Muitas pessoas se perguntam sobre o valor de um game original. Será que realmente vale o que se paga? Pra onde vai tudo isso?
Levando-se em consideração a média de valores para os games da nova geração (em torno de US$60,00), o site Destructoid publicou uma excelente matéria tentando explicar pra onde vai toda essa grana.
É interessante observar que a maior parte da verba, cerca de 25%, vai pra equipe de criação, com os programadores logo em seguida com 20%. Já o lucro representa 1,5% tanto pra produtora, quanto pra distribuidora do game.
Confira toda a distribuição de valores:
- 25% (US$15) para a equipe de arte e design
- 20% (US$12) para os programadores e engenheiros de software
- 20% (US$12) para o lucro dos lojistas
- 11.5% (US$7) para a taxa por uso do hardware (independente do console)
- 7% (US$4) para o marketing e publicidade
- 5% (US$3) para o material de divulgação (displays de lojas, mobiles, totem...)
- 5% (US$3) para a fabricação da caixa, prensagem do disco, impressão do manual...
- 5% (US$3) para a licença de propriedade intelectual dos games que usam franquias (Marvel, Disney, etc...)
- 1.5% (US$1) para o bolso da produtora que lançou o game
- 1.5% (US$1) para o bolso dos distribuidores que fazem a logística
- 0.3% (US$0.20) para custos corporativos (Comercial, Funcionários, Advogados, etc...)
- 0.05% (menos de US$0.03) são acumulados para pagar o custo do kit de desenvolvimento.
E aí? Será que realmente não vale o valor pago?