Wolfenstein 3D completa 20 anos e pode ser jogado de graça

No último sábado um dos mais importantes jogos da história completou 20 anos, o Wolfenstein 3D, título que se não criou o gênero, certamente foi responsável por começar a tornar os jogos de tiro em primeira pessoal tão populares.

Para comemorar a ocasião, a Bethesda, atual proprietária da id Software, disponibilizou uma página onde o game pode ser jogado gratuitamente, dispensando um super computador e a necessidade de instalação. No vídeo abaixo você pode ver, ou melhor, ouvir o lendário John Carmack falando um pouco sobre a produção (em inglês).

Além disso, os fãs que possuem um Xbox 360 também poderão adquirir uma camiseta (80 MS Points) para seus avatares ou então uma máscara do protagonista B.J. Blaskowicz (160 MS Points) e li por aí que a versão do game para iOS também deveria estar de graça, mas por enquanto ela continua custando US$ 1,99 na App Store.

E pensar que eu joguei tanto esse jogo no meu Super Nes, inclusive numa versão que tinha todos os segredos revelados no mapa e só fui descobrir anos depois que o cartucho da locadora era pirata. Bons tempos aqueles.

[via Bethesda Blog]

Relacionados: , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • http://nada-aqui.posterous.com Marcio Neves Machado

    RAPAZ!!! Te contar que lá pelos idos de 95/96 eu jogava MUUUUITO esse jogo, no meu “possante” 286. E rodava lisinho, lisinho 😀
    Hahaha, lembro que na época nem mouse eu usava, coisa que só fui experimentar em FPS pela primeira vez lá com o Heretic. Ahhh, bons tempos, bons tempos. Não que eu os queira de volta, mas sabe que até tenho ele lá na minha biblioteca do Steam, comprado naquele ID Pack? Um dia se der vontade baixo e jogo, para lembrar como era aquela época 😀

  • OverlordBR

    O Wolfenstein 3D Classic Platinum está de graça na loja iTunes americana!

    • http://www.vidadegamer.com.br/ Dori Prata

      Liberaram depois que eu publiquei o post.

      • OverlordBR

        Sim, eu só tava avisando que já está “di grátis”. :)

  • http://www.facebook.com/ffosilva Fábio Silva

    cd wolf
    wolf3d

    Pura nostalgia.

  • Tejobr

    Idem. My first First, em um 386.

    Foi com ele que criei a a mania de começar sempre pelo mesmo lado de um labirinto, e nunca deixar nem um cantinho sem verificar. rs

    • http://nada-aqui.posterous.com Marcio Neves Machado

      hahaha, eu fazia isso também, entrava em todos os corredores e abria todas as portas, para investigar tudo :)

      • http://twitter.com/Darkus Darkus

        Eu faço isso até hoje, talvez por isso que eu goste tanto de Minecraft!

  • raelbr

    Esse è um dos jogos que eu adorava criar fases com o editor de mapas. Só perdepara o Doom, que montei uma sequencia de 10 mapas, alem de alguns específicos para deathmatch que rolava direto com os meus amigos.
    Bons tempos

  • http://www.facebook.com/Jean.s.Franco Jean Franco

    E pensar que eu com 8~10 anos, no estilo “não faço idéia do que estou fazendo”, abria esse jogo pelo DOS(!) e passava a tarde jogando… Esse e Billy the kid… Tempos sofridos 😛

    Alias, comecei aprender inglês com os comandos do DOS e um dicionário, hahaha.

  • http://mlpbr.blogspot.com/ Agronopolos

    Atualiza ai: Está de graça a versão completa dele no iTunes