Meio Bit » Arquivo » Games » Smithsonian realizará exposição sobre games

Smithsonian realizará exposição sobre games

12 anos atrás

dori_floi_28.02.12

A discussão sobre se os games devem ou não ser considerados uma forma de arte talvez nunca termine, mas aos poucos algumas iniciativas tem sido dada em direção a fazer com que eles recebam o mesmo tratamento dado aos filmes e ao livros, como a decisão da Suprema Corte dos EUA ou uma mostra realizada pelo Smithsonian American Art Museum.

Durante os dias 16 de março e 30 de setembro os visitantes poderão conhecer a exposição chamada A Arte dos Videogames, onde 80 títulos estarão disponíveis e que comemorará os 40 anos da mídia, que segundo o museu é “uma mistura de formas de arte tradicionais – pintura, escrita, escultura, música, narrativa, cinematografia – oferecendo aos artista um método de comunicação e envolvimento do público sem precedentes.

Já para Chris Melissinos, colecionador de videogames e curador da mostra, “nos livros, tudo está colocado na sua frente, não há nada a ser descoberto. O videogame é a única forma de expressão artística que mantêm fiel a voz do autor enquanto permite ao observador explorar e experimentar.

Um dos games que poderão ser jogados na exposição é o belíssimo Flower, idealizado pelo chinês Jenova Chen quando este viajava por uma estrada na Califórnia e ficou encantado com as intermináveis colinas verdes emolduradas pelo céu azul, algo incomum em Shanghai. Ao perceber que com um vídeo feito através de seu celular ele não poderia sentir o vento batendo em seu rosto, o cheiro da grama ou o som dela sacudindo, o game designer decidiu criar um game para tentar passar essas sensações, o que resultou em um titulo que na minha opinião, é uma bela demonstração de que os jogos eletrônicos podem ser considerados arte.

[via VG247]

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários