Golpe MASTER para matar de vez o Flash. Vindo da Adobe.

suicide-pistolQue as coisas não vão bem para o Flash não é novidade. O antes grande diferencial dos Tablets Android deixou de ser oficialmente desenvolvido para a plataforma. Nos desktops ele ainda é grande fonte de instabilidade e consumo de CPU.

O HTML5 vem tomando espaço, e de agregador de recursos Flash hoje é um mal necessário. Seu último grande reduto é na área de joguinhos casuais, que rende horrores para a Zynga e seus malditos Ville.

De olho nisso a Adobe resolveu alterar as regras do jogo (e reze para que não as altere novamente!). Agora quem desenvolver jogos high-end usando recursos premium do Flash Player, como Stage 3D, para gráficos com aceleração por hardware, terá que pagar.

Quanto? Até US$50 mil de receita anual tá tranquilo. Mais que isso, o desenvolvedor terá que pagar um dízimo de 9% da receita do jogo. A Zynga, com FarmVille, FrontierVille e CityVille faturou US$311,2 Milhões só no último trimestre de 2011.

Isso dá US$28 milhões, SEM FAZER NADA. Note que as aplicações para desenvolver os jogos foram VENDIDAS pela Adobe.

Agora o momento WTF: A Adobe diz que fez isso para… estimular inovação e experimentação, e que isso vai beneficiar o ecossistema.

Vai, o ecossistema de jogos em HTML5, rodando de forma decente em todos os browsers e tablets.

Fonte: Cnet

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • “If you create a game that uses Stage3D GPU AND uses the Alchemy opcodes then you will need to get a license key from Adobe.” – Lee Brimelow, Evangelist na Adobe.

    Leia as coisas direito antes de sair assustando as pessoas.

    • adad95

      License key = Money to me.
      Stage3D e Alchemy = Recusos Premios.

      Cardoso Leu direitinho.

    • De qualquer maneira continua sendo um tiro no pé não concorda?

      • A Apple, o Google, a Microsoft e muitas outras empresas recebem royalties pelo uso de suas patentes ou porcentagens por venda de aplicações.
        Se você está faturando mais que 50.000 dólares usando uma tecnologia que sai quase de graça (Adobe Flex SDK + FlashDevelop é tudo que você precisa para começar) não vejo problema algum em pagar uma porcentagem para o criador da tecnologia.

        Não é tiro no pé. É capitalismo.

        • A questão não é questionar o direito da Adobe de cobrar por seu produto mas sim que com isso está limpando o terreno pra outras tecnologias.

    • Sim, e em seguida você PAGA os Royalties, tá lá no link da Adobe.

      • “Agora quem desenvolver jogos high-end usando recursos premium do Flash Player, como Stage 3D, para gráficos com aceleração por hardware, terá que pagar”

        Isoladamente Stage3D não constitui Recurso Premium.
        Aplicações empacotadas em Adobe AIR, mesmo usando Alchemy/Memory Domain + Stage3D não constituem Recurso Premium.

        De fato, quase ninguém vai ser afetado por isso, porque quase ninguém sabe nem como usar as tecnologias dos Recursos Premium em conjunto e está ganhando US$ 50K por conta disto.

        O seu artigo dá a entender que isso vai acabar com o Flash.
        Tem muitas outras coisas mais importantes que vão acabar com o Flash no navegador, e já era tempo mesmo.

        Viva Adobe AIR

    • Não vocês não leram direito, o problema disso é apenas usando o sistema de memory do flash player do Alchemy com o stage3d, -.-

  • desenvolvedores indies raramente usam esses recursos.. entao nossa comunidade nao tem nada com que se preocupar

    • Airon de Souza

      Pensamento extremamente voltado ao “umbiguismo”. A Adobe não está visando a “comunidade” a que você se refere, mas sim a grandes developers, como a citada Zynga.

      E sim, o autor do post tem razão, visto que o aumento considerável na produção pode fazê-los optar por outras soluções menos onerosas, aka html5

      • Empresas como a Zynga não utilizam recursos como Stage3D e Alchemy.

  • Eu gostei muito desse Post. mas quero ver todas as paginas operando com HTML5…

    • Acho que a Adobe deu um passo para matar o Flash como distribuidor de conteúdo e em direção a um motor de games para desktop-browser.

  • SilverPanda

    Olha, ou a Zynga fatura um salário mínimo a cada três meses, ou o Cardoso esqueceu de escrever “milhões” depois de US$ 311,2.

