Meio Bit » Arquivo » Segurança » Criado programa para quebrar a criptografia dos HD-DVD

Criado programa para quebrar a criptografia dos HD-DVD

17 anos atrás

Filmes gravados em HD-DVD, estão protegidos pelo sistema de criptografia AACS, que pode ser decodificado com um par de chaves, uma posse do fabricante, que serve para obter a segunda chave criptográfica que se encontra no próprio disco.

Essa segunda chave, serve para obter os dados no HD-DVD.

O sistema AACS foi criado de tal forma que se a chave do fabricante (cada fabricante recebe uma chave), cair na mão dos crackers, a mesma pode ser cancelada, de forma que não será mais possível obter a segunda chave com a violada.

Por este motivo, os fabricantes são obrigados a manter suas chaves bem guardadas, sob o risco que seus players, com a chave violada, não possam mais executar os discos.

Um usuário do fórum Doom9, especializado em DVDs, publicou um vídeo, onde demonstra que pode obter a segunda chave diretamente da memória do computador e com esta segunda chave ele conseguiu copiar o conteúdo do disco para o HD.

O formato Blu-Ray, que compete com o HD-DVD, possui, além da proteção AACS, uma camada adicional com o sistema BD+, que ainda não foi quebrado.

Isso pode acabar se tornando uma vantagem para o Blu-Ray.

O que mais me espantou desta história é até que ponto os estúdios podem chegar para proteger seus direitos e prejudicar usuários honestos.

Imagine que a chave do player que você pagou alguns milhares de Reais seja cancelada e o player, simplesmente, pare de tocar os filmes que você alugou / comprou legalmente.

Sou absolutamente contra a pirataria, mas não acho que é assim que a mesma será vencida, um trabalho de conscientização, aliada com benefícios exclusivos surtiriam muito mais efeito.

Depois de saber desse "pequeno problema" do sistema AACS, fico pensando se algum dia comprarei um player que o utilize.

Via: Linha Defensiva

relacionados


Comentários