Fotografia
Fotografia
Digital Drops Blog de Brinquedo

Fotokite: drone fotográfico ou soltar pipa com estilo?

Por em 20 de agosto de 2015 - Nenhum Comentário

Vertibird2

Muito, muito tempo atrás a Estrela tinha um brinquedo que todo mundo queria: o Vertiplano, batizado por alguém que não sabe que helicópteros não são aeroplanos. Versão licenciada (olha meu otimismo!) do VertiBird americano, era um helicóptero que voava de verdade, com um controle vertical e outro horizontal.

Como havia uma barra fixa prendendo o brinquedo á base, não era necessário um rotor traseiro para contrabalançar o efeito giroscópico, e era raaaaazoavelmente simples brincar de resgatar a cápsula Mercury e o astronauta.
continue lendo

emAcessórios Acessórios Destaques Vídeo

FAB Informa: não use Pau de Selfie em helicópteros, sua anta

Por em 6 de julho de 2015 - 79 Comentários

13200631039airwolf1inflight

O Comandante Ruy Flemming não é vidente, mas meio que previu o que aconteceria. Em um post bem legal sobre os percalços envolvendo passageiros em helicópteros, marcou as seguintes palavras:

Anota aí, um pau de selfie ainda vai estragar o dia de um comandante quando um passageiro estiver procurando o melhor ângulo para registrar seus cabelos esvoaçantes.”

Não sei se foi exatamente isso que aconteceu, mas um artigo do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) na edição de julho do NOTAER alerta sobre um caso no Sul, onde um idiota saiu de um helicóptero com os rotores ainda em movimento, usando um pau de selfie.
continue lendo

emAcessórios Acessórios Destaques Engenharia Fotografia

Lily — um drone para chamar de seu

Por em 13 de maio de 2015 - 38 Comentários

E os drones estão invadindo o mundo. Embora ainda não existam regras claras para utilizar esse pequeno brinquedo (alguns não tão pequenos assim) na maior parte dos países do mundo, a moda pegou e muitos estão loucos para ter um. Outra coisa que as pessoas descobriram é que drones e fotografia são duas coisas que combinam muito bem. Afinal de contas, nem todo mundo tem grana para fretar um avião para fazer umas fotos aéreas. O problema é que são equipamentos caros e necessitam de um certo treinamento para serem manuseados. Ou não.

Drone_Lily

Apostando no desenvolvimento da tecnologia, e no desejo das pessoas de serem o centro das atenções, está chegando ao mercado a Lily, um drone (que na verdade é uma câmera voadora) que promete ser o companheiro ideal para quem gosta de registrar suas atividades e que não possui nenhum controle complicado para ser utilizado. A promessa aqui é simples: em vez de um controle, o drone possui uma unidade GPS que deve ficar com o seu controlador (em um suporte de pulso ou mesmo no bolso).

O drone vai identificar esse controlador e vai segui-lo (ou ficar a frente), mantendo o seu usuário sempre no centro das fotos ou da filmagem. Muito interessante para quem pratica algum esporte radical ou qualquer atividade que necessite de movimento.
continue lendo

emAcessórios Destaque Destaques Fotografia

Radio Flash Yongnuo Yn 622 e Yn 622 TX

Por em 13 de abril de 2015 - 17 Comentários

radio_flash_Un622_TX_4

Existe uma nova tendência na fotografia de eventos que ensina que flash bom é o flash fora da câmera (palavras do fotógrafo Allan Ely). Não sei se em todos os momentos do trabalho profissional podemos seguir essa premissa, mas já sou conhecedor da técnica de strobist desde o começo da minha carreira (mesmo antes do digital). O flash é uma constante em minha vida e eu o utilizo até em fotografias externas. Armando Vernaglia Jr. aponta em seu livro Fotometria e Flash TTL que você deve utilizar o flash em 3 situações: a) quando não existe outra fonte de luz para iluminar o assunto e o flash se torna a fonte principal de iluminação; b) para contornar defeitos que podem aparecer com a fonte principal, como em um flash de preenchimento; c) para criar efeitos dramáticos em sua cena. A terceira opção é a que cai mais em meu agrado.

