Made In Japan: Scanner de Supermercado sem código de barras

Código de barras é um negócio até útil, admito, mas complica quando o fabricante coloca barras azuis em plástico transparente, ou quando você compra frutas e outros avulsos. Há lugares substituindo as etiquetas por RFID, mas continua sendo uma solução desnecessariamente cara.

A Toshiba demonstrou um protótipo que resolve isso de forma brilhantemente simples (embora complicada, por trás): O scanner não lê códigos de barras, mas identifica a fruta em questão através de cor, forma e tamanho.

No momento ele ainda reconhece poucos produtos, mas já distingue entre variedades de maçãs, por exemplo. Melhor que eu, que sou incapaz de diferenciar banana-maçã de banana d’água e sei lá quais outras variações existentes.

Se no futuro o scanner não precisar do código de barras, identificando o produto apenas pela embalagem, o tempo no caixa será bem acelerado, imagino até um futuro utópico de ficção científica onde não seja preciso tirar o fardo de Coca de 2,5L do carrinho pra mulher ler a BOSTA do código.

Fonte: eg

Relacionados: , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples