Fotografia
Fotografia
Digital Drops Blog de Brinquedo

F/Stop vs T/Stop — veja a diferença

Por em 30 de setembro de 2014

lente_luz

O vídeo foi publicado ano passado, mas parece que a galera veio descobrir essa pequena vídeo aula apenas agora. Embora a informação não seja essencial para sua fotografia, saber como isso funciona pode dar um indicativo sobre qual lente você vai comprar. A coisa funciona assim. Cada lente possui a sua abertura máxima de diafragma que é representado por um f seguido de um número. Essa representação nos chamamos de f/stop. O que entorta um pouco a cabeça de alguns iniciantes é que o f/stop possui uma relação inversa. Quanto maior o número menor a quantidade de luz que entra pela lente. Nesse caso, a lente com f/2,8 deixa passar mais luz do que quando o diafragma está em f/5,6 (não vamos falar nesse texto sobre Ponto de Luz para não enrolar a cabeça das pessoas mais ainda, mas fica para um futuro próximo).

De modo geral, o tal do f/stop é um número conseguido pela divisão da distância focal da lente pelo diâmetro do diafragma. Desse modo temos a circunferência do diafragma que vai deixar entrar mais luz (mais aberto) e menos luz (mais fechado) Pensando nesta lógica, toda lente com diafragma f/2,8 deixaria passar a mesma quantidade de luz, não é verdade? Bem, isso não acontece.
continue lendo

emÁudio Vídeo Fotografia Destaque Lentes

Sony QX1 e QX30, lentes mirrorless para seu smartphone

Por em 5 de setembro de 2014

ilce-qx1-001

Dito e feito: a Sony apresentou na IFA 2014 a segunda geração de suas câmeras externas para smartphones. A QX1 e a QX30 chegam para trazer uma experiência muito próxima de um dispositivo profissional de fotografia, principalmente quando olhamos para a QX1, que é compatível com o E-Mount e portanto, aceita lentes intercambiáveis.

continue lendo

emAcessórios Acessórios Áudio Vídeo Fotografia Hardware Lentes Planeta Sem Fio

Próximas lentes mobile da Sony podem ser E-Mount

Por em 2 de setembro de 2014

qx1-001

Lembra da época em que se discutia que os smartphones nunca terão o mesmo poder de fogo que uma câmera DSLR? Isso é verdade, por mais alienígena que o gadget seja (estou olhando para você, Lumia 1020) a qualidade de uma câmera reflex aliada à habilidade do fotógrafo (o fator determinante sempre) ainda estará anos-luz à frente de qualquer componente atuchado num smartphone.

Entretanto não dá para dizer o mesmo de acessórios, e é isso que a Sony vem tentando fazer com sua linha de lentes apresentada no ano passado. Agora surgem informações que a segunda geração permitirá que você troque componentes, chegando muito próximo da experiência de uma câmera profissional.

continue lendo

emAcessórios Acessórios Áudio Vídeo Fotografia Lentes Mercado Planeta Sem Fio

Canon EF 1200mm f/5.6 L USM aparece para venda no Reino Unido

Por em 16 de agosto de 2014

Você quer conhecer uma verdadeira raridade no mundo da fotografia? Estou falando da mãe de todas as teleobjetivas. A Canon EF 1200mm f/5.6 L USM.

Ela é simplesmente a maior lente do mundo em distância focal com foco automático, 1.200 mm com f/5,6. Ela surgiu nos anos 90 e era produzida por encomenda. O público alvo da lente eram os grandes meios de comunicação, pois o valor do brinquedo tornava inviável para um fotógrafo adquirir o equipamento. Após a encomenda, o prazo de entrega é de longuíssimos 18 meses. Ninguém sabe direito quantas destas lentes foram produzidas, mas existem rumores de que apenas 20 cópias existem no mundo. A lente pesa 16,5 kg; possui ângulo de visão de apenas 2,5º e consta com dois elementos de fluorita e diafragma formado por 10 lâminas.

Canon-1200-mm

Como é muito dificil encontrar uma destas para vender, quando um exemplar aparece nos sites de venda logo a coisa vira notícia. E foi isso o que aconteceu.
continue lendo

emÁudio Vídeo Fotografia Destaques Lentes

Canon EF 16-35mm f/4 L – Imagens do mundo real

Por em 4 de junho de 2014

Acho que alguns se lembram como fiquei animado com o lançamento da EF 16-35mm f/4 L IS USM. Será uma ótima aquisição para fotógrafos profissionais que ganham o seu pão fotografando eventos sociais. Não chega a ser uma grande angular olho-de-peixe, mas já quebra um galho. Ótica especial das lentes profissionais Canon e com estabilizador de imagem. O diafragma em f/4 nem atrapalha, já que as câmeras intermediárias e profissionais podem trabalhar com ISO alto sem comprometer o resultado final. Ou seja, tudo lindo.

