motion tracker, renderização 3D, gerador de caracteres 2D e 3D, partículas, palco virtual, keying, retiming, rotoscopia, pintura vetorial, Deep Pixel Composing… sério, é muita coisa, é profissional mesmo. E… DE GRAÇA!
continue lendo

emÁudio Vídeo Fotografia Destaques Manipulação digital Software

Canadá se junta ao Eixo do Mal do Photoshop

Por em 3 de novembro de 2014

iran

Quando o Irã anunciou seu caça stealth de última geração os especialistas riram, disseram que parecia um aeromodelo, que pelo tamanho o piloto ficaria com os pés pra fora. Em resposta o governo de Teerã publicou uma imagem do tal caça em vôo, que 5 min depois foi desmentida como um Photoshop dos mais safados. Não foi a primeira vez. Também photoshoparam lançamento de mísseis e até um drone japonês.

A China costuma colocar políticos em lugares onde não estiveram, como zonas de desastres. A Melhor Coréia photoshopa exercícios militares e o Grande Líder,

Em comum temos países com controle estrito da imprensa, com governos totalitários e onde a opinião pública não é estimulada a se manifestar. Isso cria um ethos onde as pessoas em posição de poder se acham muito mais poderosas do que realmente são, redefinindo a realidade. Para eles alterar uma imagem de uma panificadora para encher as estantes de pães é o mesmo que alimentar o povo.
continue lendo

emEspaço Hardware Manipulação digital Web 2.0