Meio Bit » Arquivo » Games » Sakaguchi defende estilo diferente dos RPGs japoneses

Sakaguchi defende estilo diferente dos RPGs japoneses

12 anos atrás

dori_los_19.03.12

RPGs feitos no Japão ou deste lado de cá do planeta? Para algumas pessoas parece não haver muito espaço para que os dois estilos convivam harmoniosamente e ninguém melhor do que Hironobu Sakaguchi, criador da série Final Fantasy, para explicar o que fez com que os ocidentais perdessem o encanto pelos jogos do gênero criados na Terra do Sol Nascente. A resposta foi dada em uma entrevista publicada pelo site Computer and Videogames.

Em se tratando particularmente dos gráficos, os jogos ocidentais tiveram avanços surpreendentes. Sinto que os jogos japoneses estavam a frente quando o 3D foi usado pela primeira vez, como no Final Fantasy VII, mas agora talvez você possa dizer que os RPGs japoneses não estão sendo muito elogiados pelos seus gráficos. Além disso, o estilo dos seus sistemas de jogos são diferentes. Muitos dos RPGs ocidentais focam em criar um mundo e premiar o jogador com muita liberdade, ao invés de terem como foco a história. Acho que o interesse nos RPGs japoneses baseia-se em como as pessoas se sentem em relação a diferença de estilo.

No entanto, Sakaguchi declarou acreditar que ainda é possível fazer bons jogos usando os elementos tradicionais dos RPGs japoneses, pois da mesma maneira que temos dramas de época e atuais, também podemos ter diversas maneiras de fazer com que um diferentes tipos de jogo sejam divertidos.

Tenho que admitir que da geração passada para cá perdi um pouco do interesse por JRPGs, embora ainda os continue os comprando e penso que isso aconteceu por gostar mais da liberdade oferecida por títulos criados pela BioWare ou Bethesda. Só não concordo muito com a ideia de que se um game oferece ao jogador um leque maior de opções de como desenvolver a aventura, logo ele não pode ter um bom enredo.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários