Wedding Brasil 2012 – 2º Dia

O segundo dia do Wedding Brasil 2012 foi mais impressionante que o primeiro. O clima deu uma melhorada  e conseguimos ver o sol nessa Quarta-Feira em São Paulo. O fato do segundo dia ser impressionante não quer dizer que o primeiro dia tenha sido chato. Pelo contrário, foi muito bacana e informativo. Mas, nessa Quarta-Feira tivemos 3 estrangeiros no palco que possuem como parte de sua atividade profissional ministrar palestras e cursos. E eles levam isso a sério e transformam a atividade em um verdadeiro show, sem esquecer o bom humor.

O primeiro a subir no palco foi David Beckstead que já começou a festa levando alguns dos participantes para uma dança Country no palco com direito até a botas texanas. Depois começamos efetivamente a palestra com um tema fantástico. David nos trouxe a oportunidade de aprendermos com nossos próprios erros. Isso mesmo, ele afirma que o erro é muito importante para o aprendizado do fotógrafo e que devemos avaliá-los e nos esforçar para melhorar nossa fotografia. Como parte de sua metodologia, David nos mostrou um de seus primeiros álbuns de casamento e várias de suas fotos com grandes erros de enquadramento e composição. Foi um festival de mãos cortadas, composições mau resolvidas e spot color (que chamamos aqui no Brasil de CutOut). Cabe aqui uma pequena observação. Nos Estados Unidos (e no mundo civilizado), o spot color é considerado uma coisa brega, mas ainda é muito utilizado no Brasil. Aposto que muitos dos congressistas que aplaudiram David ainda utilizam esse tipo de edição.

O segundo palestrante foi o americano Dane Sanders com a palestra Venda Muito Enquanto o seu Concorrente está Queimando os Preços. Aqui tivemos mais uma palestra motivacional do que técnica. Aliás, várias apresentações convergiram para o tema de marketing e vendas. Acho que essa é uma das grandes necessidades de nosso mercado mesmo. Sanders falou muito sobre o inicio de sua carreira, sua forma de atendimento aos clientes e como passar para eles segurança naquilo que você vai fazer. Mostrou a importância do bom relacionamento do fotógrafo para com os noivos, pois eles são a possibilidade de vários outros serviços como batizados, festas de aniversários, retratos de família e festas de debutantes. Ao final tivemos abertura para a participação do público e Sanders simulou no palco o atendimento a um cliente, mostrando as dificuldades de se negociar com quem espera apenas preço e não qualidade. Alias, essa foi outra mensagem que permeou várias das palestras, o fato de focarmos em clientes que queiram realizar o seu sonho de que tudo seja perfeito em seu casamento e não somente que tudo seja o mais barato. Fica a dica.

E por fim tivemos o grande astro do evento. O australiano Yervant, um dos grandes nomes da fotografia mundial e uma das grifes mais importantes dentro da fotografia. Com muito humor, descontração e apresentações com fotos fenomenais, Yervant nos apresentou a palestra Fashion Wedding: Um novo estilo como ferramenta de diferenciação. Além de falar de sua carreira, como tudo foi construído, de seu incrível estúdio e de seu entendimento sobre o que é fotografia de casamento, Yervant mostrou o que seria o Fashion Wedding, um estilo fotográfico voltado para produções encontradas normalmente em luxuosos ensaios de moda. Além da produção perfeita, as fotos dele também são carregadas de pós-processamento, retirando um pouco o ar de realidade das imagens e levanto tudo para o plano dos sonhos ou dos contos de fada. Até eu que não sou chegado a fotos carregadas de pós-processamento acabei gostando do resultado. Ao final tivemos uma prática no palco, com a participação de alguns dos espectadores, mostrando um pouco como fazer uma interação diferente com os noivos e os padrinhos durante a cerimônia.

A grande sacada desse segundo dia foi mostrar que a fotografia de casamento com poses construídas pelo fotógrafo não está morta. Ela está muito viva e ganhando muito dinheiro.

Relacionados: , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples