Fotografia
Fotografia
Digital Drops Blog de Brinquedo

“Raising the Flag on Iwo Jima” — 70 anos de uma das imagens mais conhecidas do século XX

Por em 24 de fevereiro de 2015

jo_rosenthal

Todo fotógrafo sonha em fazer uma foto que se tornará icônica. Aquele pequeno momento que vai atravessar as décadas e se manter como uma das fotografias mais conhecidas da história. Poucos possuem essa sorte. Estar preparado quando o momento certo aparece. Joe Rosenthal conseguiu essa façanha. No dia 23 de fevereiro de 1945 ele estava com as tropas americanas em Iwo Jima durante a invasão da ilha (tem até filme sobre isso). Logo após a vitória americana, ele fotografou um grupo de 6 soldados levantando a bandeira americana no topo a ilha, um símbolo da vitória. Porém, Rosenthal chegou ao local apenas no momento em que os soldados se preparavam para colocar no topo da montanha a segunda bandeira, É nesse ponto que acontece a controvérsia.

continue lendo

emÁudio Vídeo Fotografia Destaque Notícias

Vint Cerf recomenda que você imprima suas fotos

Por em 13 de fevereiro de 2015

portfólio

Tudo bem, o alerta não foi somente sobre fotos, mas sobre tudo o que temos armazenado hoje de forma digital, porém a relação com a fotografia é muito importante. Vint Cerf, um dos pais da internet, alardeou sua preocupação com a perda das informações que temos hoje armazenadas, principalmente se não temos uma forma de guardar as tecnologias que são utilizadas para reproduzi-las. Isso me lembra dos arquivos RAW das empresas que são completamente diferentes entre si, até mesmo entre câmeras da mesma empresa. A cada novo lançamento é preciso atualizações de software para os arquivos possam ser editados. Em meio à essa preocupação de Vint temos o aviso “Se há fotos com as quais você realmente se importa, imprima-as”. Você pode ver a notícia completa no site da Folha de São Paulo, mas o que interessa para nós, amantes da fotografia, é que esse senhor está completamente certo.

continue lendo

emÁudio Vídeo Fotografia Destaque Destaques Notícias

Canon 5Ds e 5Ds R — mais e mais megapixels

Por em 6 de fevereiro de 2015

canon_5ds

As imagens e especificações tinham vazado semana passada na internet. Não comentei nada, pois rumores nem sempre são exatos e nada oficial foi divulgado. Isso mudou hoje. A Canon coloca de forma oficial a informação do lançamento de duas novas câmeras Full Frame. Estamos falando da EOS 5Ds e da EOS 5Ds R. Qual a grande novidade destes modelos? O sensor CMOS com 50,6 megapixels de resolução máxima. Antes de entrar no assunto das especificações da câmera, fica aqui uma pergunta. Para que tudo isso? Quando a Nikon lançou a D800 com 36 megapixels eu já achei um exagero. Pior foi ver gente comprando a câmera para trabalhar em fotografia de eventos e depois se arrependendo, pois fazer mil fotos com uma câmera dessas por noite requer muito local de armazenamento. Agora a Canon, querendo fazer maior, lança uma câmera ainda mais megalomaníaca.

continue lendo

emÁudio Vídeo Fotografia Destaque Destaques Equipamentos

Disputa de direitos autorais e uma gigantesca coincidência

Por em 5 de fevereiro de 2015

Direito Autoral é um assunto importante em tempos de internet. Ficou muito fácil qualquer um pegar uma foto de alguém e utilizar das mais diversas maneiras. Seja colocando em um post de blog (um uso mais inocente, mas ainda assim errado), publicando em sites de notícias, utilizando em propaganda ou, simplesmente, publicando em seu site e dizendo que foi ele quem fez. Esse último uso, que pode parecer ridículo, é uma das coisas que mais acontece na internet. Muito fotógrafo vendendo o peixe com fotografias de outras pessoas. Porém, a mesma internet que facilitou o ato de copiar uma foto indiscriminadamente, também facilitou descobrir esse crime. Era por esse caminho que uma disputa de direitos autorias estava caminhando, até que o resultado deixou todo mundo surpreso.

O jornal The Telegraph no Reino Unido possui, em seu caderno de Viagens, um concurso de fotos semanal chamado The Big Picture. Em 2009 a fotógrafa Sarah Scurr, moradora de Harpenden, enviou a foto de um iceberg feita em 2006 na costa do Chile durante um cruzeiro turístico. A foto foi escolhida como vencedora daquela rodada do concurso. A imagem pode ser vista abaixo.

direito autoral

Porém, 6 anos depois, a foto foi vista pela fotojornalista chilena Marisol Ortiz Elfeldt que foi até a página do Facebook do Telegraph acusando Sarah de ter feito plágio de uma de suas fotografias. A autora da reclamação alegava que Sarah havia feito cópia de sua foto na internet e se utilizado de edições para modificar algumas cores e contraste e enviado a foto para o concurso. Estava iniciada a confusão. Por mais que possamos pensar que a justiça é lenta, quebra de direitos autorais é crime grave em qualquer lugar e a justiça tende a ser severa. Isso acontece, inclusive, no Brasil. Marisol postou a sua foto para provar o roubo. Vejam abaixo.
continue lendo

emÁudio Vídeo Fotografia Destaque Destaques Notícias

Filmes fotográficos da época da 2ª Guerra são encontrados e mostram conteúdo espetacular

