O poder de uma textura (e muito conhecimento)

dori_udk_29.03.12

É muito difícil de acreditar, mas tudo isso o que você está vendo na imagem acima, e poderá conferir de maneira muito mais impressionante no vídeo após o break, é uma demo técnica feita com a ajuda do Unreal Development Kit e apenas uma textura medindo 256×512 pixels.

Para chegar a tal resultado o artista Tor Frick abusou dos efeitos de iluminação e de todo o seu conhecimento para criar um laboratório inteiro, mostrando que, com um pouco de paciência e dedicação, as empresas poderiam desenvolver jogos que consumissem bem menos memória, mas sem perder muita qualidade visual.

Normalmente, em cenas como esse existiria um monte de texturas, com cada uma geralmente muito maior do que esta aqui, o que consumiria muita memória,” explicou Frick. “Cada bit de memória que você não usa no ambiente significa mais que pode ser usado no personagem ou qualquer outra coisa. Uma economia como essa pode ser especialmente útil para entregarmos conteúdos mais bonitos nos dispositivos portáteis.

Tudo bem que as paredes ficaram com um aspectos de plástico, mas isso não tira o mérito da façanha, muito menos torna a demo menos fantástica.

 [via Kotaku]

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Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

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