Embora a lente já esteja em pré-venda na Amazon e B&H Photo (pelo preço de US$ 1.199,00), até agora ninguém tinha conseguido pegar uma na mão e fazer uma pequena demonstração de suas capacidades. Até agora. Um leitor do Canon Rumours teve acesso a uma destas em um Road Show da Canon em Zurique. As imagens, sem pretensão artística, foram postadas em uma conta do flickr para serem visualizadas por todos. As fotos foram feitas com uma Canon EOS 6D. Gostei do que foi mostrado, principalmente a nitidez nas bordas.


continue lendo

emÁudio Vídeo Fotografia Lentes

Canon EF 16-35mm f/4 L IS USM — eu quero

Por em 13 de maio de 2014

O boato apareceu na internet e nem deu tempo da galera formular teorias, pois a Canon chegou e oficializou tudo. O boato dizia respeito ao lançamento de uma nova lente, e na realidade vamos ter duas novas lentes chegando ao mercado. A mais bacana é a EF 16-35mm f/4 L, e a segunda é a EF-S 10-18mm f/4.5-5.6. A primeira é uma boa pedida para fotografia social. É uma lente da linha profissional e, mesmo que o diafragma fique em f/4, não vejo problema para isso nos dias de hoje. Câmeras como a 7D ou a 70D (para ficarmos nos modelos intermediários mais baratos) podem trabalhar tranquilamente com ISO superior a 1600, tornando a abertura do diafragma um problema facilmente contornado. A lente possui 16 elementos divididos em 12 grupos, sendo que temos 3 elementos asféricos e 2 elementos UD. O diafragma é composto por 9 laminas, o diâmetro do filtro é de 77mm e o peso é de 615g. Mesmo sendo uma lente com pouca distância focal, ela vem equipada com estabilização de imagem, o que torna a abertura de diafragma ainda mais contornável. Finalizando temos a presença do motor USM que torna a operação de foco automático mais rápida e silenciosa. Lembrando que, por ser uma lente EF, ela é perfeitamente compatível com as câmeras full frame da Canon. Não nego que fiquei animado com esse lançamento, pois já estava de olho na antiga EF17-40mm f/4 por conta de sua bela grande angular e por ser relativamente barata. Parece que agora terei que mudar o foco de minha próxima aquisição. A nova EF 16-35mm f/4 L IS USM vai chegar ao mercado em junho com preço estimado de US$ 1.199,00.

canon_ef_16-35mm_f4

A outra lente anunciada, a EF-S 10-18mm f-4.5-5.6 IS STM é voltada para câmeras com sensor cropado e deve ser uma boa alternativa para quem precisa de uma grande angular poderosa e com um preço baixo. Embora a distorção nas bordas seja forte, a lente não é suficientemente abrangente para causar o efeito de olho de peixe em um sensor APS. Ela é composta por 14 elementos divididos em 11 grupos, sendo 01 elemento UD. A lente possui diafragma com 7 lâminas, filtro com 67mm de diâmetro e 240 gramas de peso. Vai estar disponível em junho com preço estimado de US$ 299.00.

canon_efs_10-20mm

Fonte: Dpreview

 

emÁudio Vídeo Fotografia Destaque Lentes

Mitakon SpeedMaster f/0,95 entra em comercialização

Por em 8 de maio de 2014

Você que possui uma lente 50 mm f/1,4 ou f/1,2 pode achar que está no máximo da captação de luz, mas fique sabendo que isso é para os fracos. A companhia chinesa Zhongyi Optics (tinham que ser os chineses) está começando a comercializar nesta semana a Mitakon SpeedMaster f/095. A lente é compatível apenas com as câmeras Sony A7 e A7r. Provavelmente, se as vendas se mostrarem promissoras, o equipamento possa ser lançado com os encaixes de outras empresas. A lente é construída toda em metal, com um design muito interessante e pesando 720 g. Por dentro ela é constituída por 10 elementos distribuídos em 7 grupos, sendo que temos 4 elementos ED e um de alta refração. A lente, infelizmente, não possui foco automático, podendo ser manuseada apenas em modo manual. Esse pequeno detalhe tira dela a capacidade de ser utilizada de forma confortável em situações dinâmicas, mas será perfeita para fotografia artística e situações mais calmas. Eu mesmo tenho uma lente com foco manual que é utilizada sem problemas até em eventos. A Mitakon SpeedMaster f/095 já está em comercialização pelo site MXCamera e o valor inicial de venda é de US$ 799,00.

Mitakon50mmf095

Pode parecer um absurdo uma lente com tamanha abertura de diafragma, mas posso lembrar que essa não é a lente mais luminosa a ser desenvolvida no mundo. A Zeiss, na década de 1960, produziu 10 lentes 50 mm com abertura de diafragma f/0,7. Destas 10 lentes, 06 foram vendidas para a NASA (que as utilizou para fotografar o lado escuro da Lua com as missões APOLLO), uma ficou com Carl Zeiss, e 03 delas foram vendidas para o cineasta Stanley Kubrick. Por conta do baixo número produzido, a probabilidade de vermos uma lente destas pessoalmente é muito baixa. Mas, se você gosta de coisas bizarras, é relativamente fácil encontrar no eBay a De Oude Delft 50mm f/0.75.  É uma lente produzida inicialmente para fotografia em Raio X, mas existem diversas adaptações para ela ser utilizada em câmeras fotográficas normais. A lente possui foco fixo e abertura de diafragma constante em f/0,75. O problema não é fazer uma lente com grande abertura de diafragma, e sim que ela mantenha a qualidade de imagem. A De Oude Delft 50mm f/0.75 pode ser encontrada por um preço médio de US$ 2.500,00.

Fonte: Photography Blog

emÁudio Vídeo Fotografia Lentes