Por em 20 de janeiro de 2015

filmes_2º_guerra

Já ouvimos histórias parecidas com essa nos últimos anos. Negativos perdidos de um momento importante da história do século XX são encontrados e demonstram conteúdo relevante para entendermos o dito período. Aliás, fica aqui uma observação. Enquanto fotografias digitais são perdidas aos milhares em HDs ou cartões de memórias defeituosos, as cópias em negativo ou papel de décadas atrás se mantém firmes e fortes, sofrendo a ação do tempo, é claro, mas ainda testemunhos impressionantes da nossa história, seja social ou familiar.

Dentro desta visão, é bacana descobrir que existem projetos como o The Rescued Film. Capitaneado pelo fotógrafo Levi Bettweiser, o objetivo do projeto é procurar pelo mundo filmes ainda não revelados, de qualquer tema ou qualquer idade, e trazer essas fotos ao conhecimento do público. Claro que muito do que é encontrado é apenas registro familiar (eu mesmo encontrei alguns rolos de negativos não revelados na última faxina do estúdio), mas algumas surpresas ainda podem ser encontradas.

Uma delas aconteceu no final de 2014. Ele adquiriu em um leilão em Ohio 31 rolos de filmes preto e branco que foram utilizados por um soldado durante a 2º Guerra Mundial. Não havia indicação do nome do soldado que fez as fotos e nem as datas específicas, mas vários dos rolos estavam marcados com nomes de locais, como Boston Harbor, Lucky Strike Beach, LaHavre Harbor. É o tipo de coisa que você acaba comprando sem saber no que vai dar. Os negativos podem estar em perfeitas condições, ou não.

Segundo Bettweiser o primeiro rolo a ser revelado é sempre o mais angustiante, pois ele pode ser uma indicação do estado de conservação do lote inteiro. Felizmente, ele foi bem sucedido e revelou uma quantidade enorme de imagens que mostram um pouco do cotidiano das tropas durante o período. Com certeza um tesouro histórico inestimado. O próprio Levi Bettweiser gravou um vídeo fantástico de 10 minutos sobre essa aventura que pode ser encontrado na página do projeto.
continue lendo

emÁudio Vídeo Fotografia Destaque Destaques Notícias

Pau de Selfie é líder de vendas nas compras de fim de ano

Por em 8 de janeiro de 2015

O selfie veio para ficar. Pelo menos por enquanto. A prática se tornou comum com a massificação dos dispositivos móveis com câmeras fotográficas, mas se engana quem acha isso uma novidade. O autorretrato é comum no mundo da pintura e da fotografia desde que estas formas de representação do mundo real foram criadas. O lance agora é que foi determinado um nome bonitinho que bombou nas mídias sociais. Aliás, falando em mídias sociais, o tal do selfie foi um rei absoluto na época do Orkut. A gente só não sabia como nomear isso. Por falta de um nome específico a maioria chamava apenas de fotografia tosca. Uma coisa para massagear o Ego.

pau_de_selfie

Porém, agora, a coisa explodiu e, invariavelmente, o sistema achou uma maneira de ganhar dinheiro com isso inventando acessórios e outras perfumarias que os usuários são levados a acreditar que são indispensáveis. Um deles é o chamado Pau de Selfie (que alguns jornais e meios de comunicação mais pudicos estão chamando de bastão ou vara de selfie), cuja existência eu comprovei em um evento que fotografei em novembro. Não sabia o que era aquilo, mas achei que fosse uma antena de Fusca adaptada para acoplar uma GoPro. Depois disso o acessório se tornou onipresente nas mídias sociais e sites de notícias.
continue lendo

emAcessórios Áudio Vídeo Fotografia Destaque

Fotógrafo usa sua arte para incentivar a adoção de cães abandonados

Por em 30 de dezembro de 2014

dog_banner-680

O britânico Stuart Holroyd é um cara apaixonado por fotografia e cães. E quem somos nós para culpá-lo, não é verdade? Poucas coisas nesse mundo me causam esse tipo de sentimento e essa devoção, pra ser sincero. Eu diria fotografia, cachorros, videogames e o Corinthians. E se você vier com comentários como “mulher que é bom…” eu só preciso dizer que se fotografia ou seu time de futebol têm a mesma importância pra você que sua namorada ou namorado ou equivalente, você precisa de tratamento.

Bom, em março de 2014 o fotógrafo se mudou para a lindíssima ilha do Chipre, no sul da Turquia. Lá, ele ouviu falar de uma mulher chamada Kayte Wilson-Smith, que gerencia um pequeno centro de resgate de cães abandonados ou que sofreram algum tipo de abuso, chamado Bay Tree Rescue. Esse centro tem uma capacidade de abrigar, no máximo, 60 animais e é financiado basicamente por doações e a pensão de Kayte.

continue lendo

emÁudio Vídeo Fotografia Destaque Destaques Ensaio Manipulação digital