Nintendo pela primeira vez registra prejuízo anual

dori_mar_26.04.12

Quando a Nintendo lançou o Wii, muitos criticaram (e criticam até hoje) o console por causa da sua inferioridade técnica em relação ao Xbox 360 e Playstation 3, mas não há como dizer que a estratégia da empresa de tentar alcançar um público mais casual foi errada, afinal o aparelho vendeu mais que seus concorrentes e fez ressurgiu uma das maiores companhias da indústria, já que para muitos ela não sobreviveria a outro fracasso comercial.

O problema é que com o anúncio do Wii U as vendas do antecessor caíram drasticamente, com o mesmo acontecendo com o DS e como o portátil que o substitui só passou a ter um desempenho melhor há alguns meses, a BigN confirmou algo que de certa forma era esperado, um prejuízo anual de enormes proporções, ou para ser mais preciso, de 43,2 bilhões de ienes, aproximadamente 532 milhões de dólares.

Entre os principais responsáveis por esta primeira perda na sua história estão as vendas não muito boas de hardware nos Estados Unidos e na Europa, além do corte no preço do 3DS e do enfraquecimento da moeda japonesa e para reverter a situação no ano fiscal recém começado, a expectativa recai sobre nomes de peso como o New Super Mario Bros. 2, novas versões das franquias Animal Crossing e Brain Age e claro, o lançamento do Wii U.

A revelação do prejuízo certamente acendo uma luz amarela em relação a chegada do novo console, pois caso ele não conquiste os jogadores, será complicado a BigN sustentar-se apenas com o possível sucesso do 3DS, que por hora enfrenta a fortíssima concorrência dos smarthphones e tablets e não seria nenhuma surpresa se a Sony e a Microsoft anunciassem os sucessores do Xbox 360 e Playstation 3 com um poderio técnico muito superior ao do Wii U.

E aí, será que a enorme fortuna conquistada pela Nintendo nesta geração será o suficiente para lhe fazer aguentar um novo par de fracassos?

[via The Verge]

Relacionados: , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • mosaias

    Dori, acho que você quis dizer “fortalecimento da moeda japonesa”, não? O iene tá bem caro, o que significa menos lucros na conversão das moedas.

  • Eu pessoalmente não acredito q as vendas do Wii caíram por causa do anúncio do Wii U. Elas caíram pq 2011 foi um ano RIDÍCULO em lançamentos pro Wii. Quem vai comprar console que não lança jogos? E todos sabem, como aconteceu com o N64 e o Game Cube, e ao contrário da Sony, qdo a Big N lança novo console, o console anterior é abandonado praticamente 1 ano depois.

  • @ mosaias, segundo a fonte, é mais fraco mesmo, “a weaker than expected yen.”

  • Não tem jeito, um console com grafico pra concorrer com a geração anterior como o wii já estava pra ser trocado a algum tempo. Grandes empresas não estavam mais interessadas em lançar jogos pra wii por ter que refazer o jogo pra ele, se consideramos que o wii vendeu horrores, mas quase todo mundo que queria já tem o seu, juntando com o anuncio do Wii-u, que vem acompanhado do fim dos jogos pra nintendo wii, e normal as vendas despencarem. Mas a nintendo já passou por outras crises e tem dinheiro em caixa, que geralmente e usado nessa epoca de transição. Provavelmente o Wii-u sera um sucesso de vendas, primeiro pelos jogos exclusivos, segundo por ter uma experiencia de video game diferenciada, terceiro por ser um video game hd, oque não é vantagem em relação a concorrencia, mas o coloca em pé de igualdade, e acho que em quarto por que o hardware dele não vai ser mirabolante a ponto de custar muito mais que o video game dos concorrentes que estão há muito tempo no mercado. Não acredito que a nintendo vai cometer os mesmos erros do passado, com o nintendo 64 e o game cube, pois parece que com o propio wii eles aprenderam a não criar um console apenas pra disputar com a concorrencia, mas sim atender a demanda da nintendo que é ser um video game para a familia.

  • Pingback: De acordo com a Nintendo, PSVita está mal na Europa – - Meio BitMeio Bit()