App do dia: My Data Manager

dataman1 dataman2

Uma das curiosidades mórbidas de donos de smartphone é o quanto eles comem de tráfego de dados. Em tempos de planos ilimitados de 2GB/mês, é uma preocupação válida. Será que Drawsomething é um devorador de bytes? Será que um videozinho do youtube mobile é mesmo o monstro que falam? (dica: é)

 

Uma das raras boas aplicações no iOS para isso é a My Data Manager. Versátil toda vida, é um canivete do McGyver para controle de uso de dados.

A aplicação, gratuita e disponível na App Store trabalha em várias frentes, trazendo mais do que você quer saber sobre seu consumo de dados. Ela chega a detalhar o consumo por aplicação, mas o mais útil é separar WIFI, 3G e Roaming.

É possível configurar o limite mensal de dados, e saber se estamos chegando perto dele (dica: estamos, sempre).

dataman3 dataman4

O programa tem gráficos comparativos e uma interessante função de mapeamento. Não sei o quanto é útil saber ONDE geograficamente usamos os dados, mas pra quem quiser, os dados estão ali.

Uma informação excelente é o uso pelos “serviços do iOS”. No meu caso são de longe o maior consumidor de banda depois de streaming, que não conta 😉

dataman5

É possível configurar alarmes para avisar quando você ultrapassou determinada quantidade de dados trafegados no total, bem como estabelecer limites diários. Você pode trabalhar com planos pré-pagos, pós, limitados ou ilimitados. Há até opção de mudar os limites de GB para MB, tornando assim a aplicação compatível com a mesquinharia praticada pelas operadoras brasileiras.

Com certeza vale o download.

PS: Não chorem, tem pra Android também.

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • 2GB/mês???? Queria eu ter pelo menos os 10MB/dia do TIM Infinity. O meu “plano” é de 40MB/mês (plano corporativo), pagando cotas extras por dados excedentes 😛

    • Vale mais ter um cel com pré-pago (da tim) meio Real por dia se usar e 1 Real por dia para a conta bis para blackberry também se usar. E um outro cel para chamadas.

      • Eu sei, estou cogitando comprar um chip pré para testar se tem cobertura normal nas áreas que mais uso o celular

        • Uso o TIM Beta R$0.25 por dia sem redução de velocidade, fica em 1Mbps quando em 3G, porem a rede esta cada dia mais sobrecarregada e fica dificil até pra fazer ligações

    • Acho que a única operadora com plano assim é a oi. O menor plano deles é de 500MB, enquanto que o maior da vivo é 250MB (exceto uns planos especiais que nem todo mundo pode ter).

      Não levo nem dois dias pra estourar os 250MB, depois minha velocidade “cai” pra 64Kbps, mas como nunca consigo pegar mais do que isso, nem noto diferença.

  • Não, obrigado.
    O ICS já faz isso nativamente.

    • Ia comentar o mesmo, aliás parece que o app copiou descaradamente essa função nativa do ICS.

      • Daniel Almeida

        O App existe desde antes do ICS ser lançado. Uso ele no SII desde a versão anterior que não era tão detalhada quanto essa e eu já recomendava.

    • PredadorJrk

      Mas é uma boa opção para a grande maioria que não terá seus androids atualizados para o ICS. O meu é um modelo de entrada e morrerá no 2.3.3. Rumo ao ICS.

  • Esqueci de comentar: no Android eu uso o 3G Watchdog para acompanhar o consumo geral, mas ele não detalha por aplicação. Pelo menos não na versão FREE, não sei se teria uma paga com isso

    • Uso o 3G Watchdog PRO (paguei uma merreca) e ele dá o consumo por app

  • emersonfn

    Muito bacana! Valeu d+ estava precisando disso.

  • Engraçado é o aplicativo

    My Data Manager Update, que custa somente R$193,39, lá no Android Market

  • E, a título de curiosidade, alguém sabe qual a mágica para o aplicativo funcionar? Se ele não pode ficar aberto em segundo plano (limitação iOS), como ele sabe todos esses dados?

    • Descoberto! O aplicativo usa a geolocalização para ficar aberto em segundo plano. Além de conseguir monitorar o consumo, de quebra ainda fornece as estatísticas de consumo por localização, daí a necessidade de ter a informação que o Cardoso não sabia para que estava lá. Mas isso implica, obrigatoriamente, num consumo violento de bateria (aqui de 1% a 2% por minuto), o que torna o aplicativo inutilizável.

  • Usava o 3G Watchdog, mas ele não tem a opção de especificar o uso por app.
    Estou testando o My Data Manager e realmente ele é muito bom.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Adidas, Cupom de desconto Submarino, Cupom de desconto Americanas, Cupom de desconto Casas Bahia