  • Só para deixar claro que não necessariamente precisa-se utilizar a o Flash Builder, IDE da Adobe, para fazer-se aplicações ou jogos em Flash ou AIR. FlashDeveloper é uma das opções. Para compilar o projeto (seja web ou mobile), basta utilizar-se do Flex SDK ou AIR SDK, que são gratuitos.

  • Humberto Henrique

    Se matar esses malditos joguinhos de facebook já tá valendo

  • João

    Imaginem se a oracle cobrasse % da receita de instituições financeiras que lucram muitos e muitos dinheiros com processos informatizados?

    • Luiz Felipe

      Seria perfeito se não existisse o SQL server mordendo o Oracle a toda hora no small and medium business. Sem contar que a IBM tem banco de dados tambem, e ainda existe o postgree (se voce gosta de dar manutenção em coisas open). Logo, eles não podem fazer isso, mas seria brilhante. Se bem que se eu tivesse uma institiução financeira e fizessem isso, faria como a oracle e “comprava” um “java” open source para mim.

  • Presidente da divisão Flash: Capitão, analisamos o ataque deles e existe perigo, deseja que preparemos a sua nave?
    CEO da Adobe: Evacuar? Em nosso momento de triunfo? Acho que está superestimando as chances deles!

  • ninguem

    FAIL da Adobe tá igual os da Daniela Albuquerque.. ninguém nem se surpreende mais. Enquanto isso, tem uns três dias que entro aqui esperando ler sobre o FAIL da Microsoft com o Smoked by Windows Phone, mas até agora nada..

    • Humberto Henrique

      O windows phone ainda não é relevante o suficiente nem pra aparecer aqui!

      • ninguem

        Deve ter ao menos uma duzia de matérias sobre o Windows Phone aqui no MB.. o.O

  • Adobebeu?

  • Gabriel Cavalcante

    A imagem ficou simplesmente sensacional!!! Parabéns pelo post!!!

  • Ricardo Teixeira

    “Golpe MASTER para matar de vez o Flash”, esse título é piada?! Lá vem os flashfobicos outra vez. Se o cara ganhando MUITA grana e agora tem que pagar Royalties, as empresas vão pagar para continuar ganhando!!!! Se eu ganho 50mil, pagar 4500 não acho que vai afastar as empresas nem os devs. Se você, ou sua empresa, desenvolve com esses recursos vai ter que pagar quando estiver ganhando grana!! O facebook fez a mesma coisa e vê se a zynga ou quem quer que seja retirou os games de lá!!! Tem a $$ do facebook que ele pega um pedaço. E isso foi introduzido depois que os games estavam bombando. É ótimo tudo de graça mas se VOCÊ fosse acionista da adobe e alguém levantasse essa ideia VOCÊ diria que é o certo porque o mundo é capitalista caro amigo. Ahh mas e o HTML5? Vai continuar onde está, sendo usado para outras coisas. Jogo ainda é com Flash e pagando ou não, vai continuar a ser.

    • A diferença é que o Facebook é uma rede social de milhões de pessoas sem concorrentes a altura, o Flash é apenas uma tecnologia que pode ser trocada a qualquer momento, seja por silver light, seja por HMTL5.

    • Por enquanto…

  • Alexandre Oliveira

    Não entendi a preocupação apontada nesse artigo. As “funcionalidades premium” não são usadas por esses desenvolvedores citados (como a Zynga), até porque elas não existiam até pouco tempo atrás. Esse artigo faria sentido se a Adobe passasse a cobrar por funcionalidades que até ontem eram de graça, mas esse não é o caso, são funcionalidades novas.

    Esse Stage3D permite fazer jogos “de verdade”, com um visual bem razoável (não é um Skyrim, mas é bem avançado pra algo rodando em navegadores, e esses FarmVille da vida não tem nada a ver com isso). Tem um exemplo da Unreal Engine rodando em Flash com o Stage3D, e por ele dá pra ver que a parada não é uma brincadeirinha boba não.

    A Adobe deu vários tiros no pé recentemente, e o Flash tá mesmo com um pé e meio na cova, mas não vi nenhum tiro nesse caso. Esse aliás pode ser um caminho para a sobrevivência do Flash. E não tem WTF, um Stage3D de fato incentiva a inovação e exploração, considerando que deram muitas possibilidades novas que você pode usar de graça até começar a faturar um valor razoável.

    O único WTF disso tudo é a Adobe continuar investindo no Flash. Mas se ela não o fizer, ninguém vai.