Embora a minha câmera possa disparar o flash externo de forma remota, existem algumas complicações. Durante o dia o sistema é muito falho e muitas fotos são perdidas. Quando existem obstáculos entre o flash e a câmera a coisa também não funciona e, por último, a questão da distância entre os dois equipamentos. Durante muito tempo acabei me utilizando de radio flash, um equipamento que dispara o flash a distância. Porém eram simples e o flash tinha que ser utilizado sempre no manual. Agora, depois de muito tempo, acabei adquirindo um conjunto de rádios com a tecnologia TTL. O que muda? Muita coisa meu amigo.

O equipamento escolhido foi o Yongnuo 622c. A escolha se deve pelo fato da marca chinesa ter se mostrado de confiança, o que levou um número muito grande de fotógrafos profissionais a adotarem esse produto. A caixa contém dois transceivers, ou seja, cada unidade pode funcionar como transmissor ou como receptor. Eles podem transmitir o disparo utilizando a tecnologia TTL, e-TTL, i-TTL, Manual e Multi. Ou seja, você pode fotografar com o flash fora da câmera e manter todas as comodidades do sistema TTL. É possível controlar 3 canais de flash com 3 grupos cada um. Suficiente para qualquer tipo de situação.

continue lendo

emAcessórios Destaque Destaques Fotografia Resenhas

Nikon desenvolve o 1º Pau de Selfie oficial do mundo

Por em 6 de abril de 2015 - 3 Comentários

nikon_pau_de_selfie

E quando pensamos que a moda do Pau de Selfie está desacelerando, a Nikon  aparece aos 45 minutos do 2º tempo e coloca um pouco mais de lenha na fogueira ao lançar o primeiro monopé retrátil oficial com o objetivo de executar autorretratos. Como gosto de levar pedradas, vou logo falando que não tenho nada contra o Pau de Selfie. Ele até ajuda a evitar a distorção das lentes de um smartphone na hora de fazer um retrato.

Desde que câmeras fotográficas foram inventadas as pessoas fazem autorretratos. Essa nova categoria onde a pessoa segura a câmera com a mão para se fotografar também não é nova. Tenho imagens de 12 anos atrás fazendo essa brincadeira. E até o pau de selfie não é coisa nova, visto que a Minolta já tinha algo parecido em 1983 e no Japão a coisa apareceu em 1995. O capitalismo tem esse dom de transformar coisas que já existem em novidades.
continue lendo

emAcessórios Destaques Fotografia

Museus de todo o mundo declaram guerra ao pau de selfie

Por em 11 de março de 2015 - 32 Comentários

selfie-stick

Boa parte de nossos leitores ainda torce o nariz de forma ferrenha para os paus de selfie, ainda que na minha opinião ele seja uma ferramenta útil apesar de um tanto ridícula (em todo caso fomos pioneiros pois já falamos disso lá atrás, em 2013). E nem falo isso devido ao fato do preço da versão oficial homologada pela Anatel recentemente.

Independente de quantos fãs a vara extensora tenha pelo mundo, em alguns lugares ela não entra e não tem conversa, como é o caso de diversos museus que estão restringindo seu uso.

continue lendo

emAcessórios Acessórios Destaques Miscelâneas Mundo Estranho

Toshiba lança primeiro cartão SD com conectividade NFC

Por em 16 de fevereiro de 2015 - 7 Comentários

toshiba-sd-card-nfc

Kingston, Samsung, SanDisk e outras fabricantes disputam há anos uma guerra acirrada para definir quem será a empresa dona dos cartões SD com maior capacidade e mais rápidos. Longe de mim reclamar, quanto mais eles batem a cabeça melhor pra gente, porque a tecnologia avança e consequentemente os cartões ficam melhores — e mais baratos. Tente comparar o custo de um cartão de 128 MB oito anos atrás e um de 64 GB hoje.

A Toshiba entretanto resolveu ir por outro caminho: acrescentar funcionalidades. Com isso temos essa pequena belezinha, um cartão que possui conectividade NFC.

continue lendo

emAcessórios Acessórios Computação móvel Destaques Hardware Planeta Sem Fio