  • ederson123

    Diferente do que o Cardoso falou, essa mudança não afeta a Zynga, pois apesar dela usar o Stage3D, não usa o domain memory opcodes(Alchemy), a funcionalidade ainda nem foi introduzida oficialmente no Flash Player!

    já empresas como a Unit serão afetadas, pois utilizam isso no seu framework

  • RodyBr

    Gostaria de saber um dia pq o pessoal odeia os jogos da Zynga, sendo que o problema das redes sociais é maior do que somente os jogos em flash.

  • Fui atrás de mais alguns artigos e acho que fica mais claro se usarmos o novo contexto do Flash: motor (engine) de games.

    O Unity 3D pode ser usado para produzir jogos e exportar para rodar em cima do plug-in da Adobe. (tem link no artigo original).

  • Essa taxa só vai ser cobrada em cima dessas funcionalidades que usam o flash como um game engine, não é diferente do que Unreal ou Unity 3D já fazem. Agora, esses 2 já compilam projetos em flash, se estiverem usando esses recursos seria bacana se eles sentassem com a Adobe e negociassem para que os devs não paguem 2x (uma pela licença da ferramenta em si e outra por esses recursos que são cobrados à parte pela Adobe)

  • Acho que essa é uma possível estratégia da Adobe para o Flash: transformá-lo numa game engine de fato. Há espaço no mercado, e o flash já tem sido usado desde sempre pra games. Não acho que seja um tiro pela culatra, acho que é uma mudança bem-vinda. Assim, o Flash tem um nicho onde pode se desenvolver com um objetivo específico e sem o risco de virem tecnologias abertas virem destroçá-lo, ainda aproveitando seu mercado mais prolífico e ideal: o de jogos. Acho que uma mudança que beneficia a todos os principais envolvidos.

  • Thyago Machado Cassimiro

    2 bolas foras seguidas Carlos Cardoso??
    Primeiro o post horrível da notícia fake do anonymos e agora esse?
    Você está bem Cardoso? Se tiver com muitos problemas boa sorte ai.

    ps.: isso de ficar dizendo flash vai morrer, faz alguns anos que ouço isso e até agora nada, se for olhar seriamente pra isso é muita especulação pra pouca verdade, é igual ao que ficam falando pra cada nova versão do windows que é lançada, ficam dizendo que vai fracassar para ver se alguma vez acerta e depois dizer, ta vendo eu falei.
    Eu sinceramente acho inútil tentar prever algo desse nível baseado em somente suposições.

    • Nada? Tipo a Adobe cancelar Flash no Linux, cancelar Flash no Android, criar aplicação pra converter Flash em HTML5, isso tudo é nada? Vá na fé, irmão.

  • rooooy

    Cardoso, sou um grande fã, mas acho que você comeu bola nesse post
    já deve ser a oitava vez esse ano que vc mata o flash :/

    Pelo que eu entendi a proposta da adobe é a de reutilizar códigos C/C++ de jogos atuais e dar acesso a dispositivos web e mobile, sendo assim as empresas que escolherem o flash não precisarão de uma super equipe de desenvolvimento para gerar um aplicativo que rode nas plataformas WEB, android e IOS, elas apenas irão reutilizar a programação, gerando renda de 90%, whatever.

    Acho que esse ódio ao flash estragará o desenvolvimento web, quem acompanha o stage3D está encontrando uma comunidade forte e criativa, concordo em substituir o flash por html5 em banners e propagandas, mas não acho certo depender de uma linguagem de marcação que atualiza a cada 4 anos, pode ser alterado a qualquer momento com um simples f12 e é renderizada de forma diferente a cada navegador para games, não me entenda mal, o html tem papel fundamental para a internet, mas o flash trouxe avanços para a internet que hoje ninguém lembra, e passou a ser odiado por motivos bobos, claro que para a apple o flash é o capeta na terra, qualquer aplicação que diminua o uso de bateria é levada em consideração em um aparelho que tem 8~9 horas de uso sem de cabos, para o google o flash também não é bom, uma vez que o chrome não tem acesso direto as páginas e que o motor de busca mais conhecido da internet leva desvantagem, sei que isso também não é um fator positivo para o flash, por isso a posição da adobe de alinhar o flash aos games é mais do que matura e tecnologias como unreal engine e unity3D também enxergam dessa forma.

    Cardoso, admiro seu trabalho
    e te convido a procurar por “BARTS stage3D”, flashdaily, starling, nd2d, alternativa3D 8, away3D 4, stage3D e AIR 3.2

  • Como se mata um morto?

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Adidas, Cupom de desconto Submarino, Cupom de desconto Americanas, Cupom de desconto Casas Bahia